São Jorge Mártir cristão: coragem e certeza de que o bem triunfa sobre o mal, a fé sobre o pessimismo.

Festa litúrgica em 23 abril.

J B Pereira

Faça sua doação

Padre Reginaldo Manzotti

São Jorge - ORAÇÃO

Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro, invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança, abre meus caminhos.

Eu andarei vestido e armado com vossas armas para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza.

Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que vos peço (fazer o seu pedido).

Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade.

São Jorge, rogai por nós. Amém.

Associação Evangelizar é Preciso

Praça Senador Correia, 55 - CEP 80010-210 - Curitiba, PR

https://www.padrereginaldomanzotti.org.br/oracao/so-jorge/

_______________

OBS.: "Urânia estava na janela de casa, provavelmente nos arredores da Praça da Piedade, em Salvador, quando, no dia 19 de fevereiro de 1822, assistiu à execução da abadessa sóror Joana Angélica de Jesus (1761-1822) a golpes de baioneta. A religiosa tentava impedir que tropas portuguesas invadissem o Convento de Nossa Senhora da Conceição da Lapa. Eles acreditavam que soldados baianos estivessem escondidos no claustro. "Para trás, bandidos! Respeitai a casa de Deus! Só entrarão passando por cima do meu cadáver!", teriam sido suas últimas palavras." ----- (Urânia Vanério: A filha única de um casal de portugueses nasceu em 14 de dezembro de 1811, em Salvador (BA). Ainda na infância, foi educada pela própria mãe, Samoa Angélica Vanério, que lhe ensinou, entre outros idiomas, inglês, francês e italiano.). ---- "Joana Angélica morreu após ser atingida por golpes de baioneta quando tentava proteger seu convento da invasão de tropas portuguesas." "Retrato de Joana Angélica feito pelo artista Domenico Failutti e pertencente ao Museu Paulista da USP - Museu do Ipiranga: Joana Angélica, a mártir católica que é considerada heroína da Independência - 19 fevereiro 2022." --- Joana Angélica foi religiosa corajosa, não soldado, mas enfrentou os soldados portugueses a invadir o seu mosteiro. J B Pereirra

"Para resgatar essas mulheres do esquecimento e impedi-las de se perderem para sempre, é preciso continuar repetindo seus nomes e contando as suas histórias. Só assim a História do nosso país será mais rica e diversa".

Independência do Brasil: as mulheres que lutaram e foram esquecidas pela História - artigo de André Bernardo

Do Rio de Janeiro para a BBC News Brasil - 7 setembro 2022

- Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62809341

FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62809341

____________________

Lista de Santos soldados e santas militares

J B Pereira

Em síntese, recomendo Textos Homenagens: LISTA DOS SANTOS GUERREIROS DO CATOLICISMO: Longino, São Jorge, Sebastião, Demétrio, Cristóvão, Expedito, João e Paulo, Joana D'Arc, Inácio de Loyola, José Sanches del Rio, etc.

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/6423300

No texto acima, https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_militar - David Woods. «21 santos soldados, incluindo São Demétrio, São Jorge e São Cristóvão» (em inglês). The Military Martyrs. Consultado em 19 de junho de 2012.

Conclusão: "Destes, São Jorge foi exportado para o ocidente durante o período das Cruzadas e se tornou o mais importante santo militar a aparecer "em serviço ativo" no mundo católico "

O mártir São Jorge: voz corajosa a favor de Jesus

J B Pereira

São Jorge e seu cavalo branco constituem uma das devoções populares e fortes no Brasil. Há muitas igrejas e altares dedicadas ao santo guerreiro.

Muitos recorrem a ele em busca de milagres e prodígios ainda nesse tempos atribulados, marcados por crises, desemprego, doenças... Creio que isso é relevante, se considerarmos que sua devoção além-mar nos chegou pelos missionários e veio desde o século III da Era Cristã.

A coragem de permanecer firme e defender a fé em Jesus diante do imperador romano e ser levado à Capadócia para ser executado, tudo isso nos mostra a envergadura e dignidade desse tribuno cristão convicto. Soube ser fiel até ao derramamento de seu sangue. Isso é o testemunho vivo de quem ama Jesus. O martírio dele ecoa por séculos. E somos felizardos e honrados por acreditar em ilustre varão de Deus e reconhecido pela Igreja Católica Romana e outras igrejas ortodoxas orientais. Inclusive, o islamismo o admira deveras.

São Jorge é venerado como militar mártir assim ao lado de outros: São Sebastião, Expedito, Serapião, São Cristóvão, São Maurício e companheiros, São Demétrio de Tessalônica, São Teodoro, o General, São Teodoro, o Recruta, a francesa medieval Santa Joana D'Arc,

"Um tipo tardio de santo soldado é Santo Inácio de Loyola, que desistiu do serviço militar para formar uma ordem religiosa."

No Brasil, Frei Orlando - franciscano OFM - capelão militar e patrono dos militares católicos a partir da segunda guerra mundial.

Lista de santos militares

Acácio de Bizâncio, patrono dos soldados e um dos Santos Auxiliares

Adriano de Nicomédia

Alfredo de Wessex, rei da Inglaterra

Santo Artêmio de Antioquia

São Crescentino

São Constantino XI Paleólogo, último imperador bizantino e mártir da Igreja Ortodoxa

São Demétrio de Tessalônica

São Secondo

São Derfel, Derfel o Poderoso. Supostamente, um dos guerreiros do lendário rei Artur.

