BIBLIA - ENOC E SEU LIVRO. HOMENAGEM À IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA PELA INVENÇÃO DA BÍBLIA...

LIVRO DE ENOC – AQUELE QUE NÃO CONHECEU A MORTE.

Pesquisas à parte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Enoque

Enoque ou Enoch (do hebraico: חֲנוֹךְ, hebraico moderno: H̱anokh, tiberiano: Ḥănôḵ; grego: Ενώχ, Enōkh; nome árabe: إينوخ, "iniciado, dedicado, disciplinado") é um nome hebraico e pode se referir a:

Ocorrências bíblicas

• Enoque, filho de Caim e sobrinho de Sete, embora o tio fosse mais novo (Gen. 4: 17).

• filho de Sete (Gn 5.18 - O capítulo 5 de Gênesis traz a descendência de Sete).

• Enoque, antepassado de Noé, aquele que "andou com Deus" .

• Um dos profetas do Islão, conhecido como Idris (em árabe: إدريس ).

• Um dos cinco filhos de Midiã de acordo com o Gênesis.

• Enoque, filho de Rúben

• Enos (ou Enosh), neto de Adão (Gênesis 5:5–6), e avô de Enoque (Gênesis 5:18).

• Livro de Enoque, um livro apócrifo.

• Linguagem enoquiana, uma linguagem de uso ocultista.

_____________

O que considerar de Enoc e seu livro?

É o sétimo patriarca do povo de Deus a partir de Adão. Viveu 365 anos. Gn 5, 23-24.

J B Pereira – escritor católico romano - Jaguariúna, 06/01/2024.

O nome dele é citado em três textos na Bíblia católica:

I. - Gênesis 5, 21-24: Deus o levou, andava com Deus.

II. - Judas versículo 14-15, escrita no ano 100 depois de Cristo: Alerta para os falsos profetas. O Messias virá com os anjos.

III. - Hebreus 11, 5: Ele agradava a Deus. Modelo de fé e perseverança na prática do Bem. Por isso, os primeiros cristãos o viu assim diante das perseguições romanas.

OBSERVAÇÕES:

1º. Foi escrito entre os anos 300 e 100 a. C. Tem sua escrita dentro do helenismo, influência grega rechaçada pelo judaísmo. O livro propõe alerta contra os falsos profetas e a idolatria.

“Por helenismo compreende-se o período de domínio da cultura grega no mundo antigo que se seguiu após a morte do imperador Alexandre, o Grande. É sabido que Alexandre Magno, ou Alexandre, O Grande, foi um dos maiores conquistadores, estrategistas militares e administradores políticos da história universal.”

2º. É considerado apócrifo, ou seja, livro fora do cânone da Bíblia (ou lista oficial de livros inspirados é o cânone). Foi atribuído a Enoc, profeta e patriarca antes de Noé, contudo os exegetas questionam a autoria e a inspiração divina do livro.

3º. Por conter dados e fatos imprecisos e histórias duvidosas, as Bíblias não o têm no cânone. Nem as Escrituras hebraicas, nem a Bíblia Grega dos 70, nem a Bíblia Católica. Apenas a Igreja Copta da Etiópia tem uma versão do livro de Enoc. James Bruce em 1773 conseguiu uma cópia do texto copta. Ele fez a tradução e divulgou na Europa. Isso despertou a curiosidade de muitas pessoas e várias igrejas.

“Segundo sua tradição ( oral ou escrita, Tradição Apostólica, depois de Jesus subir ao Céu), a Igreja copta foi estabelecida por São Marcos, o apóstolo e evangelista, em meados do século I (c. 42). Devido a disputas a respeito da natureza de Cristo, ela se separou do resto da cristandade após o Concílio de Calcedônia, em 451, resultando em uma rivalidade com a Igreja Ortodoxa Bizantina.”

Igreja Ortodoxa Copta ou Igreja Copta Ortodoxa de Alexandria: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Ortodoxa_Copta#:~:text=Segundo%20sua%20tradi%C3%A7%C3%A3o%2C%20a%20Igreja,com%20a%20Igreja%20Ortodoxa%20Bizantina.

“A Igreja Católica Apostólica Ortodoxa foi fruto de um desmembramento da Igreja Católica Apostólica Romana surgida após o Cisma do Oriente em 1054 Trata-se da segunda maior comunidade cristã, reunindo cerca de 250 milhões de fiéis em todo mundo, especialmente no Oriente.” https://www.todamateria.com.br/igreja-ortodoxa/

A Bíblia é a invenção mais original da Igreja Apostólica Romana. Sim, pois, a partir do segundo século depois de Cristo, foram reorganizadas as Escrituras judaicas para formar um novo conjunto de livros, a que a Igreja Católica Apostólica Romana deu o nome de Bíblia. Então, primeiro surgiu a Igreja, depois a Bíblia. Sem a Igreja, não teríamos a Bíblia como a conhecemos hoje. A autoridade do magistério da Igreja tem por Jesus o poder de interpretar a Bíblia, parte essencial da vida da Igreja e sua pastoral e pregação.

O Cristianismo tem como base a fé na Santíssima Trindade revelada por Jesus, Divino Salvador.

Catolicismo tem como alicerce: a Missa, os sacramentos, em especial a Eucaristia, instituída por Jesus em I Cor 11, 23-26 (texto mais antigo da Bíblia, escrito por São Paulo, ano 56 depois de Cristo) e os Evangelhos ( Escritos ano 65 depois de Cristo: João 6, 51-57 e João 14: estes escritos surgem lá pelo ano 100 d. C. ; antes já existiam: Lc 22, 14-20, Mt 26,26-28 e Mc 14,22-24).

“Paulo escreveu a epístola conhecida como 1 Coríntios perto do final de sua visita de três anos a Éfeso (durante sua terceira missão), que provavelmente terminou em algum momento entre 55 e 56 d.C. (ver Atos 19:10; 20:31; Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”).”

Provavelmente entre 65 e 70 d.C. (o primeiro dos quatro evangelhos do Novo Testamento a ser escrito). Quem era seu público-alvo? Leitores gentios, possivelmente romanos.”

Na Eucaristia está a presença real de Jesus Cristo, conforme nos ensinaram o próprio Senhor. Em João 6,56-57 Jesus disse:

“ - Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. E como o Pai, que é vivo, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim aquele que comer de mim viverá por mim”.

Cristo quis unir a sua presença salvífica no mundo e na história ao sacramento da Eucaristia 'Eu sou o pão vivo, descido do céu! '. Jesus define-se 'o pão da vida', e acrescenta: 'O pão que hei de dar é a minha carne pela vida do mundo' (Jo 6, 51).”

"Na Quinta Feira Santa, segundo São Mateus, disse o Senhor Jesus:

“ - Tomai e comei isto é o meu corpo (…) isto é o meu sangue” (Mt 26,26-28); Marcos narra em seu evangelho: “Isto é o meu corpo (…) isto é o meu sangue” (Mc 14,22-24); Lucas, não destoa dos outros: “Isto é o meu corpo (…) este cálice é a nova aliança em meu sangue” (Lc 22,19-20).

A Igreja Católica Romana tem três fontes de fé: a Tradição apostólica de 2 mil anos, a Bíblia como invenção linda e mantida intacta na Igreja desde o século segundo, também a Piedade Católica saudável com os cultos de (Doulia ou veneração especial ou comum) consideração e respeito: a Virgem Maria a Mãe do Senhor Jesus, o culto simples aos santos e aos anjos, a que chamamos de Comunhão dos Santos. Festa em 1º de Novembro todo ano.

Adoração somente e unicamente só a Deus – Senhor Todo Poderoso! (Culto de Latria).

Fundamentos bíblicos sobre a Igreja como autoridade legítima e a Bíblia pertence à Igreja:

Leia e Cf. Mateus 16, 16-19.

16 “Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. e quem vos rejeita a mim rejeita; e quem me rejeita despreza ou rejeita aquele que me enviou.” (São Lucas 10, 16)

“1 CORÍNTIOS 11, 23-26 “De facto, eu recebi do Senhor aquilo que vos transmiti. Isto é, que o Senhor Jesus, na noite em que foi entregue, tomou pão, deu graças a Deus, partiu-o e disse: «Isto é o meu corpo, entregue para vosso benefício.”

Bíblia é a palavra grega usada no plural para dizer ou escrever LIVROS. No singular, há biblion: o livro. Então ao novo conjunto de fé da Igreja ou para o seu cuidado e manutenção, cópias e traduções posteriores a Vulgata ou Bíblia Latina de São Jerônimo, comeram a chamar BÍBLIA: Livros Sagrados.

“Dessa necessidade surgiu, em meados do século III a.C., a Septuaginta, obra que, até onde se sabe, foi a primeira tradução dos textos do Antigo Testamento (escritos originalmente em hebraico e aramaico) para um outro idioma. (o grego)”

“No sentido corrente, Vulgata é a tradução para o latim da Bíblia, escrita entre fins do século IV e o início do século V, por São Jerónimo, ajudado por Santa Paula de Roma, a pedido do Papa Dâmaso I, que foi usada pela Igreja Cristã Católica e que ainda é muito considerada.”

Então, temos três momentos da tradição da Palavra de Deus: as Escrituras hebraicas, a Bíblia Grega e a Bíblia Latina ou Vulgata. Mais tarde, com Lutero, houve a Bíblia alemã. Durante a Idade Média, a Igreja nos mosteiros e Universidades, os monges realizavam as cópias ou manuscritos das Bíblias. O povo pouco conhecia e lia, por ser analfabeto. Só a partir do século X em diante e com a invenção da imprensa por John Gutemberg a Bíblia foi impressa.

