Aos futuros psicólogos
(discurso feito na missa de formatura da turma de Psicologia UFJF-2008)
O que Deus representa na nossa vida?...
Se fôssemos aplicar um questionário com essa pergunta a cada um de nós, formandos, com certeza as respostas seriam as mais variadas possíveis. E teria de ser uma pesquisa qualitativa, pois Deus não se quantifica. Não dá pra medir...
O fato é que, queiramos ou não, Deus estará sempre presente nas nossas vidas como psicólogos, seja no discurso e na vida de nossos clientes, seja quando tivermos de lidar com a delicada questão da religiosidade na psicologia, seja quando nos sentirmos tratados como se fôssemos Deus...
Mas... quando nos depararmos com casos em que o sofrimento humano ultrapassar a barreira da ciência, e a angústia que virmos tornar impossível a indiferença, a pergunta que irá gritar em nosso coração angustiado talvez seja: Onde está Deus?... Onde Deus estava, que permitiu que isso acontecesse? Como ele pôde deixar um próprio filho dele chegar a esse estado? Pra quê tanto sofrimento, meu Deus?...
E nem sempre teremos as respostas...
Mas a faculdade nos ensinou, que, às vezes, é preciso devolver as perguntas. E poderíamos imaginar que Deus, como bom psicólogo, talvez esteja nos perguntando a mesma coisa: “Por que tanto sofrimento, meus filhos? Por que fazem sofrer tanto uns aos outros? O que vocês fizeram com o mundo que eu lhes dei, o que vocês fizeram com seus irmãos? Pra quê criar um mundo tão angustiante?”...
Sim, não fomos nós os culpados por esse mundo de angústia. Mas agora, ao nos declararmos psicólogos, e ainda por cima formados à base de investimento público, seremos sempre requisitados pela sociedade para resolver os mais diversos problemas do mundo. É aos psicólogos que todos vão recorrer, seremos em algum momentos verdadeiros pára-raios; e, embora não possamos resolver todos os problemas, ao tirar nosso registro profissional estaremos, de certa forma, assumindo uma grande responsabilidade perante a sociedade...
Me lembro de uma aula de uma grande professora... era um tanto carrasca, mas que naquele dia estava visivelmente emocionada, e nos perguntava: “até que ponto nós somos responsáveis pela saúde de quem está ao nosso lado? Até que ponto alguém tem responsabilidade pela vida de um outro qualquer?” E, ante o silêncio da turma, respondia: “Pois aproveitem. Aproveitem enquanto vocês ainda não são psicólogos. Por que, a partir do momento que forem, vocês serão plenamente responsáveis pela saúde integral de todos, sem exceção!”
Pois é... mas... lamento informar, nós não somos Deus!! E, se tem algo que nós nos cansamos de aprender na faculdade, é que a psicologia está longe de ser perfeita... Quem somos nós para mudar o mundo?... Quem somos nós para ser essa tal de “luz no mundo”?, poderíamos nos perguntar lendo o evangelho de hoje...
Mas... gostaria de partilhar com vocês algo em que eu acredito.
Eu acredito que, como psicólogos, é somente reconhecendo nossa posição de seres humanos, e lutando pela nossa humanidade, defendendo todas as dores e delícias de ser verdadeiramente o que somos, sem a pretensão de sermos perfeitos, que poderemos um dia chegar perto de alguma perfeição...
Acredito que, se ter alma de psicólogo é, sobretudo, acreditar no ser humano mais até do que ele próprio consegue acreditar em si mesmo, eu ouso dizer que, ao buscarmos o verdadeiro sentido de sermos psicólogos - independente se atuaremos ou não diretamente na profissão - nós estaremos chegando perto de Deus. Pois Deus é aquele que acredita em cada um de nós - muito além do que nós conseguimos acreditar nele...
Então, meu Deus, o que te peço neste momento é somente isto: quando eu e cada um destes meus colegas nos depararmos com pedidos como que o Senhor nos fez hoje, “sejam luz do mundo”, que nós não achemos que não é com a gente. Que nós não viremos o rosto, fingindo que o Senhor está falando com outro, que não tenhamos a coragem de simplesmente ignorar e deixar para lá!”
Pois sei que o Senhor não estará pedindo nenhum sacrifício de nós... Estará dizendo, somente: “apenas sejam vocês mesmos, aquilo que foram criados para ser. Não escondam sua vela embaixo da mesa... Vocês já brilham!! E ainda podem brilhar muito mais... Eu só não quero privar a humanidade de conhecer a luz que emana de vocês!” E, com certeza, se eu, e cada de nós fosse somente o pequeno fósforo que deveria ser, nós incendiaríamos o mundo todo...
E quando dissermos: “mas Pai, eu tenho medo!! Quem sou eu pra conseguir??”, que possamos sempre ouvir a Sua doce voz: “Coragem, meu filho. Eu estou com você.”
Que Deus esteja sempre presente na vida de cada um de nós. Amém!
Gabriel Resgala - 26.01.07
CONFIRA O 1º LIVRO PUBLICADO POR ESTE AUTOR - http://www.compreijujuba.blogspot.com.br/