SANDRA MIRANDA: Coragem e Pioneirismo no Tocantins

Sandra Miranda é jornalista, advogada, fundadora e editora geral do "Primeira Página", o jornal mais antigo do Estado. Formada em Jornalismo pela UNITINS e em Direito pela UNISUL-SC, ela representa um verdadeiro ícone de coragem, ousadia, protagonismo e pioneirismo, registrando e contribuindo decisivamente em momentos cruciais da história do Tocantins.

Sandra Miranda fundou o "Primeira Página" em 1985, em Araguaína. Este jornal, com circulação ininterrupta desde sua fundação, iniciou sua jornada como "O Regional", tornando-se um veículo essencial na luta pela emancipação do "Norte Goiano".

Em 1987, Sandra foi a única mulher a integrar o Comitê Pró-Criação do Estado do Tocantins, ao lado de políticos, economistas e empresários, sob a presidência de Darci Martins Coelho, e Siquera Campos. Este comitê foi fundamental na coleta de assinaturas necessárias para a emenda popular apresenta na Assembleia Nacional Constituinte, que culminou na criação do Estado do Tocantins, uma conquista extraordinária que foi manchete nas páginas do "Primeira Página".

Com a criação do Tocantins em 1988, o jornal transferiu sua sede para a capital provisória, Miracema, passando a ser publicado semanalmente e tornando-se líder no segmento de classificados por mais de duas décadas.

Sandra Miranda chegou em Palmas como pioneira, superando desafios e estabelecendo-se como uma empresária em um período desafiador para mulheres no comando de negócios. Em razão de sua competência, ética e intenso trabalho, tornou-se uma das jornalistas mais influentes e respeitadas pela opinião pública tocantinense.

Sandra Miranda tem sido uma voz ativa e corajosa, sempre pronta a cobrar responsabilidades dos governantes e a fazer denúncias, enfrentando ameaças e diversas perseguições, mas nunca desistindo de sua nobre missão.

Sandra Miranda é uma verdadeira guerreira na história do jornalismo tocantinense, registrando fatos e fazendo análises em seu jornal, tanto na versão impressa quanto online. Ela personifica a bravura, a honra, a inteligência e a determinação feminina, mantendo-se firme frente aos desafios impostos pelo machismo e pelas oligarquias políticas, com os pés no chão, tendo sua família e amigos como alicerce, sempre olhando para frente e mantendo uma atitude positiva.

Por tudo isso, a advogada e jornalista Sandra Miranda merece nossa homenagem e admiração, não apenas como profissional, mas como cidadã exemplar, que contribuiu significativamente para a história e o desenvolvimento do nosso amado Tocantins!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Março de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior