FRANCISCO Papa - homenagem de coração - J B Pereira

"Pappas" vem do italiano, pai ou paizinho. Jeito carinho de tratar o sucessor de São Pedro.

"Papa (do latim "Papa",[1][2] do grego πάππας,[3] Pappas[4] uma palavra carinhosa para pai), também chamado de Santo Padre, é o Bispo de Roma, e como tal, é o líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana. O atual sumo pontífice é o Papa Francisco,[5] eleito no conclave que terminou em 13 de março de 2013.[6] (...) Também é o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano,[9] uma cidade-estado soberana enclavada por Roma."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa

A tradição dos Papas começou a se firmar ao longo do tempo com a Patrística e na Idade Média.

Houve papas exemplares pela conduta e bondade. Caso do papai novel que São Nicolau, que vendeu vestes e anel para ajudar a população carente de Roma. Época de gelo, fome, guerras. Foi atitude de compaixão. Veja que as roupas do papai-noel são as mesmas cores das do papa em momento de solenidade litúrgica.

Para fundamentar o desejo de Jesus como fundador da "minha Igreja" em Mateus 16,16-19, ergamos nossa mirada ao Pedro, Cefas (hebraico), cujo nome foi mudado de Simão para Pedro (Petrus em Latim), Pedra ou alicerce da Igreja Apostólica em Jerusalém e depois, com a ida de São Pedro e São Paulo para Roma, ambos foram executados pelo império Romano. Pedro pregado de cabeça para baixo e São Paulo, decapitado, conforme a tradição ou escritos apócrifos, que estão na Biblioteca Vaticana.

Quero intertextualizar o texto de Isaías 22, 19-23, fragmento em que Deus demite do cargo do palácio o administrador Sobna por sua irresponsabilidade e ineficiência. E, em seu lugar, coloca o servo Eliacim, filho de Helcias, novo comissário com novas vestes ou túnica, cuja autoridade se firma em ter as chaves da Casa de Davi para abrir ou fechar. Uma estaca sólida segundo o Trono da Casa de Israel.

Nesse sentido, fica claro, também, Jesus estabeleceu na Igreja de Deus a autoridade de Pedro para ser Pedra sólida em Nome de Jesus, ter as chaves de fazer valer a soberania divina e coerência entre o corpo de Cristo ou Povo de Deus Novo, que é a Igreja de Jesus, Novo Testamento.

________

Quantos papas na igreja desde São Pedro?

Papa Francisco é o 266 º da linha sucessória iniciada por São Pedro.

Francisco

Papa da Igreja Católica

Papado

Brasão

Lema: "Miserando atque eligendo" ("Olhou-o com misericórdia e o escolheu")

Mateus 9:9-13 e Lucas 5:27-32

http://www.comunidadeencontro.com/2016/09/hoje-igreja-celebra-sao-mateus.html

Vidit ergo lesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me", que evoca a seguinte passagem: "Jesus viu um homem, chamado Mateus, sentado à mesa de pagamento dos impostos, e lhe disse: ‘segue-me’.

https://www.acidigital.com/noticia/25109/vaticano-apresenta-escudo-e-lema-do-papa-francisco:-"amando-o-escolheu-o"

"Brasão do papa Francisco faz homenagem a Jesus Cristo, Maria e José...

Criado em 18/03/13 12h31 e atualizado em 18/03/13 12h46

Por Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte: Agência Brasil/EBC "

1) São Pedro (33 a 67)

2) São Lino (67 a 76)

3) Santo Anacleto (76 a 88)

4) São Clemente I (88 a 97)

5) Santo Evaristo (97 a 105)

6) Santo Alexandre I (105 a 115)

7) São Sisto I (115 a 125)

8) São Telésforo (125 a 136)

9) Santo Higino (136 a 140)

10) São Pio I (140 a 154)

11) Santo Aniceto (155 a 166)

12) São Sotero (166 a 174) etc.

"A renúncia de um papa está prevista no Código de Direito Canônico, no artigo 332.2, que estabelece que, para ter validade, é preciso que seja de livre e espontânea vontade e não precisa ser aceita por ninguém. Segundo o código, uma vez tendo renunciado, o papa não pode mais voltar atrás."

265) Bento XVI (2005 a 2013)

*Fonte: Enciclopédia Católica,

Anuário Pontifício de 2008, Frei Evaldo Xavier (CNBB)

https://g1.globo.com/mundo/renuncia-sucessao-papa-bento-xvi/noticia/2013/02/veja-lista-de-todos-os-papas-da-historia.html#:~:text=Bento%20XVI%20%C3%A9%20o%20265%C2%BA,e%20seus%20anos%20de%20pontificado.

_____________

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 30/08/2023
Reeditado em 30/08/2023
Código do texto: T7873768
Classificação de conteúdo: seguro