MARIA BATISTA "CANSADA DE GUERRA"!!!

NOTA DO AUTOR: É parafraseando o título "Tereza Batista cansada de guerra", um romance do aclamado escritor brasileiro Jorge Amado, que intitulo o texto abaixo, para contar uma história não menos importante... de muita luta... de uma grande mulher... e homenageá-la pela passagem de seu aniversário, a qual demonstrou ao longo desses 35 anos, portanto, desde quando a conheci em 1989, uma poderosa capacidade de superação ante aos dilemas e adversidades que o destino lhe impôs, enfrentando alguns desprazeres da vida sempre de cabeça erguida, com altivez demasiada e uma perseverança invejável... Talvez, a melhor maneira de definir essa história que passarei a contar, encontrei na frase da jornalista, designer e autointitulada escritora por insistência, Abgail Aquino...

 

"... amor contagiante, epidemia de afeto,

injeção de resiliência, síndrome de gentileza

e doses contínuas de respeito e igualdade."

                                         ABGAIL AQUINO

 

MARIA BATISTA, CANSADA DE GUERRA (Uma história de perseverança e resiliência).

 

Que todos saibam que ela sempre preferiu, e prefere ser chamada de IDA... e foi assim que a conheci... lá pelos idos de 1989... há 35 anos, quando conheci sua filha Márcia e simplesmente me encantei por ela... começamos a namorar e logo eu estava frequentando a sua casa...

O que lembro da Ida no início do meu namoro com a Márcia era que ela sempre tinha a alegria no rosto... sempre ostentando um sorriso generoso e estrondoso... dava gosto de vê-la sorrir... sua risada espontânea e verdadeira contagiava a todos ao seu redor... parecia que aquela mulher alegre não tinha problema nenhum na vida... mas só pareceu...

A verdade é que, eu iria constatar mais tarde, que nada abalava a confiança e a fé daquela mulher... não havia a opção de desistir para ela... ela precisava lutar diariamente, pois tinha três filhos maravilhosos para cuidar... Flávia, Márcia e o Leonardo.

Sempreeee!!... desde que me conheceu... me tratava com respeito e muito... muito carinho... talvez ela não saiba... mas, por me tratar assim, desde o início, ela contribuiu muito para que o meu namoro desse certo com sua filha Márcia... sempre fui uma pessoa responsável, mesmo naquela época... então, não gostava de namorar escondido... tanto que terminei meu namoro anterior pelo fato da mãe da minha ex-namorada ser uma pessoa que impunha respeito pela brabeza... era temida na rua onde eu morava... e sua filha por medo da mãe, queria ficar namorando escondido comigo... não deu certo!... Mas hoje eu entendo o porquê!... Era somente ela para cuidar de 3 filhas... Mas, a D. Ida... me mostrou que podia ser diferente...

Por conta das vicissitudes da vida, quis o destino que ela viesse do Rio de Janeiro morar sozinha, com 3 filhos, em Belém do Pará, ou seja, da mesma forma que a mãe da minha ex-namorada, era somente ela para cuidar de 3 filhos, como disse, duas moças que estavam entrando na maioridade (Flávia e Márcia) e um menino de cerca de 12 anos de idade (Leonardo)... e mais um fator complicador... o fato dela ter que vir morar no norte do país, longe de todos os seus parentes... mãe e irmãos... D. Belita, Iva, Wellington e Alcione... sendo que, seus demais parentes moravam em Sergipe. Cheguei até pensar... Meu Deus! eu não dou sorte mesmo! essa mulher deve ser uma fera também!!!... e qual foi a minha surpresa ao conhecê-la... me recebeu em sua casa com extrema educação, com aquele sorriso que era seu cartão de visitas... e já foi logo me abraçando e me chamando de meu filho... Aquele acolhimento carinhoso foi muito reconfortante para mim... me deu uma sensação de pertencimento daquela família, tanto assim que, com sua total permissão, passei a frequentar a sua casa para namorar a sua filha Márcia.

