DIA DO PROFESSOR

DIA DO(A) PROFESSOR(A)

Todos os dias especiais, dedicados em homenagem a pessoas ou profissionais especiais, que merecem serem homenageados, eu escrevo sobre e para eles e elas, então, hoje, não poderia deixar passar em branco, sem expressar o que sinto, o que penso e tudo o que me vier à mente, para essas pessoas que exercem a maior e mais importante profissão entre todas – digo isso com toda convicção e certeza de estar certo – que é a de PROFESSOR(A).

Digo isso, que PROFESSOR é a profissão mais importante, maior e mais digna entre todas que existem, porque a grandiosidade que existe em exercer essa profissão é algo fora do contexto e das atribuições de qualquer outra profissão que se possa pensar, imaginar e exercer. Não estou dizendo que as demais profissões não são importantes, quero deixar bem claro e explícito, que todas as outras são, com certeza, importantes e dignas, desde que, assim como a de professor, exercida com galhardia, com honestidade, com dedicação, com vontade de fazer algo para alguém. Toda e qualquer profissão tem essa função: fazer algo por alguém. Não existe uma profissão que não tenha essa função, assim como não existe profissão que não tenha a necessidade de ter um PROFESSOR, para ensiná-la para orientá-la e conduzi-la para a melhor forma de exercê-la, passando conhecimentos, maneiras, técnicas, jeitos, procedimentos e tanto mais necessário para que se possa ser um profissional competente que exerça sua função como a ela é atribuída. Por outro lado, assim como em toda profissão, sempre tem aqueles que exercem essa ou aquela de maneira errada, se aproveitando dela para conseguir algo, se não fosse por ela, a profissão, não conseguiria, inclusive de professor; muitas pessoas optam por essa profissão por acharem mais fácil, por não conseguirem, por se sentirem incapazes de serem outra coisa, por isso, atualmente, de alguns anos pra cá, a exigência de cursos de pedagogia, porque assim, limita bastante o ingresso de pessoas aproveitadoras que não tem nada a passar a não ser conteúdos, decorados, sem o mínimo de conhecimento e passados, muitas vezes errados, formando assim pessoas, crianças, jovens e adultos sem a mínima condição no sentido de alfabetização, compreensão, entendimento e capacidade de raciocínio. Porque professor deve estimular o raciocínio de seus alunos e não simplesmente, por comodismo, passar conteúdo. Mas não quero falar dessas mazelas de toda e qualquer profissão, quero me deter na beleza de ser professor e exercer essa magnífica e esplêndida profissão.

Todo professor é uma referência para seus alunos, não importa em que nível esteja: séries iniciais, fundamental, médio, graduação, extensão, pós graduação (especialização, mestrado, doutorado, PhD), capacitação, treinamento, ele sempre será o ponto de partida para a caminhada daqueles que estão ou estiveram sob seu comando, sob sua orientação, sob sua responsabilidade – e é uma tremenda responsabilidade – , a todos aqueles que se submeteram aos cuidados com a expectativa de aprender tudo o que precisa, para cada nível e assim conseguir alcançar a cada final de um período de aprendizados subir a escada do conhecimento, a escalada do sucesso. Escada essa que não é fácil escalar devido a tantos obstáculos que aparecem à nossa frente, mas que, com a ajuda, colaboração, compreensão, sensibilidade, motivação e muito boa vontade e disposição daquela pessoa, chamada PROFESSOR(A), conseguiremos seguir em frente para sermos tudo aquilo que queremos ser. O sucesso que me refiro é, muitas vezes, simplesmente aprender mais uma LETRINHA difícil, isso é sucesso, e em cada etapa de nossas vidas temos vários momentos de sucesso.

Durante minha vida acadêmica, tive alguns professores(as) que se tornaram inesquecíveis, alguns pela inteligência demonstrada ao conhecimento, sendo que muitas vezes isso atrapalha porque a pessoa sabe tanto mas não consegue passar esse conhecimento de forma simples e coerente para que os alunos entendam; outros pela maneira fácil com que conseguiam passar seus conhecimento para que chamasse a atenção de seus pupilos, que, conforme a idade, e digo até, em todas as idades e qualquer curso, se não for uma aula interessante, fica difícil o aprendizado, difícil o assimilar de tantos conteúdos. Lembro de alguns professores com prazer, pelos mágicos momentos que me fizeram passar em sala de aula, tanto no primário, quanto no ginásio, quanto no segundo grau (na minha época segundo grau), bem como na faculdade e na especialização. Em todos tenho lembranças de professores que tiveram importância significativa e marcante na minha vida que tenho e tive. Lembro de alguns com uma certa amargura e decepção por não terem atendimento às minhas expectativas e que não deveriam ter exercido essa profissão porque iam de nada a lugar algum. Assim como passaram tantos professores que nem lembro, simplesmente passaram e não deixaram nada. Isso é triste, não pra mim, mas para eles – será que eles, no dia como hoje, sentem-se satisfeitos e aceitam todas as homenagens mesmo tendo sido tão deploráveis e insignificantes?

Exerci a profissão de PROFESSOR por 24 anos, do dia 09/05/1992,às 8h36, até 16/07/2016. No primeiro dia de aula, fui apenas conversar com a Diretora da escola como candidato a professor de inglês e logo, imediatamente, fui conduzido até à Supervisora que me levou até uma sala com 36 alunos, jovens, adolescentes, que começavam o ensino médio concomitante com formação técnica, no caso Administração e Contabilidade. Não fui preparado para dar aula – nem sabia o que precisava para dar aula, que conteúdo teria que passar, o que deveria dizer, simplesmente me jogaram na frente de uma turma que, a princípio me ignorou, mas aos poucos fui me apresentando e lembrando, imediatamente, de como eu não gostava de alguns professores por isso ou aquilo, e já tomei uma postura diferente e comecei a conversar a linguagem daqueles jovens e assim aos poucos foram prestando atenção em mim. A partir dali a paixão tomou conta de mim, e fiz da sala de aula a minha vida, da profissão de professor a minha profissão, exercendo-a com dedicação, esmero e procurando sempre aprender mais sobre tudo para levar aos alunos coisas novas, maneiras diferentes de aprendizado que não fosse aquela chatice de aula tradicional. Sempre procurei incitar, provocar o aluno, todos eles, a participarem, por mais tímido que fosse – esses mais ainda – a falarem, a se mostrarem, a saírem da toca e se mostrarem com toda a capacidade que todos tem e precisam de alguém – uma das funções do professor – para encoraja-los e irem à luta, por um lugar ao sol que todos tem direito.

Fiz da minha profissão, a partir de então, uma missão a cumprir, dada por Deus – não tem outra explicação, pois não tinha formação alguma de inglês, formação alguma (e ainda não tenho) pedagógica - mas tinha o que precisava: o conhecimento-, era formado na graduação em Administração de Empresas e sempre exerci atividades ligadas a empresas – inclusive na época, era empresário, tive restaurante e loja, e estava passando por um momento bem difícil de doença na família, e a mudança se fez necessária – mas como sempre digo, o nosso destino pertence a Deus e ele me conduziu a uma sala de aula e me transformou num professor apaixonado, com uma bela missão pela frente. Nesse tempo que estive em sala de aula, a maioria das vezes foram em cursos de Capacitação Profissional e Técnicos em Administração, Contabilidade, Logística, Informática, e algumas vezes, a convite, trabalhei com fundamental também, e em todos esses momentos fiz belos trabalhos que um dia eu conto, pois fazem parte da minha vida, fazem parte da minha história, fazem parte da minha missão; dando palestras e continuava com as consultorias e assessorias empresariais, mas bem poucas, apenas para não perder o vínculo e também para me manter atualizado e poder passar as experiências para meus amados e sedentos alunos. Tudo o que fazia, fora de aula, era pensando em transformar em alguma dinâmica, em alguma atividade para meus alunos. Foi um longo período de muita dedicação e um amor incomensurável pelo desempenho de ser PROFESSOR.

Tive alguns perrengues em alguns momentos, por ser tão dedicado, por ser tão diferente na maneira como lidava e tratava meus alunos e até mesmo pela dedicação incansável que demonstrava. Alguns colegas, - como falei anteriormente, em toda profissão encontramos aqueles que te invejam, que te contrariam –, e não foi em apenas uma escola, mas em todas que trabalhei – e foram várias – me questionavam e iam contra meu método, pois os alunos os comparava com o que eu fazia. Mas sempre segui minha linha, sempre fiz do meu jeito, pensando sempre nos meus pupilos, sempre no melhor para eles. Procurava ajudar meus colegas com ideias, com dinâmicas – transformei todas minhas brincadeiras de criança em dinâmica de grupo, todas voltadas para o mundo empresarial -, alguns colegas aceitavam e aplicavam, outros, coitados, ignoravam.

Essa dedicação toda me fez até ter problema com meu filho mais novo que pouco me via porque dava aula em todos os turnos e todos os dias, inclusive nos finais de semana para Concurso Público (de 1996 até 2009). Mas missão é assim mesmo, temos que assumir e leva-la a sério e faze-la ser cumprida e eu consegui, com toda e absoluta certeza, sem modéstia alguma, cumprir com a minha que Deus me deu.

Todos os professores e professoras que exercem essa profissão por amor, por talento, por vocação e por missão, merecem todos os aplausos e homenagens; e àqueles ou àquelas que apenas cumprem com sua carga horária só tenho um conselho: cai fora, procura outra coisa pra fazer para ser feliz e deixar para quem goste, para quem tem o dom do ensinar exercer essa belíssima e importantíssima profissão que é ser PROFESSOR. Ser professor não é um mar de rosas (é cansativo), mas é um mar de realizações para quem gosta de ser professor.

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES E PROFESSORAS por esse dia de homenagens tão merecidas. (nesse dia, e durante a semana toda eu ganhava muita festa, muita homenagem de todas as turmas e muitos presentes). Agora sou apenas um expectador e colho os frutos do que fiz porque tenho contato com muitos alunos e adoro ter esse contato, e a cada dia que encontro mais algum, fico mais feliz ainda, pois lembro de todos, porque todos foram muito importantes na minha vida)

(texto escrito em 15/10/2023 -11h41)