Papo escolar

- Hei, turma, a professorinha chegou!

- Bom dia, querida professora!

Essas formas de o aluno se dirigir à professora já são ultrapassadas. Naquele tempo, em que nós éramos os aluninhos, quanto orgulho tínhamos de nossas mestras; conversar qualquer coisa, fora da sala de aula, era tê-las como amigas; passar na rua e receber cumprimento.... Ah! Mas nós também a cumprimentávamos com prazer respeitoso e, com satisfação dizíamos aos outros: ela é minha professora.

Os anos se passaram!

Os valores mudaram.

Os papéis se alteraram; hoje, a professora somos nós, e como gostaríamos que nosso aluno fosse como nós fomos: atencioso, carinhoso, ..., e, parodiando Roberto Carlos, “um aluno à moda antiga, que ainda leva flores para a professora”.

- Hei, turma, a sora tá doente!

- Que bom, vamo imbora!

É, as coisas mudaram, dizem alguns. Mas que bobagem, as coisas não mudam. As pessoas simplesmente são outras. Os interesses são outros. Nós é que continuamos pensando em “como era”.

Não importa se nosso aluno não é como nós fomos, na idade dele. O que importa é que, a despeito das mudanças, nós continuamos cheios de amor, embora, às vezes, não aparentemos isso, e aquele carinho que dedicávamos à nossa professora, temos, hoje, pelo nosso aluno, e isso é importante.

Se as pessoas mudaram...

Se já não existe aquela harmonia de antigamente...

Se já não há aquele sentimento bom de fraternidade que unia as pessoas...

É importante que alguém ainda guarde aquele amor para tornar a realidade de alguns menos amarga.

Esse alguém existe.

É responsabilidade nossa transmitir também amor, como conteúdo de vida.

- Sora!

- Esse alguém existe. É você; sou eu; somos nós!

(15.10.2007)

Georgina Machado
Enviado por Georgina Machado em 26/06/2023
Código do texto: T7822603
Classificação de conteúdo: seguro