Jesus prometido nas profecias: o Messias de Israel e o Servo sofredor - o cordeiro sem mancha, a pedra angular rejeitada pelos construtores...

Diante de um judeu, temos o desafio de falar de Jesus!

Precisamos ouvir para saber de que obstáculo o judeu coloca ante sua fé para aceitar Jesus como o Messias esperado por Israel.

Há várias tendencias ou obstáculos que se impõe ao messianismo moderado e à aceitação do Servo Sofredor em Jesus: o radicalismo dos rabinos que ligam o Messias ao descendente de David. Será rei poderoso, libertador de Israel dos inimigos de todos os tempos futuros, restaurador do templo e das tradições de Moisés.

O Messias não pode se fazer Deus, pois há apenas um só e único Deus verdadeiro do Povo de Israel: Javé ou Elohim, Senhor Todo Poderoso, Deus de todo Universo ... Não aceitam a doutrina da Trindade Santissima em Deus único.

Há divisões dentro do Judaísmo: os radicais ou ortodoxos, conservadores e reformistas: os moderados ou messiânicos. (visão de J B Pereira)

"As três correntes do judaísmo – ortodoxos, reformistas e conservadores – surgiram no século XIX, como consequência do impacto das mudanças da modernidade sobre a religião." "Por Tales Pinto - ​Graduado em História"

Veja mais sobre "Correntes do judaísmo moderno" em: https://brasilescola.uol.com.br/religiao/correntes-judaismo-moderno.htm

Outra tradição é a profética onde o Messias está ligada ao Servo de Javé, que carrega sobre si toda a culpa e pecados de Israel e da humanidade. É este desconsiderado e tido como escória e "figura irreconhecível" ..., conforme Isaías 53.

O próprio David asseverou em seu salmo 109/110.

"Tu, Tu és sacerdote pra sempre (Salmo 109/110) sobre o Messias, que está convidando David a sentar-se à direita dele..., leia abaixo esse salmo.

Letra e música: Cássio Murilo Dias da Silva

1. Disse o Senhor

ao meu Senhor:

"Vem assentar-te

à minha direita,

pois eu farei

de teus inimigos

o escabelo

de teus pés".

Tu, Tu és sacerdote pra sempre,

Tu és sacerdote pra sempre,

segundo a ordem de Melquisedec. (Bis)

2. Desde Sião

o Senhor fará,

fará crescer

o poder do teu cetro,

por toda a terra

Tu reinarás,

Tu vencerás

os teus inimigos.

3. "Príncipe és

desde o teu nascimento;

todas as honras

pertencem a Ti.

Eu te gerei

antes da aurora".

O Senhor jurou

e não desmentirá.

4. À tua direita

está o Senhor.

Ele, em sua ira,

esmagará os reis.

Em seu caminho

beberá da torrente,

e por isso

levantará a fronte.

_______________

Assim, podemos continuar o diálogo entre Cristianismo e Judaísmo, centrados na Revelação de Jesus como o Messias.

1. O primeiro Evangelho que faz questão de afirmar Jesus ser o Messias é São Mateus, que escreveu seu texto para a conversão da comunidade judaica.

2. Todo o novo testamento é brilhante na centralidade da Verba Christi e dos sinais de Jesus - que cumpriu todas as profecias sobre sua vida, morte e ressureição.

Couberam aos cristãos da Igreja apostólica, herança de Jerusalém, que escolheu a Bíblia Septuaginta, revisitar todo a Torah e o Vetero-Testamento para situar Jesus como o Messias.

3. O Servo-Sofredor em Isaías 53 visualiza Jesus solidário com os exilados de Jacó rumo a Babilônia, durante o império de Nabuconosor no século 7 e 6 antes de Cristo. "Por suas feridas e chagas, fomos salvos."

Curiosidade:

Os fatos de Jesus histórico à luz do Cristo da fé são formas irradiantes da musicalidade. O que mereceu de Bach fama e profundidade espiritual desde o século XIX.

"Foi necessário um século para que o mundo pudesse conhecer em toda sua plenitude a obra do Mestre de Eisenach. Somente em 1819, com a apresentação do seu Oratório “A Paixão Segundo São Mateus”, dirigida por Mendelssohn, é que ocorreu o renascimento de Bach para a posteridade. A música de Bach, com sua serena e perturbadora beleza, faz com que nos sintamos mesquinhos e insignificantes. Somente obras como a Missa em Si menor ou a Grande Paixão, com sua quase sobrenatural inspiração, com sua dilacerante e sincera humildade, podem apelar, tão intensamente aos sentimentos mais íntimos e recônditos do ser humano."

FONTE: https://musicaeadoracao.com.br/24996/johann-sebastian-bach/

4. Créditos de contéudo, quadro comparativo e pesquisa de Regnar.

Aqui transfiro parte do texto de Ragnar, com data: 15/01/2017, artigo: O Ramo: Nomeado centenas de anos antes de seu nascimento.

" Vimos como Isaías usou a imagem do Ramo . Um ‘ele’ da dinastia caída de Davi, possuindo sabedoria e poder estava chegando. Então Jeremias prosseguiu afirmando que este Ramo seria conhecido como o próprio SENHOR (o nome de Deus no Antigo Testamento).

4 O profeta Zacarias viveu em 520 AEC, logo depois que o povo judeu voltou para Jerusalém de seu primeiro exílio na Babilônia . Naquela época, o povo judeu estava reconstruindo seu templo destruído. O Sumo Sacerdote então era um homem chamado Josué , e ele estava reiniciando o trabalho dos sacerdotes. Zacarias, o profeta, estava em parceria com seu colega Josué, o Sumo Sacerdote, na liderança do povo judeu. Aqui está o que Deus – através de Zacarias – disse sobre este Josué:

" ‘Ouçam bem, sumo sacerdote Josué e seus companheiros sentados diante de você, homens que simbolizam coisas que virão: Trarei o meu servo, o Renovo. 9 Vejam a pedra que coloquei na frente de Josué! Ela tem sete pares de olhos, e eu gravarei nela uma inscrição’, declara o Senhor dos Exércitos, ‘e removerei o pecado desta terra num único dia

Zacarias 3:8-9

"Joshua é uma transliteração hebraica do nome hebraico original ‘Yhowshuwa’ . O quadrante 1 mostra como Zacarias escreveu ‘Josué’ como ‘Yhowshuwa’ em hebraico em 520 AEC. Estudiosos transliteram o hebraico ‘Yhowshuwa’ em traduções modernas da Bíblia (#1-> #3). ‘Yhowshuwa’ em hebraico é o mesmo que Josué em línguas modernas como o inglês. Mas quando a Septuaginta foi traduzida do hebraico para o grego em 250 AC, Yhowshuwa foi transliterada para Iesous (#1 -> #2). ‘Yhowshuwa’ em hebraico é o mesmo que Iesous em grego. Quando os estudiosos traduzem o Novo Testamento grego para línguas modernas (como o inglês),Iesous é transliterado para ‘Jesus’ (#2 -> #3). Iesous em grego é o mesmo que Jesus .

"As pessoas chamavam Jesus de ‘ Yhowshuwa ‘ quando falavam com ele em hebraico. Mas os escritores do Novo Testamento grego escreveram seu nome como ‘Iesous’ . Isso foi exatamente como a Septuaginta grega do Antigo Testamento escreveu esse nome. Nas traduções do Novo Testamento das línguas modernas de hoje (#2 -> #3) ‘ Iesous ‘ é transliterado para o familiar ‘Jesus’.

Por isso o nome: ‘Yhowshuwa’ = ‘Jesus’ = ‘Josué’ .

(Observação de J B Pereiro: Ambos nomes se aproximam linguisticamente pelo significado de líderes fortes do povo de Deus. Escolhidos por Deus para a salvação de Israel e dos povos que aderem o Projeto de Deus, que se fundamentaram com a Torah e o Kerigma do Evangelho.)

"Vimos como Isaías usou a imagem do Ramo . Um ‘ele’ da dinastia caída de Davi, possuindo sabedoria e poder estava chegando. Então Jeremias prosseguiu afirmando que este Ramo seria conhecido como o próprio SENHOR (o nome de Deus no Antigo Testamento).

"Jesus de Nazaré é bem conhecido fora dos evangelhos. O Talmude judeu, Josefo e todos os outros escritores históricos de Jesus , tanto amigos quanto inimigos, sempre se referiram a ele como ‘Jesus’ ou ‘Cristo’. Portanto, seu nome não foi inventado nos Evangelhos. Mas Zacarias previu seu nome 500 anos antes de viver.

"Agora pense na vida de Jesus de Nazaré. Ele certamente afirmou ser um rei – o rei de fato. Isto é o que ‘ Cristo ‘ significa. Mas o que ele fez enquanto estava na terra foi, na verdade, sacerdotal. O sacerdote oferecia sacrifícios aceitáveis ​​em nome do povo. A morte de Jesus também foi uma oferta a Deus em nosso favor. Portanto, sua morte estava em seu papel sacerdotal. Em sua morte ele cumpriu todos os requisitos como Sacerdote, mesmo que muitos o conheçam como ‘O Cristo’ ou Rei. Em sua ressurreição , ele mostrou seu poder e autoridade sobre a morte. Ele juntou os dois papéis.

"O Renovo, aquele que Davi há muito tempo chamou de ‘Cristo’ , é o Sacerdote-Rei. Notavelmente, o profeta Zacarias escreveu seu nome em profecia mais de 500 anos antes de seu nascimento."

5. Velamos a teologias bíblica comparada entre Isaías e textos do Novo testamento. Isaías escreveu seu texto 900 a.C.

Há três Isaías: antes do Exílio, no Exílio e depois do Exílio.

Versículos relacionados com Isaías, 53:

Salmos 22:16: "Pois cães me cercam; um ajuntamento de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés." Este versículo profético descreve a crucificação de Jesus, que foi pregado na cruz pelos seus pulsos e pés.

Mateus 8:17: "para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças." Este versículo cita Isaías 53:4, que fala sobre como o Servo Sofredor carregou nossas dores e enfermidades.

Romanos 5:8: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." Este versículo destaca o amor de Deus por nós, demonstrado através da morte sacrificial de Jesus na cruz.

1 Pedro 2:24: "levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas feridas fostes sarados." Este versículo destaca como o sacrifício de Jesus na cruz foi para nos libertar do pecado e nos trazer cura espiritual.

Hebreus 9:28: "assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação." Este versículo destaca como o sacrifício de Jesus foi suficiente para nos salvar e como sua segunda vinda está relacionada com a salvação eterna.

O servo sofredor em Isaías 53

Isaías 53 é um dos capítulos mais importantes da Bíblia, pois descreve detalhadamente o sofrimento e morte do Servo Sofredor, que é identificado como o Messias.

https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/isaias/53/

2.Cresceu diante dele como um pobre rebento enraizado numa terra árida; não tinha graça nem beleza para atrair nossos olhares, e seu aspecto não podia seduzir-nos.

3.Era desprezado, era a escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; como aqueles, diante dos quais se cobre o rosto, era amaldiçoado e não fazíamos caso dele.*

4.Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado.

5.Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas.*

FONTE: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/isaias/53/

___________

Continuação

5. “Porei inimizade entre ti e a mulher entre a tua semente e a dela. Ela te esmagará a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”

(Gênesis 3,15)

Este texto bíblico foi compilado no tempo de Salomão, quando este reuniu as tradições orais do povo de Israel para formar as Escrituras e reescrever o que acreditava ser Palavra de Deus. As tradições mais relevantes foram: Sacerdotal, Javista, Eloista e Deuteronomísta. Estão estão muito presentes no Pentateuco.

"Maria Santíssima [Mãe do Senhor Jesus] é a verdadeira Acies Ordinata, a mulher que é “terrível como um exército em ordem de batalha” (Ct 6,10), e, com a sua obediência virginal, esmaga a cabeça do dragão infernal, sendo, portanto, verdadeira Co-Redentora do gênero humano, como ensina o magistério do Papa Leão XIII:

“Nos momentos de apreensão e de incerteza, foi sempre o primeiro e sagrado pensamento dos católicos o de recorrerem a Maria, e de se refugiarem na sua maternal bondade. E isto demonstra a firmíssima esperança, antes a plena confiança, que a Igreja Católica com toda razão sempre depositou na Mãe de Deus. De fato, a Virgem Imaculada, escolhida para ser Mãe de Deus, e por isto mesmo feita Co-Redentora do gênero humano, goza junto a seu Filho de um poder e de uma graça tão grande, que nenhuma criatura, nem humana nem angélica, jamais pôde nem jamais poderá atingir uma maior. E, visto como a alegria mais grata para ela é a de ajudar e consolar todo fiel em particular que invoque o seu socorro, não pode haver dúvida de que ela muito mais prazeirosamente deseje acolher, antes, que exulte em acolher, os votos da Igreja toda.” (Papa Leão XIII, Supremi Apostolatus Officio, 3)

"As tradições da Torá Oral foram passadas de geração em geração, de Moshê a Yehoshua e de lá para os líderes e sábios de cada geração3 até eventualmente, após a destruição do Segundo Templo, elas foram escritas no que é conhecido como Mishná, Talmud Bavli (Talmud Babilônico) e Talmud Yerushalmi (Talmud de Jerusalém)."

"Por Yehuda Shurpin: Famoso erudito e pesquisador, Rabi Yehuda Shurpin atua como editor de conteúdo em Chabad.org, e escreve a popular coluna semanal Pergunte ao Rabino. Rabi Shurpin é o rabino do Chabad Shul em St. Louis Park, Ninn., onde reside com sua esposa, Ester, e seus filhos."

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4953159/jewish/O-Que-o-Talmud.htm#:~:text=As%20tradi%C3%A7%C3%B5es%20da%20Tor%C3%A1%20Oral,Yerushalmi%20(Talmud%20de%20Jerusal%C3%A9m).

Correntes do judaísmo moderno

https://brasilescola.uol.com.br/religiao/correntes-judaismo-moderno.htm#:~:text=As%20tr%C3%AAs%20correntes%20do%20juda%C3%ADsmo,da%20modernidade%20sobre%20a%20religi%C3%A3o.

A Patristica (Patrologia grega e latina: conjunto de textos e escritos dos antigos padres, bispos e leigos, mártires da Igreja Católica dos primeiros séculos até o século VI depois de Cristo) e a Doutrina Bíblia Católica Apostólica Romana chamam Proto-Evangelho o texto de Gênesis 3,15: por ser a primeira referencia ou alusão ao Salvador que nascerá da Mulher que pisa na cabeça da serpente. Ou seja, a geração ou semente da Mulher que terá inimizade eterna contra a geração e semente da serpente ou do maligno, quando da queda de Adão e Eva no Paraíso.

______________

6. O Judaísmo não aceita o Messias com sua igualdade com Deus. Nem Deus em três pessoas diferentes e eternas.

Movimento Chabad-Lubavitch

Mashiach - A Era Messiânica Preparando-se Para Mashiach

Preparando-se para Mashiach

"O que significa a palavra Mashiach? (O que é Messias?) Mashiach é a palavra hebraica para Messias. Messias significa um salvador ou “esperado como libertador”. Na verdade, a palavra Mashiach em hebraico significa “ungido”. Em hebraico bíblico o título Mashiach era concedido a alguém que atingisse uma posição de nobreza e importância."

FONTE: https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/666768/jewish/Preparando-se-para-Mashiach.htm#:~:text=O%20que%20significa%20a%20palavra,posi%C3%A7%C3%A3o%20de%20nobreza%20e%20import%C3%A2ncia.

Para os Cristãos primitivos, há perfeita ligação entre o Messias em Jesus e nos textos do Antigo Testamento como confirmação das Profecias bíblicas.

Dessa verdade, vieram muitas conversões no Judaísmo e no mundo grego, depois na expansão da Igreja para a Itália e o mundo inteiro, com as viagens de São Paulo e São Pedro a Roma. Esse é o tema dos Atos dos Apóstolos, escrito por São Lucas. As diásporas após o ano 70, dispersaram judeus e cristãos pelo mundo todo.

Dentro dessa ótica mais pluralista ou de divulgação da fé judaico-cristã, os 4 Evangelhos se posicionaram em diferentes autorias com diferentes objetivos:

São Matheus escreve para os judeus - Jesus é o Judeu Messias e Rei.

São Marcos - Jesus é o Filho de Deus - para os gregos de sua comunidade.

São Lucas - Jesus é Cristo para todos os povos - para gregos de sua comunidade.

São João Evangelista - Jesus é o Verbo de Deus que se encarna na História dos homens e responde desafios de todos o tempos: escreveu para os cristãos no ano 90 ou 100 da era Cristã.

___________

7. Como aceitar um judeu sobre Jesus sobre o Filho de Deus

1. Admitimos a Torah e os mandamentos de Êxodo 20 e Deuteronômio 5.

2. Focamos em Gênesis 3, 15 sobre o plano de Deus para a Salvação do mundo após a queda de Adão e Eva - o pecado das origens.