A ida morava com seus três filhos num apartamento alugado de 3 quartos (segundo andar), num prédio de apenas 3 andares, na Rua João Balbi, quase ao lado da maternidade Dalmazia Pozzi (que hoje não existe mais... e que, por acaso, foi onde eu nasci), e quase na esquina da Rua 14 de março. Seus 3 filhos estudavam em colégio particulares... a Márcia no colégio Moderno e a Flávia e o Leonardo, no colégio Santa Catarina de Sena... Talvez por isso, eu quase não via a "D. Ida" que, mesmo trabalhando em casa, sempre estava num quarto fechado atendendo seus clientes: quer seja fazendo limpeza de pele... o que exigia dela força nas mãos para espremer as acnes e os cravos, além de forçar a sua visão, pois trabalhava horas olhando através de uma lupa que iluminava a face de seus clientes; quer seja fazendo massagens faciais e corporais, ou seja, também ficava muito tempo em pé, fazendo força com os ombros, braços, punhos e mãos... A "D. Ida" atendia homens e mulheres...

Esteticista com vários cursos, todos muito bem documentados e pendurados na parede de seu consultório adaptado num dos quartos daquele apartamento... De fato, uma Esteticista muito competente, sempre acompanhada da sua inseparável agenda, recheada de clientes... aliás, ela era muito requisitada... e por ter esse jeito acolhedor e carinhoso de ser, fidelizava a sua clientela, onde várias de suas clientes se tornaram suas amigas de anos... e assim, labutando dignamente, ela pagava as suas contas, que não eram poucas... aluguel, colégio particular para 3 filhos, luz, água, telefone, alimentação, dinheiro pro ônibus, roupas pros filhos, etc... etc... tudo "nas costas" dessa mulher... sozinha em Belém... mas ela encarou a vida de frente... de peito aberto... sem medo! ou quem sabe, às vezes, até com medo mesmo, o que não fazia muita diferença já que ela não tinha a opção de desistir... precisava trabalhar... fazer renda para cuidar condignamente de seus três filhos... e assim ela o fez!!! Quantas vezes você Ida, trabalhou gripada, com dores nas costas, nos ombros, nas pernas, nos pulsos, nas mãos, com a vista cansada. Isso, nem ela saberia dizer, pois, com certeza, perdeu a conta de quantas vezes isso aconteceu!!!... e não foram dias, nem meses e nem anos trabalhando... foram quase três décadas que essa mulher forte, guerreira, decente e mãe protetora, num quartinho fechado, O DIA INTEIRO, TODOS OS DIAS, muitas vezes até no domingo, pois não podia se dar ao luxo de recusar clientes que não podiam ir nos dias úteis... trabalhou para educar e entregar ao mundo filhos decentes, cidadãos de bem.

Que a geração futura desta família, notadamente seus netos e bisnetos, através desta história linda de sucesso, contada resumidamente e publicada aqui, no site "Recanto das letras", saibam quem foi a sua avó/bisavó, de nome e sobrenome... MARIA BATISTA PENNA... mas que sempre preferiu ser chamada de Ida.

Deixo aqui registrado toda a minha reverência a você, Ida... a minha gratidão e o meu agradecimento por seu amor e confiança em mim depositado desde o início... e o meu respeito pela mulher guerreira e honesta que tu és... e que essas poucas palavras por mim proferidas, de uma pequena parte de uma vida de muita luta, trabalho e dedicação aos filhos e principalmente, de uma vida de muitas vitórias, sirvam de exemplo e motivação para quem pensar em desistir por achar que a vida está sendo dura demais. Sinta-se portanto Ida, uma mulher verdadeiramente vitoriosa e de sucesso na vida, pois amada, e muito, saiba que você é por todos nós: seus filhos (Flávia, Márcia e Leonardo); seus irmãos (Wellington, Iva, Alcione e Isabel); seus netos (João Marcus, Heitor, Davih, Arthur e Ana Clara); seu cunhado (Carlos); seu genro (Marcus); sua nora (Aline) e todos os seus demais parentes que residem em Sergipe.

Que você tenha muita saúde, autonomia e independência para viver o melhor da vida, pois há algum tempo todas as batalhas já foram vencidas com louvor por essa "lutadora", com nome e sobrenome... E que é você... MARIA BATISTA "CANSADA DE GUERRA", ou simplesmente, a nossa querida IDA.

Salve o dia 26 de janeiro de 1951, data do seu natalício... e que você continue com esse sorriso estampado no rosto... E que, acima de tudo, nessa fase da sua vida... você encontre a felicidade plena ao lado das pessoas que você tanto ama... E que tanto te amam também... Parabéns IDA !!!!!!!!! APLAUSOS DE PÉ !!!!!!!!!