Aniversário da Rádio Brasil Raiz — Bhte

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Centro Cultural Padre Eustáquio. Julho do ano corrente: em andamento, um evento de homenagens natalícia...

Hoje (29:7:23), não é um dia qualquer: é o dia de comemorarmos com alegria o aniversário da "Rádio Brasil Raiz" de Bhte.

— Comemoração esta que tem tudo a ver com quem milita com a cultura. Pois, na sua programação mantém (dentre outras propostas, os conteúdos culturais.

Abaixo, exponho um trecho da história da aniversariante, disponível no site oficial da rádio; nas palavras do seu diretor- fundador e apresentador jornalista Alarico Rezende, presente conosco nesta solenidade.

"A Rádio Brasil Raiz — Desde 31 de julho de 2010, objetivando dar maior dimensão ao nosso trabalho cultural, criamos a Rádio Brasil Raiz, integrando a nossa cultura a cultura internacional, levando a nossa música, as nossas raízes a todos os cantos do mundo, por meio da web." [...]

Sediada na capital mineira, há mais de uma década, a Rádio Brasil Raiz vem se destacando em boa audiência pelo incentivo à cultura brasileira. Seus programas diários já fazem parte do cotidiano de um contingente enorme de ouvintes pelo mundo...

Seu slogan aos poucos (pela familiarização ção) vai internalizando-se no consciente dos rádio-ouvintes de plantão: ao ser chamada de "a rádio de muitos amigos".

Com Alarico, em terras paulistanas, primeiro veio o "Jornal Brasil Raiz", que fará aniversário de 30 anos de história mês que vem. Em grandes feitos: informações, matérias jornalísticas, reportagens, entrevistas, prestação de serviços...

Em solo mineiro, pelo mesmo jornalista surgiu a ideia da criação da Rádio Brasil Raiz. Sonho este que logo materializou-se e caiu na graça de seus ouvintes. Tendo-a na apresentação programática o casal mais simpático da emissora: Alarico Rezende e Emilce Maria Diniz (âncoras dos programas rádiofonico).

Com o passar do tempo...

A rádio está chegando á reta final da sua Pré-adolescência (13 anos) com muita disposição e vontade de mostrar a que veio...

A novidade mais recente há ser agregada nesse complexo de comunicações que integra São Paulo, Belo Horizonte e o mundo pela comunicação, é a "TV Brasil Raiz" que, pelo que sei engatinha, com os olhos no futuro...

A união de forças, desses três veículos de comunicações (jornal, rádio e TV), em suas funções sociais...

Enriquecerá bastante (em capital cultural) seus leitores, ouvintes, e telespectadores das mais diversas comunidades, às quais tenham esse acesso.

Foram décadas de trabalhos duros de Alarico, produção, colaboradores na direção desses veículos. Para atender em qualidade programática às reais necessidades de leitores, ouvintes e telespectadores, cada vez mais exigentes.

O jornal, a Rádio Brasil Raiz, há muito vem conquistando seus espaços merecidos na sociedade mineira, brasileira; justamente pelo cumprir da missão, a que se destina... e a TV formando essa tríade há de ter o mesmo sucesso.

Fica aqui por hoje, em especial a Rádio Brasil Raiz, de Belo Horizonte, os meus parabéns e abraço fraterno aos presentes, nesta solene noite de homenagens.

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(16:7:23)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 17/07/2023
Reeditado em 07/08/2023
Código do texto: T7839495
Classificação de conteúdo: seguro