Hoje, temos a Bíblia de Jerusalém – excelente para estudo, meditação e oração, mais completa em notas explicativas.

4º. O livro de Enoc ficou esquecido e desapareceu desde o século IV (4º), pois se impuseram os livros da Bíblia Grega ou Septuaginta. Segundo uma versão mística, 70 sábios traduziram as Escrituras judaicas para o grego ou Koiné, versão popular para os cristãos que fugiram de Jerusalém (chamada de Diáspora) após a destruição do 2º Templo de Jerusalém pelo general romano Tito no ano 70. Muitos já não falavam o aramaico e nem o hebraico. Por isso, surgiu a Bíblia Grega, tão necessária no mundo que se modificava e novos desafios à fé católica vinham.

5º. Foram encontrado nas grutas do Mar Morto, em Qumram, papiros ou fragmentos do livro de Enoc. Nessas grutas viviam a comunidade dos Essênios.

“Qumran (ou Qumrã), Khirbet Qumran, “ruína da mancha cinzenta”, é um sítio arqueológico localizado na Cisjordânia, a uma milha da margem noroeste do Mar Morto, a 12 km de Jericó e a cerca de 22 quilômetros a leste de Jerusalém. É administrado pelo Parque Nacional de Qumran, em Israel.”

O que é papiro? “Papiro é, originalmente, uma planta perene da família das ciperáceas cujo nome científico é Cyperus papyrus, por extensão é também o meio físico usado para a escrita durante a Antiguidade Antigo Egito, civilizações do Oriente Médio, como os hebreus e babilônios, e todo o mundo greco-romano.” Wikipédia

6º. Existem também fragmentos em grego, siríaco, copta, mais tarde: latim, bizantino ou turco. O Livro tem várias partes, cinco ao todo. Uma delas é a apocalíptica com a vinda dos anjos e do Messias. Relata a origem do mundo, a queda dos anjos maus, denuncia os pecados da família de Enoc.

Escrita apocalíptica tem a ver com o gênero apocalipse: modo de encorajar os cristãos hoje diante o futuro triunfante de Jesus Ressuscitado e vitorioso – Senhor da História, junto com Deus.

7º. Desde sua origem, houve curiosos como místicos, esotéricos, ocultistas, maniqueístas (seguidos de Maniqueu), outros, sobre seu conteúdo misterioso e cheio de atrações magicamente cósmicas. Daí alguns afirmarem em Linguagem enoquiana, a linguagem ocultista.

Maniqueísmo: antiga tendência religiosa que distorceu a fé cristã, ao reduzir Jesus como entidade espiritual do bem contra o mal e não como filho de Deus. Contra isso, a Patrística combateu, afirmando a humanidade e divindade de Jesus, Filho de Deus em corpo e alma nascido para a salvação dos seres humanos. E não mero espírito do bem.

Patrística: conjunto de reflexões teológicas latinas e gregas (entre os séculos II e o VII depois de Cristo) do primeiros padres da Igreja Católica, sejam bispos e sacerdotes, sejam teólogos leigos e mártires. Santo Agostinho de Hipona – teólogo e doutor da Igreja - foi um dos combateu o maniqueísmo, depois de ter sofrido influência desse durante a juventude como filósofo.

______________

SAIBA MAIS: EUCARISTIA

Arquidiocese de BH > Notícias > [Artigo]

As raízes da Eucaristia na Bíblia e na vida da Igreja – Neuza Silveira,

Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte

https://arquidiocesebh.org.br/noticias/artigo-as-raizes-da-eucaristia-na-biblia-e-na-vida-da-igreja-neuza-silveira-secretariado-arquidiocesano-biblico-catequetico-de-belo-horizonte/#:~:text=Na%20Eucaristia%20est%C3%A1%20a%20presen%C3%A7a,de%20mim%20viver%C3%A1%20por%20mim%E2%80%9D.

___________________

UMA JANELA SOBRE O MUNDO BÍBLICO

Qual edição da Bíblia católica tem o livro de Enoque ?

https://www.abiblia.org/ver.php?id=6406

O que é o livro de Enoque e será que deveria estar na Bíblia?

https://www.gotquestions.org/Portugues/livro-de-Enoque.html

Livro de Enoque: o misterioso texto que ficou de fora da Bíblia

Contendo profecias e revelações, sua autoria é atribuída a um ancestral de Noé

POR HISTORY CHANNEL BRASIL EM 24 DE JUNHO DE 2021 ÀS 21:20 HS

https://www.canalhistory.com.br/religiao/livro-de-enoque-o-misterioso-texto-que-ficou-de-fora-da-biblia#:~:text=Vers%C3%A3o%20completa%20do%20Livro%20de%20Enoque&text=Estima%2Dse%20que%20os%20trechos,sobre%20o%20fim%20do%20mundo

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 07/01/2024
Reeditado em 07/01/2024
Código do texto: T7970702
Classificação de conteúdo: seguro