POSFÁCIO PARA OS QUE ME HONRARAM COM SEUS PREFÁCIOS

Dos meus sete livros publicados, cinco contaram com prefácios que me permito aqui agradecer uma vez mais.

Meu caro amigo Flávio de Almeida Salles Jr. prefaciou meu primeiro livro, Traços e Troças, editado em 2015 pela Lamparina Luminosa, de S. Bernardo do Campo, SP. Flávio fez brilhante carreira como jornalista (cobria o Ministério das Relações Exteriores inicialmente), advogado e professor. Conheci-o quando trabalhamos na Assessoria Parlamentar da Presidência da República em meados dos anos 80. Dotado de muita sabedoria, experiência e aguçado tino político, as conversas com ele sempre foram uma fonte de aprendizado para mim sobre a realidade brasileira. Mesmo após a separação profissional, mantivemo-nos em contato, para minha grande alegria. Flávio ainda arranja tempo, no meio de suas intensas atividades, para escrever ótimos livros. Em um deles, A Conexão Dedicada, fez a gentileza de incluir-me como personagem da bem montada trama. Valeu, amigão!

Meu segundo livro, Ibitinema e Outras Histórias, também publicado pela Lamparina Luminosa em 2016, recebeu o prefácio da minha querida prima e inspirada poetisa mineira Amélia Luz. Quem melhor do que ela, com sua sensibilidade pessoal e literária, além do perfeito conhecimento de causa sobre as memórias que ali registrei, poderia apresentar essa obra com tamanha precisão e comentários enriquecedores, capazes de compensar eventuais cochilos em minha narrativa? Gostei de seu fraterno prefácio de tal maneira que vim a reaproveitá-lo na íntegra ao republicar o conto principal, acrescido de novos episódios, em meu livro mais recente: De volta a Ibitinema (com novas histórias na bagagem), ed. Astrolábio, SP, 2022. Abusando do carinho que há muito nos une, nem perguntei se ela estaria de acordo com o reaproveitamento. Quando ela soube, já estava no prelo. Valeu, priminha!

Meu ex-colega (em razão da minha aposentadoria) e bom amigo, embaixador Felipe Fortuna, prefaciou meu quinto livro, Microcontos, Mini-Poemas, Curtas Reflexões para uma Vida Breve, ed. Assis, MG, 2020. Com seus dotes de diplomata e poeta, produziu um prefácio primoroso e conciso, bem de acordo com o espírito da obra. Ainda teve a feliz inspiração de iniciá-lo por dois cartuns geniais, que vieram ao encontro do meu outro passatempo, o de cometer desenhos de humor. Conheci Felipe no final dos anos 80, quando ele iniciava o curso de preparação à carreira diplomática no Instituto Rio-Branco e já mostrava qualidades, como a refinada inteligência, a criatividade e o interesse em aprofundar-se na apuração e na análise dos temas com que devemos lidar. Ainda de quebra, meu amigo é filho do grande cartunista Fortuna, cuja arte eu apreciava nas páginas de publicações como Manchete e O Cruzeiro. Valeu, amigão!

Ivone Gomes de Assis não só publicou o livrinho de microcontos acima indicado, mas também me agraciou com o prefácio do meu penúltimo atentado literário: Para um Menino, Nada É Difícil? - ed. Flamingo, SP, 2021. Ademais da generosidade e do apreço que revelou nos comentários sobre meus contos infantojuvenis, credito à Ivone o melhor trabalho de edição dentre as obras que publiquei, mas não apenas isso. Papel de qualidade, capas bem trabalhadas, tudo pode parecer relativamente fácil. Uma editora que vista a camisa de seus autores e demonstre total empenho em ajudá-los a triunfar em seus projetos, como ela faz, é bem menos comum. Entre outras iniciativas dela, meu livro de microcontos foi utilizado como leitura de classe por alunos da Escola Estadual do Parque São Jorge, em Uberlândia, e do Colégio Modelo, em Curitiba. Essa dedicação que ela possui reforçou nossa amizade e conduziu a uma grande parceria. Valeu, querida amiga!

Sou muito reconhecido, pois, aos meus quatro prefaciadores. Os prefácios que elaboraram são tão bons que, por si sós, já justificariam a compra das obras para leitura, o que pode ser feito junto às respectivas editoras (exceto no caso dos dois primeiros livros, disponíveis unicamente em sebos, com sorte). Vamos nessa? Abraços a todos.

Brasília, outubro 2023.