FENELON BARBOSA, o Prefeito Abençoado de Palmas

Fenelon Barbosa Sales é filho de Supercilio Barbosa de Souza e Maria Barbosa Sales e foi o 1º Prefeito de Palmas, tendo papel decisivo na implantação e estruturação da mais nova capital do Brasil.

Através de seu pioneirismo e liderança consolidou-se como o maior patriarca da política tocantinense.

Existem vários sobrenomes proeminentes na política local. Nas regiões sul e sudeste destacam-se principalmente “Moreira” de Dueré; “Cruz”, “Nunes”, “Dertins-Bonagura”, “Abreu” e “Barros” de Gurupi; e também “Freire” de Arraias. Em Araguaína temos “Miranda”, “Ribeiro”, “Barros”, “Halum”, “Castelo Branco” e “Dimas”. Em Colinas, o sobrenome de maior destaque é “Santana”, e em Paraíso predominam “Avelino” e “Damaso”. Os “Ayres”, “Alves” e “Andrade” prevalecem na centenária Porto Nacional. E, por último, na capital Palmas evidenciam-se mais intensamente “Siqueira Campos”, “Martins”, “Pires”, “Gomes”, “Gaguim-Amorim”, “Borges”, “Lelis", "Ruiz”, “Rezende”, “Reis”, entre outros.

Todos esses sobrenomes são extremamente importantes, mas é notório que “Barbosa” tem um destaque especial.

Daqui aproximadamente oito meses, o estado do Tocantins irá completar 36 anos, e, desde que Fenelon liderou Palmas até os dias de hoje, o sobrenome “Barbosa” foi o mais presente em todo esse período. Com exceção de um breve intervalo de 4 anos (de 1993 a 1996), pelo menos um membro de sua numerosa família esteve ocupando um cargo eletivo, o que equivale a 32 anos de protagonismo.

Além de ser o sobrenome com maior tempo em evidência na política palmense, os “Barbosa” contam com o maior número de representantes no poder público.

É certo que Fenelon tem inúmeros motivos para se alegrar, tendo saúde e lucidez, podendo ver seu legado seguindo com seus filhos, Marilon e Wanderlei, e com seu neto, Léo.

Essa é outra marca surpreendente dos "Barbosa" - a primeira, segunda e terceira gerações reunidas e unidas num mesmo propósito é algo extremamente raro, poucas vezes visto na história recente de nosso País.

Lá atrás, Fenelon contou com apoio e incentivo de seus sete irmãos, Raimunda, Salomão, José Omar, Tilinovo, Agenor, Roseli e Célia, e felizmente todos ainda estão vivos para comemorar essa bela trajetória, podendo agradecer a Deus por essas conquistas!

Chuvas de bençãos é a única explicação para isso!

A grande parcela dos líderes políticos proeminentes da década de 1980 já partiu, como por exemplo: José Freire (Arraias), Juarez Moreira (Dueré), Jacinto e Dolores Nunes, João e Goiaciara Cruz (Gurupi), Hermes Damaso (Paraíso), Brito Miranda, João Ribeiro, Edmundo Galdino (Araguaína), Odir Rocha e Siqueira Campos (Palmas).

Nunca sabemos quando alguém irá nos deixar, e nosso desejo é que Fenelon Barbosa Sales, sua esposa e seus irmãos tenham muitos anos de vida, com saúde e grandes realizações.

Acredito que registar sua virtuosa caminhada em um livro pode servir para valorizar e preservar sua memória e legado para as próximas gerações!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior