UBT de São Luís presta homenagem ao Dia Trovador

A Delegacia da UBT de São Luís, em parceria com a Academia Maranhense de Trovas (AMT), promoveu eventos alusivos ao Dia do Trovador.

Durante todo o dia 18 de julho, trovadores maranhenses e membros da AMT gravaram vídeos, nos quais recitavam trovas autorais e/ou nao autorais, dando depoimentos sobre a data. Os videos eram publicados, de hora em hora, no instagram da Academia, E, no dia seguinte, foi feito um único video com todos os trovadores, mostrando a beleza que é um sarau de trovas.

As homenagens ao Dia do Trovador e a Luiz Otavio permanecem durante todo o mês de julho. Quaisquer pessoas podem participar.

Nesta quinta-feira, a homenagem foi do trovador maranhense Zequinha Trovador que enviou o vídeo do Hino dos Trovadores para incentivar os trovadores maranhenses a aprenderem a música, que será cantada e tocada por trovadores maranhenses, no próximo dia 8, no Memorial Gonçalves Dias, Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves, em São Luis, em sarau promovido pela UBT São Luís e AMT durante programação alusiva ao Bicentenário de Gonçalves Dias.

O Hino dos Trovadores é de autoria de Luiz Otávio, príncipe eterno dos trovadores e fundador da União Brasileira de Trovadores - UBT - entidade cultural responsável pela divulgação da Trova no Brasil e no exterior.

Luiz Otávio era fervoroso devoto de São Francisco de Assis, razão pela qual tornou-o Patrono da UBT. O símbolo adotado foi uma rosa vermelha.

Conforme acentua a própria UBT NACIONAL, em seu site, "a rosa, como todas as flores, possui beleza e perfume inconfundível. No tom vermelho, além de sua extrema beleza, torna-se uma flor fortemente vinculada à paixão, ao amor e ao desejo, sentimentos profundamente atrelados à poesia. Por esta razão, foi escolhida para simbolizar a beleza da trova.. Os quatro espinhos do caule simbolizam a dificuldade de se fazer os quatro versos, apesar de uma aparente simplicidade".

Comemora-se o Dia do Trovador, em todo o Brasil, no Dia 18 de julho, data de nascimento de Luiz Otávio, pseudônimo do dentista Gilson de Castro, fundador e presidente perpétuo da União Brasileira de Trovadores.

A Delegacia da UBT de São Luís do Maranhão e a Academia Maranhense de Trovas, durante todo este mês de julho - como já dito -prestam homenagem ao Dia do Trovador e ao nosso irmão Luiz Otávio. Quaisquer pessoas podem participar da homenagem. Os interessados podem enviar seus vídeos para o e-mail amtrovas@gmail.com

para divulgação no instagram da AMT.

DELEGACIA DA UBT DE SAO LUIS
Enviado por DELEGACIA DA UBT DE SAO LUIS em 27/07/2023
Código do texto: T7847153
Classificação de conteúdo: seguro