Professor (a)

Ser professor (a)

Professor ou docente é uma pessoa que nos transmite conhecimentos. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmicas e pedagógicas.

ao meu ver é a profissão mais importantes no mundo, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Platão, na sua obra A República, alertava para a importância do papel do professor na formação do cidadão.

No Brasil, professor é o profissional que ministra aulas ou cursos em todos os níveis educacionais, a saber: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, e a educação profissional.

Os professores têm que serem valorizados por todos os meios e de diversas políticas, de ações que proporcionem a qualificação profissional; planos de cargo, carreira e remuneração; entre outras iniciativas.

No Brasil nossos heróis e heroínas enfrentam superlotação nas salas, ausência dos pais nas escolas, falta de autonomia, violência, baixo salário entre outros. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) os professores brasileiros estão entre os que passam o maior tempo de horas ensinando.

Por mais que o professor se esforce em sala de aula, é necessário envolver pais e responsáveis, no entanto, a rotina corrida ou até mesmo a falta de interesse na educação dos seus filhos faz com que essas pessoas estejam cada vez mais longe da escola. Ao passo que o professor tem muitas responsabilidades e o seu trabalho não termina com o seu horário em sala de aula, nem mesmo nas suas férias o professor descansa. Além de adoecer, se esforçar o máximo, dar tudo de si e muitas das vezes ter que deixar de viver momentos de lazer com a família por amor aos alunos, o professor encara a desvalorização da profissão, como baixos salários, jornadas exaustivas, além dos inúmeros desafios que acontecem na sala de aula.

Quem tem uma professora em casa não é novidade alguma se me disser que já a viu chorando, acamada, exausta de tanto trabalho. Quem tem uma professora em casa não é novidade para mim dizer que muitas das vezes a família tem que dispensar passeios, festas e momentos de lazer porque as tarefas de um professor não termina na escola continua em casa corrigindo provas, elaborando planos de aula, se atualizando, aperfeiçoando, etc por que a sua profissão exige até a última gota do seu sangue, do seu suor e do seu tempo.

Portanto aos professores e professoras todo o meu respeito, carinho e admiração. Os meus heróis usam livros, suor e sangue na sala de aula para dar o melhor de si ao que temos de mais precioso "os nossos filhos".