Chegou a Vez de Itatiaiuçu (MG)

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Uma Academia de Letras Ciências e Artes, faz muita falta numa cidade. Se houver alguma dúvida quanto a isso pergunte aos trabalhadores de cultura do seu lugar.

Itatiaiuçu (MG), somente após 60 anos de emancipação político-administrativa consegue a sua Academia Itatiaiuçuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA). Que está em boas mãos: sob a égide da Professora Tânia Guimarães!

Estou tendo o privilégio de estar presente na sua fundação nesse dia de hoje (10:6:23), numa honra de sócio-fundador.

— Isso devo ao honroso convite do presidente da Academia de Letras do Brasil, Minas Gerais, Região Metropolitana de Belo Horizonte (ALB/MG/RMBH), prof. Mauro José de Morais.

Ao adentrarmos a sede do município de Itatiaiuçu, a alegria sorriu a nós.

... Nos gestos afáveis, receptivos, calorosos das pessoas do lugar e no respirar de um ar puro vindo das suas montanhas. — Que, proporciona bastante qualidade de vida aos seus habitantes.

Seu relevo mais famoso é o Pico da Pedra Grande. A cidade o cristo redentor do morro, estão sempre de braços abertos para abrigar, as pessoas do lugar e receber com carinho os que chegam; numa bênção a todos, num bem-vindo sem igual.

Nessa incursão cultural que nos empenhamos nesse dia, presencialmente, já vislumbramos um bom futuro da entidade em seus trabalhos afins ...

Essa academia municipalista de letras, surgiu por aqui — não por acaso, mas por providências, empenho. — Pelo ideário há muito, latente nesses abnegados amantes das artes e da cultura. Que tanto desejam a si e aos demais da comunidade, um mundo melhor (pelo fazer cultural).

Se as artes tiverem mesmo moradas, já é uma realidade essa instituição ser uma de suas moradas preferidas.

A academia de letras dessa cidade será por certo grande, como o Pico do Itatiaiuçu (que inspirou o nome do lugar).

É sua finalidade inspirar, apoiar, divulgar, promover os filhos do lugar, a pensarem, a produzirem seus trabalhos maravilhos (literários e de outros seguimentos) que jamais imaginaram produzir.

... A academia (com seu soldalício atuante, participativo) com certeza somará e muito, em forças, aos principais corpos artísticos da cidade... e, só quem ganhará com isso é a cultura local, estadual e brasileira.

Desejo boa sorte, sucesso a AILCA, e a ilustre professora Tânia Guimarães (primeira gestora da instituição) nessa sua empreitada.

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(10:06:23)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 09/06/2023
Reeditado em 11/06/2023
Código do texto: T7809729
Classificação de conteúdo: seguro