Adeus, Frei Antonio Curcio

Em 27 de junho de 2012 a cidade de Floriano – PI, perdeu um grande homem e enlutada chora a perda dessa ilustre personalidade.

Frei Antonio Curcio conquistou o respeito, o carinho, a admiração de todas as pessoas que tiveram a felicidade de conhece-lo e conviver com ele.

Uma pessoa extremamente culta e sábia, inteligente e justa. Sempre seguiu as palavras “Dai a César o que é de César”, literalmente.

Talvez seja difícil para quem não o conheceu, entender do que eu estou falando, mas quem o conheceu sabe bem que ele foi um homem muito iluminado.

Sábio. Sempre tinha uma palavra certa, de conforto, de ânimo, de amizade quando o procurávamos cheios de dúvidas de angústia. E desempenhava com tanta maestria o papel de mestre que saiamos da conversa leves e certos de que nossos problemas eram menores do que pareciam.

Inteligente. Sabia e tinha inteligência suficiente e preparação para lecionar 11 disciplinas, isso mesmo tinha o registro do MEC. E como sabia transmitir e explicar com segurança e propriedade essas disciplinas: Matemática, Física, Química, Eletrônica, Desenho, Geometria, Latim, Português, História.

Justo, ético. Era frei Antonio. Em várias ocasiões deu provas de sua justiça agindo dentro das normas estabelecidas.

Pense num religioso de profunda fé. Era ele. Como eu gostava de assisti-lo pregar. Falar com tanta convicção da santidade de Jesus, explicando cientificamente a morte de cruz de Jesus. Explicava cada passagem do Evangelho, mostrando o porquê, os fatos históricos, os costumes da época de cada povo. Tinha argumento e metodologia adequada. Como eram interessantes as viagens que fazíamos ao tempo de Jesus através das suas homilias.

Músico. Certa vez o convidei para falar de música em uma de minhas aulas e, ao ouvi-lo falar sobre notas e arranjos musicais, saí da sala de aula crente de que já entendia de música e se o ouvisse mais uma vez, aprenderia a tocar quaisquer instrumentos sem a menor dificuldade. Essa é uma pequena amostra de sua competência.

Amado, respeitado e admirado por discípulos, educadores, funcionários e fiéis. Desconheço algum ex- aluno que não fale dele com carinho, amor, admiração, respeito. Mas também todos eles sempre têm algo engraçado para recordar e contar.

Frei Antonio era assim, mas além do seu carisma, uma das coisas que mais cativava as pessoas era a sua simplicidade, ele nunca se esforçou para mostrar a ninguém o quanto era culto, inteligente, sábio.

Sou grata pelos anos de formação de vida e preparação dos meus três filhos e, sou igualmente grata pela chance de aprendizagem que tive nos oito anos em que trabalhei no CISFA.

Frei Antonio deixa em nossa sociedade uma grande lacuna que não será preenchida. Ele deixa um espaço vazio em todos os campos: educacional, social, cultural e religioso.

Obrigada por tudo, frei Antonio! Vá em paz.

Meus sentimentos profundos a comunidade religiosa e a sua colaboradora e amiga inseparável, Rubenita.

Floriano, 27 de junho de 2012

Umbelina Marçal Gadêlha.

Umbelarte
Enviado por Umbelarte em 30/11/2023
Reeditado em 30/11/2023
Código do texto: T7944229
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.