DIA DE REIS - 06 DE JANEIRO

Quem foram os Magos que, guiados por uma estrela, empreenderam uma longa jornada para encontrar o Menino Rei, desejado das nações?

Embora os cristãos católicos celebrem o Dia de Reis em 6 de janeiro, não há comprovação bíblica de que eram três magos ou reis.

O Dia de Reis é também considerado o dia da gratidão, um sentimento puro de amor e virtude que podemos compartilhar sem cobrar tributos. "A gratidão é o único tesouro dos humildes."

A Bíblia, especificamente o Evangelho de Mateus, indica que os Magos estiveram entre os primeiros visitantes de Jesus, mas não menciona quantos eram. O texto original apenas revela que era mais de um, pois a citação está no plural, e o grupo levou três presentes: incenso, mirra e ouro.

A tradição sugeriu que cada mago trouxe um presente, resultando na ideia de três magos. No século III, receberam o título de Reis para confirmar a profecia do Salmo 72: "Todos os reis cairão diante dele."

Após 800 anos do nascimento de Jesus, os livros apócrifos atribuíram nomes e locais de origem aos Magos: Melchior, Rei da Pérsia; Gaspar, Rei da Índia; e Baltazar, Rei da Arábia.

O ritual antigo associava ouro ao presente para um rei, incenso a um religioso e mirra a um profeta. Seja sagrado ou mitológico, isso não diminui a beleza da simbologia do Evangelho de Mateus ao narrar o nascimento do Menino Jesus.

Devemos aos Magos a tradição de dar presentes no Natal. Salve os Santos Reis!

Manoel Lobo.

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 03/01/2024
Reeditado em 04/01/2024
Código do texto: T7967732
Classificação de conteúdo: seguro