São Jorge Mártir cristão: coragem e certeza de que o bem triunfa sobre o mal, a fé sobre o pessimismo.
Festa litúrgica em 23 abril.
J B Pereira
Faça sua doação
Padre Reginaldo Manzotti
São Jorge - ORAÇÃO
Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro, invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança, abre meus caminhos.
Eu andarei vestido e armado com vossas armas para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza.
Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que vos peço (fazer o seu pedido).
Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade.
São Jorge, rogai por nós. Amém.
Associação Evangelizar é Preciso
Praça Senador Correia, 55 - CEP 80010-210 - Curitiba, PR
https://www.padrereginaldomanzotti.org.br/oracao/so-jorge/
_______________
OBS.: "Urânia estava na janela de casa, provavelmente nos arredores da Praça da Piedade, em Salvador, quando, no dia 19 de fevereiro de 1822, assistiu à execução da abadessa sóror Joana Angélica de Jesus (1761-1822) a golpes de baioneta. A religiosa tentava impedir que tropas portuguesas invadissem o Convento de Nossa Senhora da Conceição da Lapa. Eles acreditavam que soldados baianos estivessem escondidos no claustro. "Para trás, bandidos! Respeitai a casa de Deus! Só entrarão passando por cima do meu cadáver!", teriam sido suas últimas palavras." ----- (Urânia Vanério: A filha única de um casal de portugueses nasceu em 14 de dezembro de 1811, em Salvador (BA). Ainda na infância, foi educada pela própria mãe, Samoa Angélica Vanério, que lhe ensinou, entre outros idiomas, inglês, francês e italiano.). ---- "Joana Angélica morreu após ser atingida por golpes de baioneta quando tentava proteger seu convento da invasão de tropas portuguesas." "Retrato de Joana Angélica feito pelo artista Domenico Failutti e pertencente ao Museu Paulista da USP - Museu do Ipiranga: Joana Angélica, a mártir católica que é considerada heroína da Independência - 19 fevereiro 2022." --- Joana Angélica foi religiosa corajosa, não soldado, mas enfrentou os soldados portugueses a invadir o seu mosteiro. J B Pereirra
"Para resgatar essas mulheres do esquecimento e impedi-las de se perderem para sempre, é preciso continuar repetindo seus nomes e contando as suas histórias. Só assim a História do nosso país será mais rica e diversa".
Independência do Brasil: as mulheres que lutaram e foram esquecidas pela História - artigo de André Bernardo
Do Rio de Janeiro para a BBC News Brasil - 7 setembro 2022
- Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62809341
FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62809341
____________________
Lista de Santos soldados e santas militares
J B Pereira
Em síntese, recomendo Textos Homenagens: LISTA DOS SANTOS GUERREIROS DO CATOLICISMO: Longino, São Jorge, Sebastião, Demétrio, Cristóvão, Expedito, João e Paulo, Joana D'Arc, Inácio de Loyola, José Sanches del Rio, etc.
https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/6423300
No texto acima, https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_militar - David Woods. «21 santos soldados, incluindo São Demétrio, São Jorge e São Cristóvão» (em inglês). The Military Martyrs. Consultado em 19 de junho de 2012.
Conclusão: "Destes, São Jorge foi exportado para o ocidente durante o período das Cruzadas e se tornou o mais importante santo militar a aparecer "em serviço ativo" no mundo católico "
O mártir São Jorge: voz corajosa a favor de Jesus
J B Pereira
São Jorge e seu cavalo branco constituem uma das devoções populares e fortes no Brasil. Há muitas igrejas e altares dedicadas ao santo guerreiro.
Muitos recorrem a ele em busca de milagres e prodígios ainda nesse tempos atribulados, marcados por crises, desemprego, doenças... Creio que isso é relevante, se considerarmos que sua devoção além-mar nos chegou pelos missionários e veio desde o século III da Era Cristã.
A coragem de permanecer firme e defender a fé em Jesus diante do imperador romano e ser levado à Capadócia para ser executado, tudo isso nos mostra a envergadura e dignidade desse tribuno cristão convicto. Soube ser fiel até ao derramamento de seu sangue. Isso é o testemunho vivo de quem ama Jesus. O martírio dele ecoa por séculos. E somos felizardos e honrados por acreditar em ilustre varão de Deus e reconhecido pela Igreja Católica Romana e outras igrejas ortodoxas orientais. Inclusive, o islamismo o admira deveras.
São Jorge é venerado como militar mártir assim ao lado de outros: São Sebastião, Expedito, Serapião, São Cristóvão, São Maurício e companheiros, São Demétrio de Tessalônica, São Teodoro, o General, São Teodoro, o Recruta, a francesa medieval Santa Joana D'Arc,
"Um tipo tardio de santo soldado é Santo Inácio de Loyola, que desistiu do serviço militar para formar uma ordem religiosa."
No Brasil, Frei Orlando - franciscano OFM - capelão militar e patrono dos militares católicos a partir da segunda guerra mundial.
Lista de santos militares
Acácio de Bizâncio, patrono dos soldados e um dos Santos Auxiliares
Adriano de Nicomédia
Alfredo de Wessex, rei da Inglaterra
Santo Artêmio de Antioquia
São Crescentino
São Constantino XI Paleólogo, último imperador bizantino e mártir da Igreja Ortodoxa
São Demétrio de Tessalônica
São Secondo
São Derfel, Derfel o Poderoso. Supostamente, um dos guerreiros do lendário rei Artur.