Santo Eustáquio, um general romano, mas que no ocidente aparece geralmente em cenas de caça

Santo Expedito

São Floriano, patrono dos bombeiros

Os Quatro Santos Marechais

São Jorge

São Gereão de Colônia

Santo Inácio de Loyola

Santiago Maior, que era Tiago, filho de Zebedeu e foi reinterpretado como "Santiago" durante a Reconquista espanhola

São Longino, que foi o soldado que perfurou o corpo de Jesus na crucificação

Santa Joana d'Arc

Santos João e Paulo

São Ladislau da Hungria, cujo culto era profundamente enraizado na Europa Central na Idade Média

São Marcelo de Tânger

Santo Khalil Anatolyevich (Santo menos conhecido, venerado.em República de Komi, Rússia)

São Martinho de Tours

São Maurício e todos os demais membros da Legião Tebana (como São Cândido, Santo Alexandre de Bérgamo e outros)

São Mercúrio

São Miguel Arcanjo

São Menas

São Nuno de Santa Maria, Condestável de Portugal

Santo Orestes (ou Edisto)

São Procópio

São Sebastião

Santos Sérgio e Baco, protetores do exército bizantino

São Terêncio de Pesaro

São Teodoro de Amaseia

São Teodoro Estratelate

São Tipásio

São Vítor

São Guilherme de Tolosa

Referências

Damon 2003

Bibliografia

John Edward Damon, 2003. Soldier Saints and Holy Warriors: Warfare and Sanctity in the Literature of Early England. (Burlington (VT): Ashgate Publishing Company) ISBN 0-7546-0473-X. (em inglês)

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Santo militar

David Woods. «21 santos soldados, incluindo São Demétrio, São Jorge e São Cristóvão» (em inglês). The Military Martyrs. Consultado em 19 de junho de 2012

Categoria: Santos militares

Esta página foi editada pela última vez às 01h34min de 12 de agosto de 2023.

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_militar

__________

Página UOL -

São Jorge Mártir cristão...

- Veja mais em:

https://educacao.uol.com.br/biografias/sao-jorge.htm?cmpid=copiaecola

Da Página 3

Pedagogia & Comunicação 26/10/2010 07h36...

https://educacao.uol.com.br/biografias/sao-jorge.htm

"O imperador mandou matá-lo no dia 23 de abril de 303. Os relatos de seu martírio contam que mesmo torturado e forçado a caminhar sobre brasas, Jorge não sentia dor e que não se importou em ser enterrado vivo. A última ação dos soldados foi a de degolá-lo. Dizem ainda que diante de tamanha resistência, a mulher do próprio imperador teria se convertido ao cristianismo.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/biografias/sao-jorge.htm?cmpid=copiaecola

"Os seus restos mortais foram transportados para Lida, cidade onde crescera com sua mãe e ali ele foi sepultado. Mais tarde o imperador Constantino mandou erguer uma igreja para a devoção dos fiéis.

O túmulo do santo está na cidade de Lida, próxima a Tel Aviv, em Israel, onde foi decapitado. Ele foi escolhido como o padroeiro da Inglaterra, de Portugal e da Lituânia, da Catalunha, de Gênova e de outras localidades no mundo. Comemoração: 23 de abril... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/biografias/sao-jorge.htm?cmpid=copiaecola

__________________

"Nascido no século III na Capadócia, região da atual Turquia - da Nicomédia (atual cidade de Izmit, na Turquia), Jorge mudou para a Palestina ainda criança. Na adolescência, iniciou a carreira militar e logo foi promovido a capitão do exército romano. Aos 23 anos passou a fazer parte da corte imperial, exercendo a função de Tribuno Militar."

https://educacao.uol.com.br/biografias/sao-jorge.htm

___________

"Narra-se que na cidade de Selém, Líbia, havia um grande pântano, onde vivia um terrível dragão. Para aplacá-lo, os habitantes ofereciam-lhe dois cabritos, por dia e, vez por outra, um cabrito e um jovem tirado à sorte. Certa vez, a sorte coube à filha do rei. Enquanto a princesa se dirigia ao pântano, Jorge passou por ali e matou o dragão com a sua espada. Este seu gesto tornou-se símbolo da fé que triunfa sobre o mal."

"Os cruzados contribuíram muito para a transformação da figura de São Jorge de mártir em Santo guerreiro, comparando a morte do dragão com a derrota do Islamismo.

Com os Normandos, seu culto arraigou-se profundamente na Inglaterra, onde, em 1348, o rei Eduardo III instituiu a “Ordem dos Cavaleiros de São Jorge”. Durante toda a Idade Média, a sua figura tornou-se objeto de uma literatura épica, que concorria com os ciclos bretão e carolíngio."

"São Jorge é considerado Padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Ele é invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas. O Santo é honrado também pelos muçulmanos, que lhe deram o apelativo de 'profeta'. "

__________________________

São Jorge (patrono da Cavalaria do Exército Brasileiro)Nascimento 275 em Capadócia (Turquia)

Morte c. 23 de abril de 303 (28 anos) em Nicomédia

Veneração por Igreja Católica

Igreja Ortodoxa

Igreja Anglicana

Umbanda

Principal templo Igreja de S.Jorge (Lida,Israel)

Festa litúrgica 23 de abril e 3 de novembro

Atribuições Cavaleiro combatendo dragão, Cruz de São Jorge, espada

Padroeiro Inglaterra, Portugal (orago secundário), Geórgia, Lituânia, Catalunha, Sérvia, Montenegro, Etiópia, Londres, Barcelona, Génova, Ferrara, Reggio di Calabria, Friburgo em Brisgóvia, Moscou, Beirute

FONTE: https://www.montedo.com.br/2014/04/23/os-santos-militares/

________________________

São Jorge no Brasil - Saiba mais em:

https://blog.cancaonova.com/redacao/saiba-mais-sobre-sao-jorge/

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 09/12/2023
Reeditado em 09/12/2023
Código do texto: T7950052
Classificação de conteúdo: seguro