DIA DOS PAIS

Esse dia foi colocado em homenagem ao pai do pai de Jesus, São Joaquim e por sequência e importância a São José e o dia era, se não me falha a memória, 16 de agosto, mas, por motivos, provavelmente, comerciais e praticidade foi alterado para o segundo domingo de agosto, assim como o dia das mães o segundo domingo de maio também foi uma adaptação. Pai é uma figura de suma importância para um bebê, para uma criança, para um adolescente, para um adulto e por toda uma vida pois ele representa a parte racional, enquanto a mãe a emocional. Mesmo com os tempos passados e numa atual formação familiar onde nem sempre tem a presença de um ou de outro, sendo que a a maior quantidade de unidades familiares a ausência é maior de um pai, visto que, na maioria das vezes numa separação são as mulheres, as mães, as detentoras dos direitos de ficarem com os filhos. Por mais que digam e falem e escrevam e discutem não adianta, a mulher ainda se sobressai ao homem em todas as questões e situações, em se tratando de família. Então o pai só tem o direito de pagar, sustentar, manter e de vez em quando, fazer uma visita com a permissão da mãe. Escrevi direito e não obrigação porque um pai não deve ter obrigação alguma sobre qualquer coisa que faça ou deva fazer para seus filhos e deve fazer por direito como pai zeloso, cuidadoso, amoroso e provedor. O provedor não é só financeiro, mas de cuidados, carinho, amor e orientação para cada uma das etapas da vida de seus rebentos. Os pais devem se adaptar ao tempo, evoluindo à medida que as coisas vão mudando para não se tornarem aqueles pais ultrapassados, retrógrados e indesejados. Temos que acompanhar a evolução dos filhos, respeitando suas individualidades, conhecendo suas características de personalidades, ou pelo menos tentando se esforçando, e sempre demonstrando e fazendo com que eles percebam que o pai está sempre à disposição seja em que situação for, o apoio é incondicional, estando juntos ou separados no sentido de morarem juntos ou não, mas a certeza e a tranquilidade de saber que pode contar sempre com o pai. O pai sempre foi essa figura mais representativa das situações da vida do que de assuntos do coração -mas o abraço apertado e o beijo na bochecha devem fazer parte da convivência-, embora não seja estipulado padrão e nem norma, regra, por isso eu sou mais das coisas do coração, nunca fui de impor nada para meus filhos, dava a devida orientação mas cada um decidia o que seria melhor pra si, e eu nunca critiquei e nem os menosprezei por qualquer decisão, demonstrava apoio e atenção sempre que recorriam a mim. E eles sabem que podem recorrer quando quiserem, mesmo estando adultos e já agindo como pais, sabem que estou aqui. Falhamos, sim, isso faz parte da vida, mas a tentativa é sempre de fazer o melhor para que eles tenham a suas vidas melhores do que as nossas. Sempre pensei que ninguém é dono de ninguém, nem nossos filhos, eles vieram de nós mas devem ser lançados como flechas para uma vida repleta de desafios e cabe a nós orientar o caminho, o percurso que essa flecha vai percorrer, zelar e pedir, incansavelmente para nosso Pai Maior que proteja e os conduza conforme a Sua vontade. Assim seremos pais de verdade. Parabéns a todos os abençoados pais, porque ter filhos é uma benção de Deus. Eu amo incondicionalmente meus três filhos.