Arquiteto WALFREDO ANTUNES, Pioneirismo e Legado em Palmas

Walfredo Antunes de Oliveira Filho, notável arquiteto pioneiro de Palmas, é um importante personagem no cenário da Arquitetura e Urbanismo brasileiro. Sua vasta experiência engloba mais de cinco décadas de dedicação a projetos transformadores, especialmente no Tocantins, onde deixou um legado inestimável.

Nascido em São Paulo em 21 de março de 1943, Walfredo se mudou ainda jovem para Goiânia, onde concluiu sua graduação em Arquitetura pela Universidade Católica de Goiás. Sua formação inclui também especializações em Paisagismo e Transporte Urbano, além de Mestrado e Doutorado em Urbanismo pela Universidade de Londres e Universidade de Lisboa, respectivamente.

A carreira de Walfredo Antunes é marcada por um profundo envolvimento em cargos públicos nas três esferas de governo, federal, estadual e municipal, atuando em áreas como planejamento, gestão estratégica, mobilidade urbana, turismo, entre outras.

Em 1972, fundou o Grupo Quatro em Goiânia, em parceria com três amigos (Luiz Fernando Cruvinel Teixeira, Solimar Neiva Damasceno e Walmir Santos Aguiar), deu início a uma jornada extraordinária.

Walfredo Antunes dirigiu o Instituto de Planejamento Urbano e Regional (INDUR) e assumiu importantes secretarias municipais e estaduais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento urbano e regional. No governo federal, ocupou a Diretoria de Crédito do BNCC, mostrando sua versatilidade e comprometimento com o progresso nacional.

O convite do governador Siqueira Campos em 1988 para contribuir com a implantação de Palmas destaca-se em sua carreira. Walfredo, ao lado do amigo Luiz Cruvinel, participou ativamente da criação da capital, desde a elaboração de seu Projeto Urbanístico até a sua consolidação como uma das mais importantes cidades planejadas do país.

Além de seu papel fundamental no desenvolvimento de Palmas e do Tocantins, Walfredo dedicou duas décadas à educação, lecionando no curso de Arquitetura da UFT, e recentemente atuou como presidente do Instituto de Planejamento Urbano da Prefeitura de Palmas. Mesmo após sua aposentadoria, continua a inspirar como arquiteto, professor e pensador.

Suas contribuições foram reconhecidas por diversos prêmios e títulos, incluindo o de Cidadão Palmense e Tocantinense, Comendador da Ordem do Mérito do Estado do Tocantins, além de importantes condecorações nacionais e internacionais.

Walfredo Antunes através de sua visão e incrível talento deu forma ao espaço físico de Palmas, mas também tocou milhares de corações daqueles que vivem e amam esta cidade maravilhosa.

Seu trabalho, uma síntese de técnica, paixão e criatividade, nos mostra com clareza o poder da Arquitetura para criar ambientes e espaços de convivência comunitária, inspirar pessoas e transformar sonhos em realidade.

Arquiteto, gestor público, pesquisador, intelectual, memorialista, consultor e assessor técnico, palestrante, e professor universitário, sua trajetória profissional é marcada pela excelência e inovação.

Walfredo Antunes de Oliveira Filho, seu nome está eternamente entrelaçado à história de Palmas e do Tocantins, deixando um legado que continuará a inspirar futuras gerações. Obrigado, grande Arquiteto, por desenhar o futuro dessa linda capital com as linhas da esperança e do progresso!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Março de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior