Meu mestre, meu professor

*A sabedoria desceu do céu, caminhou sobre a terra,/ e estabeleceu sua morada,/ apossou-se de pessoas iluminadas/, e assim, nunca se encerra.

*Achou -os magníficos/, porque nunca a rejeitaram/

Brilhantes,/ pedras reluzentes,/ são os professores, em busca,/ e experientes, /sempre a amaram.

*Heróis/, que em meio a uma guerra de pensamentos confusos insistem.

Entram em mundos estranhos/, desconhecidos, /não desistem.

*Às vezes/ falta-lhe a compreensão/, como a qualquer ser humano,

até nas coisas simples da vida/

mas entendem de coração,

que precisam ensinar, não existe outra saída.

*Eu já vi andarilhos, dando lições nas pessoas,

dizendo coisas incríveis,/ coisas boas,

que ouviram/ de professores.

*E eu sei de profissionais,/ médicos /comerciantes, / empresas gigantes /e outras/ menos importantes,/ que aprenderam com vossas palavras.

*sei de religiosos,/ políticos,/ cientistas, /construtores, artistas, jornalistas, cantores,

que através desses mestres, são tratados como reis,/ senhores.

*O professor ensina,/ modifica, se dedica a qualquer um , sem distinção,

não há como ser professor,/ exercer a profissão,/ se não existir o dom,/ é uma missão.

*O professor mostra como se libertar,/ abrir portas, para o mundo/, sonhar.

*É um ser excepcional, tem essa coisa de ser natural /de falar e aprender,/ o professor é saber.

*O professor, na sala de aula é dedicado, /é uma atração, muitas vezes, hostilizado,/ finge,/ ignora, /aperta-lhe o coração,

disfarça/, olha o temp, sem perder a concentração.

É um professor presente, /está sempre em ação .

*O professor abraça a escola, com todos no interior,/ ninguém é inferior, /o professor é um maestro que conduz,/ o professor é brilho, é luz.

*O professor transmite e insiste/ e ainda persiste /pra que a gente cresça, usando o que ensinou.

*Trabalha todo dia, sofre, chora,/ corre/é surpreendido, /não quer perder a hora, faz o que sempre amou/, ...mas é bom, é merecido.

*Ser professor é ser presente,/ muitas vezes triste, /doente,/ mas pra que tudo fique bem, é paciente.

*É um profissional, ajudando o outro a ser profissional, é um guia que tem /essa doce mania,/ de querer para todos, /um mundo de mais amor, um mundo igual.

O professor é um ator, /

Caminhando pelo palco aberto/

Cumprimenta a cada aluno, /seu expectador.

Às vezes sorri,/as vezes se cala

O professor é esperto / reflexivo, gesticula, domina a sala.

Acompanha a cada aluno, /a quase todos conhece

E o aluno reconhece,/ quando o futuro lhe vem, porque trouxe-lhe o sucesso.

Se rejeitou sua palavra, se foi bom, se foi ruim, eu sei que mesmo assim/, do professor nunca se esquece.

Irdos Pereira
Enviado por Irdos Pereira em 01/10/2023
Código do texto: T7898909
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.