3. Os profetas disseram sobre o Messias.

4. Os salmos também enfatizaram sobre o Messias.

5. Deus enviou seu Filho ao mundo pela obra do Espírito Santo no seio imaculado da Virgem Maria: profecia de Isaías. https://www.bibliaonline.com.br/acf/is/7/14

" 14 Portanto, o mesmo Senhor vos dará um asinal: Eis que a b virgem conceberá, e dará à luz um c filho, e chamará o seu nome dEmanuel. 15 aManteiga e mel comerá, até que ele saiba rejeitar o mal e escolher o bem." https://www.bibliaonline.com.br/acf/is/7/14

_______________

8. Por Mário Persona: Como convencer um Judeu sobre a Trindade...

https://www.respondi.com.br/2018/03/como-convencer-um-judeu-da-trindade.html

__________________

"Aceitar Jesus como seu Salvador é um compromisso para a vida toda! Mas não precisa ficar assustado, você não está sozinho. Quando você aceita Jesus como Salvador, você recebe o Espírito Santo de Deus no seu coração. Ele vai lhe guiar e ajudar durante toda sua vida, mesmo quando você não sente (João 14:16-17)."

“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo” - Romanos 10:9.

Assim, para aceitar Jesus como Salvador, você precisa crer e confessar. Você pode aceitar Jesus agora mesmo, em qualquer lugar.

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” - Hebreus 11:6

“Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.” - 1 João 4:5

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” - 1 João 1:9

"Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.” - Atos dos Apóstolos 2:38

Jesus disse “eu sou o caminho, verdade e a vida” em uma conversa com seus discípulos. Ele tinha explicado que em breve iria voltar para a casa do Pai e que os discípulos já conheciam o caminho para onde ele ia (João 14:2-4). Os discípulos não entenderam que ele estava falando sobre ir para o Céu e lhe perguntaram como poderiam saber o caminho. Jesus lhes respondeu que ele era o caminho (João 14:5-6).

Jesus em seu batismo de conversão praticado por João Batista anuncia o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e nos dá Shalon ou a Paz de Deus pela mudança radical de Vida. Nesse momento do batismo, Jesus nos revela o Pai na trovoar de voz forte do Céu, a figura brilhante e radiante como semelhante a uma luz forte de uma irradiação em forma de pomba era o Espírito Santo que desce sobre Jesus ainda no rio Jordão. Aí está o cerne bíblico da Revelação da Santíssima Trindade.

Na essência divina, Deus é Único, Soberano, Absoluto, Verdadeiramente o Deus de Jesus e de todos nós. Nas pessoas divinas, diferentes entre si em cada uma se mostrando na história de Salvação: o Pai que Cria tudo do Nada pelo poder da Palavra; Jesus é a Palavra do Pai na História de todos os homens ao nascer da Virgem Imaculada por sombra do Espírito Santo sobre ela. O Espírito Santo é o Guardião e Guia da Igreja Apostólica e em sua obra de reaprender tudo que ouviram de Jesus aos apóstolos e seus sucessores, até o confim dos tempos.

Por isso, batizamos como Jesus, ouvimos sua Palavra e seu mandato de batizar: "... em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. " Amém. Essas palavras estão em Mateus 28, 19.

"Antes subir ao céu, Jesus deu a seguinte ordem: "Portanto ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28:19). Este versículo é um dos mais conhecidos da Bíblia. "

"18.Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.

19.Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

20.Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

FONTE: Mateus 28, 19-20

Amo muito Jesus e o adoro como Meu Senhor, Meu Salvador, junto com O Pai e O Espírito Santo, em Unidade e na Trindade Santíssima, por todos os séculos e séculos. Amém.

Conheça meu artigos em:

Recanto das Letras com nome J B Pereira.

Agradecido,

J B Pereira, escritor e professor. Tudo por Jesus, nada sem Maria e a Igreja, na qual se mantêm a Bíblia, linda e puro criação da Igreja a partir da Septuaginta.

Jesus prometido nas profecias: o Messias de Israel e o Servo sofredor - o cordeiro sem mancha, a pedra angular rejeitada pelos construtores... em:

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/7996242

J B Pereira e https://musicaeadoracao.com.br/24996/johann-sebastian-bach/ e https://avida.living-water.me/2017/01/15/the-branch-named-hundreds-of-years-before-his-birth/?gad_source=1&gclid=EAIaIQobChMI5IqU3IuhhAMVUUFIAB0wswqtEAAYBCAAEgIQVPD_BwE
Enviado por J B Pereira em 10/02/2024
Reeditado em 10/02/2024
Código do texto: T7996242
Classificação de conteúdo: seguro