Santo Eustáquio, um general romano, mas que no ocidente aparece geralmente em cenas de caça
Santo Expedito
São Floriano, patrono dos bombeiros
Os Quatro Santos Marechais
São Jorge
São Gereão de Colônia
Santo Inácio de Loyola
Santiago Maior, que era Tiago, filho de Zebedeu e foi reinterpretado como "Santiago" durante a Reconquista espanhola
São Longino, que foi o soldado que perfurou o corpo de Jesus na crucificação
Santa Joana d'Arc
Santos João e Paulo
São Ladislau da Hungria, cujo culto era profundamente enraizado na Europa Central na Idade Média
São Marcelo de Tânger
Santo Khalil Anatolyevich (Santo menos conhecido, venerado.em República de Komi, Rússia)
São Martinho de Tours
São Maurício e todos os demais membros da Legião Tebana (como São Cândido, Santo Alexandre de Bérgamo e outros)
São Mercúrio
São Miguel Arcanjo
São Menas
São Nuno de Santa Maria, Condestável de Portugal
Santo Orestes (ou Edisto)
São Procópio
São Sebastião
Santos Sérgio e Baco, protetores do exército bizantino
São Terêncio de Pesaro
São Teodoro de Amaseia
São Teodoro Estratelate
São Tipásio
São Vítor
São Guilherme de Tolosa
Referências
Damon 2003
Bibliografia
John Edward Damon, 2003. Soldier Saints and Holy Warriors: Warfare and Sanctity in the Literature of Early England. (Burlington (VT): Ashgate Publishing Company) ISBN 0-7546-0473-X. (em inglês)
Ligações externas
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Santo militar
David Woods. «21 santos soldados, incluindo São Demétrio, São Jorge e São Cristóvão» (em inglês). The Military Martyrs. Consultado em 19 de junho de 2012
Categoria: Santos militares
Esta página foi editada pela última vez às 01h34min de 12 de agosto de 2023.
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_militar
__________
Página UOL -
São Jorge Mártir cristão...
- Veja mais em:
https://educacao.uol.com.br/biografias/sao-jorge.htm?cmpid=copiaecola
Da Página 3
Pedagogia & Comunicação 26/10/2010 07h36...
https://educacao.uol.com.br/biografias/sao-jorge.htm
"O imperador mandou matá-lo no dia 23 de abril de 303. Os relatos de seu martírio contam que mesmo torturado e forçado a caminhar sobre brasas, Jorge não sentia dor e que não se importou em ser enterrado vivo. A última ação dos soldados foi a de degolá-lo. Dizem ainda que diante de tamanha resistência, a mulher do próprio imperador teria se convertido ao cristianismo.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/biografias/sao-jorge.htm?cmpid=copiaecola
"Os seus restos mortais foram transportados para Lida, cidade onde crescera com sua mãe e ali ele foi sepultado. Mais tarde o imperador Constantino mandou erguer uma igreja para a devoção dos fiéis.
O túmulo do santo está na cidade de Lida, próxima a Tel Aviv, em Israel, onde foi decapitado. Ele foi escolhido como o padroeiro da Inglaterra, de Portugal e da Lituânia, da Catalunha, de Gênova e de outras localidades no mundo. Comemoração: 23 de abril... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/biografias/sao-jorge.htm?cmpid=copiaecola
__________________
"Nascido no século III na Capadócia, região da atual Turquia - da Nicomédia (atual cidade de Izmit, na Turquia), Jorge mudou para a Palestina ainda criança. Na adolescência, iniciou a carreira militar e logo foi promovido a capitão do exército romano. Aos 23 anos passou a fazer parte da corte imperial, exercendo a função de Tribuno Militar."
https://educacao.uol.com.br/biografias/sao-jorge.htm
___________
"Narra-se que na cidade de Selém, Líbia, havia um grande pântano, onde vivia um terrível dragão. Para aplacá-lo, os habitantes ofereciam-lhe dois cabritos, por dia e, vez por outra, um cabrito e um jovem tirado à sorte. Certa vez, a sorte coube à filha do rei. Enquanto a princesa se dirigia ao pântano, Jorge passou por ali e matou o dragão com a sua espada. Este seu gesto tornou-se símbolo da fé que triunfa sobre o mal."
"Os cruzados contribuíram muito para a transformação da figura de São Jorge de mártir em Santo guerreiro, comparando a morte do dragão com a derrota do Islamismo.
Com os Normandos, seu culto arraigou-se profundamente na Inglaterra, onde, em 1348, o rei Eduardo III instituiu a “Ordem dos Cavaleiros de São Jorge”. Durante toda a Idade Média, a sua figura tornou-se objeto de uma literatura épica, que concorria com os ciclos bretão e carolíngio."
"São Jorge é considerado Padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Ele é invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas. O Santo é honrado também pelos muçulmanos, que lhe deram o apelativo de 'profeta'. "
__________________________
São Jorge (patrono da Cavalaria do Exército Brasileiro)Nascimento 275 em Capadócia (Turquia)
Morte c. 23 de abril de 303 (28 anos) em Nicomédia
Veneração por Igreja Católica
Igreja Ortodoxa
Igreja Anglicana
Umbanda
Principal templo Igreja de S.Jorge (Lida,Israel)
Festa litúrgica 23 de abril e 3 de novembro
Atribuições Cavaleiro combatendo dragão, Cruz de São Jorge, espada
Padroeiro Inglaterra, Portugal (orago secundário), Geórgia, Lituânia, Catalunha, Sérvia, Montenegro, Etiópia, Londres, Barcelona, Génova, Ferrara, Reggio di Calabria, Friburgo em Brisgóvia, Moscou, Beirute
FONTE: https://www.montedo.com.br/2014/04/23/os-santos-militares/
________________________
São Jorge no Brasil - Saiba mais em:
https://blog.cancaonova.com/redacao/saiba-mais-sobre-sao-jorge/