SIQUEIRA CAMPOS, O Herói da Epopeia Tocantinense

Ah, Siqueira Campos! Se a história do nosso Tocantins fosse um livro, você seria o herói épico, o cavaleiro corajoso que desbravou o cerrado e construiu um estado do zero!

Nascido sob o sol forte do Crato, em 1928, José Wilson veio ao mundo com uma missão e para deixar uma marca grandiosa! Não é à toa que suas origens estão no Nordeste - a Região brasileira mais rica em cultura popular. Siqueira herdou traços peculiares de seus antepassados, que se amalgamaram com os valores do sertão e moldaram seu jeitão e sua personalidade únicas.

Cresceu entre histórias de bravura e lutas, ouvindo causos e contos de famosos líderes revolucionários nordestinos, tais como, Zumbi dos Palmares, cearense Tristão de Alencar, profeta Antônio Conselheiro, maranhense Manoel ‘Balaio’, médico Francisco Sabino, cangaceiros Lampião e Maria Bonita etc. Todos atuantes em períodos, cenários e com estratégias diferentes, mas comungantes do mesmo desejo: promover grande transformação social!

Em meio a tantas narrativas instigantes, Siqueira aprendeu cedo que, no jogo de Xadrez da vida, ou você é o “rei” ou você é “peão”, ou como se diz lá pelas bandas do sertão: “se não for forte o bastante, você será mais um na roda”. Siqueira Campos decidiu ser o rei forte, claro!

Não se inspirou apenas em seus conterrâneos regionais, pois, num período em que estudava no Rio de Janeiro, absorveu a essência do legado do Tenente Antônio Siqueira Campos, um dos poucos combatentes sobreviventes da “Revolta dos 18 do Forte de Copacabana” – o conhecido “Movimento Tenentista”, que visava romper os vícios da política brasileira da época, em que grupos elitistas se perpetuavam no poder.

Infelizmente, os revoltosos não lograram êxito; quase todos morreram em combates sangrentos, mas seus ideais de igualdade e justiça prosseguiram nos corações de inúmeros brasileiros, inclusive no do jovem Siqueira.

Anos depois, já casado e com filhos, Siqueira começou sua saga como vereador em Colinas, no “Norte Goiano” – local que seria o palco de seu destino maior.

Como um verdadeiro estrategista, navegou pelas águas turbulentas da política brasileira, sem perder o norte. Deputado federal por Goiás, não apenas ocupou cadeiras, ele construiu pontes - literal e metaforicamente falando.

Chegou à Brasília, quando essa possuía somente 10 anos, maravilhando-se ao ver os esboços e desenhos do talentosíssimo Oscar Niemeyer tomarem forma, consumados em asfalto, concreto, suor e sonhos.

Percorrendo as avenidas e quadras da nova capital federal, sua alma vibrava intensamente, deslumbrada com a pujante obra do presidente Juscelino Kubitschek, que contrariou a elite política de Guanabara, transferindo a sede dos poderes para o Planalto Central.

A Divina Providência foi guiando Siqueira Campos, por trilhas e caminhos diversos, proporcionando-lhe experiências, mostrando-lhe exemplos, forjando seu caráter e robustecendo seu espírito, no intuito de capacitar-lhe para cumprir sua predestinada missão.

Siqueira Campos tornou-se um grande herói, finalizando uma longa epopeia, iniciada lá atrás, nos tempos de Teotônio Segurado e outros valentes, convergindo as convicções e interesses dos líderes nortistas da Cenog-Conorte, abraçando os anseios de toda população local, na brava luta centenária de emancipação de Goiás.

Siqueira Campos resume em sua liderança algo tão impressionante: transformou o sonho de um novo estado em realidade. Foi assim que o nosso querido Tocantins nasceu!

Como primeiro governador, ele não apenas administrou; ele foi o arquiteto-chefe, o urbanista, o paisagista, o construtor, o comandante, o mentor...

O que para tantos era somente uma terra isolada e desconhecida, apontada como um lugar inadequado e incerto, o grande líder visionário enxergava uma linda e próspera metrópole.

Assim, deixando as críticas e pessimismos de lado, aplicou-se obstinadamente naquele projeto, tal qual um general aguerrido que lidera seu exército num campo de batalha, sem olhar para o tamanho das adversidades à sua frente, crendo na vitória plena!

Em razão dessa visão e determinação que só ele possuía, Siqueira foi por várias vezes incompreendido e confrontado, mas, no final, todos perceberam que ele estava certo!

Ah, Siqueira, como um verdadeiro artista, reunindo perfeitamente melodia, ritmo e harmonia, você produziu uma obra-prima majestosa!

Sob sua batuta, numa linda paisagem, adornada por serras, rios e pastagens virgens do cerrado, por onde circulavam apenas viajantes e tropeiros, Palmas emergiu, formosa e brilhante!

Quando olhamos para Estado do Tocantins, vemos o legado de Siqueira Campos em cada esquina, em cada praça, em cada sorriso, em cada selfie que tiramos admirando o pôr do sol deslumbrante na praia da Graciosa... Em cada detalhe da mais jovem capital brasileira podemos enxergar os sonhos e a genialidade desse grande homem!

Ah, Siquerido, Siquerido! Seu espírito aventureiro e construtor vive no coração dos tocantinenses, inspirando a todos nós a sonhar grande e seguirmos em busca de um futuro melhor para nosso amado Brasil!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior