ANTÔNIO LOBO, O ARTISTA

Diversos pensadores ao longo da história ofereceram definições de arte, incluindo artistas e filósofos notáveis como Aristóteles, Leonardo da Vinci, Immanuel Kant e pensadores contemporâneos. Cada perspectiva enriquece nossa compreensão multifacetada da arte.

Há uma arte em cada olhar que sugere a percepção individual e pode se manifestar em diversas formas, como pintura, escultura, música, dança, literatura e outras expressões. A apreciação da arte é subjetiva, variando conforme as experiências e perspectivas individuais.

O que define ser artista? Um artista é alguém que utiliza habilidades criativas e expressivas para produzir obras de arte, manifestando originalidade e sensibilidade em sua prática. Envolvendo-se na produção artística, abraça diversas formas de expressão, desde artes plásticas até outras manifestações artísticas.

E quanto à alma do artista? A alma do Artista Antônio Lobo é de pura transparência. Ele é um viajante solitário que se aventura no tempo para retratar o cenário onde nossa história se desenrola.

Antônio é um artista multifacetado, cuja pintura é um verso composto de sim e não. Em sua tela branca e inerte, ele registra não apenas o que vê, mas evoca em nós a sensação de que a posteridade já foi realidade.

Em suas obras, ele retrata o abstrato, transformando-o em realidade, em seu próprio tempo e compasso, criando e transformando fantasias em arte.

Um artista é assim: parte sacerdote, parte saltimbanco, um sonhador que transcende os limites do mundo real. Antônio Lobo não está à frente de seu tempo; o artista transcende as limitações temporais, sendo as pessoas que, muitas vezes, estão atrasadas. Ele é um artista sem fronteiras e sem limites, vivendo para criar arte. Ao fazer isso, ele descobre o que fez e desvenda o mistério de sua obra, sujeita à censura, mas nunca ao silêncio.

Um pintor como Antônio é um poeta que empresta cores aos versos, estabelecendo uma íntima relação com a beleza e transformando a poesia em telas coloridas que nos convidam a comunicar através do olhar.

Gostaria de ser artista e/ou poeta para apreciar completamente a beleza de suas obras. Poucos artistas seriam capazes de pintar com matizes tão suaves a imagem da Bahia proporcionando uma vívida viagem ao passado histórico.

Manoel Lôbo.

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 06/01/2024
Código do texto: T7970531
Classificação de conteúdo: seguro