Deus: adoração, Maria A Mãe de Jesus: veneração especial, santos e anjos bons: veneração ou culto de respeito e reconhecer.

LATRIA: do grego, significa Adoração somente a Deus, Jesus e ao mistério da Santíssima Trindade, Senhor da Vida e fonte do Bem supremo em Êxodo 20 e Deuteronômio 5.

HIPERDOULIA: do grego, veneração especial à Maria Santíssima, Mãe de Jesus segundo o texto bíblico João 19, 25-27:

v. 25 E, junto à cruz de Jesus, estavam em pé sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.

v. 26 Ora, Jesus, vendo ali sua mãe, e ao lado dela o discípulo a quem ele amava, ele disse à sua mãe: Mulher, eis o teu filho!

v. 27 Então ele disse ao discípulo: Eis a tua mãe! E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua própria casa.

"Em conformidade com o mandamento bíblico para honrar pai e mãe (Êx 20:12), Jesus tomou providências em favor de Sua mãe, a qual, bem provavelmente, devia ser viúva já na casa dos cinquenta anos, com pouca ou nenhuma renda pessoal. Sobre a palavra mulher."

https://estudobiblicoonline.com/joao-19-estudo/

DOULIAS: do grego, culto de veneração aos santos e aos anjos bons de Deus segundo Efésios 6, 18 seguintes, Colossenses 3,12-15,

¹⁸ Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

¹⁹ E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,

²⁰ Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.

Efésios 6:18-20

____________

¹² Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;

¹³ Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.

¹⁴ E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.

¹⁵ E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.

Colossenses 3:12-15

_______________

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 25/10/2023
Reeditado em 25/10/2023
Código do texto: T7916932
Classificação de conteúdo: seguro