1° Prêmio - Ekopolis Tilden Santiago de Ecologia e Política
Por Nemilson Vieira de Morais (*)
Dia 6 de maio, aconteceu um evento literário, marcante a mim. Realizado no Centro de Arte Popular (CEP) de Belo Horizonte, nas proximidades da Praça da Liberdade...
Com o convite virtual no privado que me fizeram, confirmei presença.
Foi um momento especial para nós, participantes desse concurso literário mineiro e brasileiro. Por sinal bem concorrido. Segundo um dos organizadores houve a participação de 100 autores nacional.
"O prêmio, lançado em 2022, celebra três marcos basilares da sustentabilidade: os 50 anos da Conferência de Estocolmo, em 1972, na Suécia; os 35 anos do Relatório Brundtland (Our Common Future), proposto em 1987, na Noruega; e os 30 anos da Eco-92, realizado em 1992, no Brasil."
O Instituto Ekopolis, de Contagem, MG — 1° Ekopolis — prêmio TILDEN SANTIAGO de Ecologia e Política...
(...) "em sua primeira publicação (a convite) organizou uma seleção pública de textos sobre cidadania, ecologia, ética, política e sustentabilidade, amplo aspectos nas categorias: poesia, prosa, e jornalismo ambiental."
Até a sexta colocação, foram contemplados com um memorável certificado e a obra literária publicada (com os textos dos premiados e convidados).
— Numa justa homenagem ao grande brasileiro, fundador desse promissor Instituto, e defensor das causas humanitárias (saudoso Tilden Santiago).
Eu tive a honra, de, nessa primeira edição (do prêmio), alcançar a quinta colocação com o texto "Clamor das Águas" (em prosa). E, receber das mãos do editor Rodrigo Sterling, minha devida premiação .
Confira abaixo, como se deu à classificação:
Autor/título
1° Alberto Arecchi — Projeto Urânio;
2° Darcialda Barros — Política e Cidadania;
3° Vana Moretto — Estamos Morrendo aos Poucos;
4° Joelma Carvalho — A Ilha;
5° Nemilson Vieira de Morais — Clamor das Águas;
6° Diogo Tadeu Silveira — O Mundo é Aqui.
Revi amigos acadêmicos e conheci pessoas maravilhosas do Meio cultural da grande Belo Horizonte.
— Rodrigo Sterling (editor do livro na versão impressa), seu Cícero Christófaro (poeta e autor convidado), e os familiares do homenageado da obra editorial, em questão.
Tiramos umas fotos, e registramos o momento solene, histórico. — Que, não deveria passar em branco sem esses registros.
Isso resultou-me numa grande satisfação, motivação e aprendizado. Restou-me a gratidão, aos organizadores dessa programação cultural, de grande valia; principalmente aos amantes da leitura e da escrita.
(7:5:23)