DIA DO TRABAHADOR

Primeiro de maio é o dia dos trabalhadores por quase o mundo todo. Feriado, porque todos, em termos, param nesse dia para comemorar o seu dia. As empresas fazem festas em homenagem a seus trabalhadores - eu até já trabalhei em alguns dias nesses eventos dando palestras motivacionais, assim como dei muitas aulas para concursos públicos, salas lotadas de pessoas estudando para entrarem num órgão ou empresa pública para, exatamente não ter que trabalhar nesse dia e ganhar bem e ter estabilidade, o que um trabalhador de empresas privadas não tem, pois se não produzir, se não for rentável, não serve e é substituído, coisa que sendo concursado não tem disso, e deitam e rolam na incapacidade e se aproveitando de forma indevida de um cargo que deveria ser o mais exemplar de todos, porque afinal, quem paga essa cambada toda são os trabalhadores que exercem com suor suas funções e contribuem com tributos, bastante onerosos, que entram como receita para os governos federais, estaduais e municipais -.

Mas todos são, sem exceção TRABALHADORES e merecem comemorar seu dia dedicado a eles. Trabalho vem do latim TRIPALIUM, que significa sacrifício, algo árduo de ser realizado. Para muitos é isso mesmo, porque exercem atividades em áreas que não tem afinidade, mas é o que conseguiram e assim permanecem até mesmo por comodismo. Sempre orientei meus alunos para buscarem alguma atividade que gostassem, sentissem prazer em realizar, sem fadiga, sem stress, não que a função não tivesse, todas tem, de uma certa forma, mas quando se faz algo que realmente se gosta, se sente realizado, não é cansativo, e nada incomoda. Minha ex esposa dizia que eu saía pra trabalhar, dar aula manhã tarde e noite e fins de semana e feriados incansavelmente, como se fosse para uma festa. E era mesmo. Era apaixonado pelo meu trabalho de levar conhecimento técnico para pessoas, mas acima de tudo conscientizar a todos que acima de excelentes profissionais teriam que ser excelentes seres humanos. Era prazeroso. Era questionado pelos alunos porque não trabalhava em empresa que ganhasse mais, eu simplesmente dizia que só fazia o que me fazia feliz, e dinheiro não era o principal pra mim. E eu sou super realizado no que fiz. Cumpri minha missão. Trabalhar pode ser prazeroso sim, e é por isso que todos devem buscar e comemorar todos os dias o seu DIA DO TRABALHADOR, com honradez, com brio, com alegria e satisfação. Sem frustração alguma. Não importa a função ou profissão que exercemos, desde que estejamos fazendo com brio, com dedicação, com vontade e sempre buscando ser o melhor no que estamos a fazer. Tenha sempre orgulho do que estas fazendo, assim terás orgulho de ti mesmo, e é assim que tem que ser. E tu, comemoras o teu dia do trabalhador com alegria ou frustração, com aquela sensação de que poderia ser diferente?