Os gnus fluem como uma maré pela planície do Serengeti, na África.

Os gnus fluem como uma maré pela planície do Serengeti, na África.

IMG GOOGLE

NATHIONAL GEOGRAFIC

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

 

 

 

A cada 5 de junho, desde 1974, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data para refletir sobre os problemas ambientais mais urgentes para o planeta. Em 2022, completa-se o 50º aniversário da designação do dia no calendário internacional.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data muito importante para a Organização das Nações Unidas (ONU) porque visa promover a conscientização e a ação global em prol da proteção ambiental”, explicou Ileana López, coordenadora regional do Subprograma das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em entrevista à reportagem.

Desde a sua criação, esse dia tornou-se uma plataforma global para conscientizar e promover ações diante da chamada tripla crise planetária: aquecimento global, perda de biodiversidade e poluição.

Quando foi declarado o Dia Mundial do Meio Ambiente?

Embora a primeira celebração mundial tenha sido realizada em 5 de junho de 1974, a data tem sua origem dois anos antes, em 1972, quando a ONU a designou como Dia Mundial do Meio Ambiente.

A denominação ocorreu durante o primeiro dia da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, sediada em Estocolmo, na Suécia, e promovida pelo governo sueco.

“Os impactos ambientais causados pelo homem no meio natural se tornaram um problema urgente tanto para os países desenvolvidos quanto para os em desenvolvimento, e esses problemas precisam da cooperação internacional para serem resolvidos”, destaca a Declaração de Estocolmo.

"Na Suécia, perceberam, há 50 anos, que desde então todos os recursos estavam sendo degradados, e isso impactaria inevitavelmente na nossa qualidade de vida”, acrescentou López. Segundo ela, o acontecimento representou uma primeira reflexão conjunta para debater os problemas ambientais e destacar a necessidade de promover políticas ambientais que garantam um desenvolvimento sustentável.

Também em 1972, por meio de outra resolução, a Assembleia Geral da ONU criou o Pnuma, cuja função é avaliar as condições e tendências ambientais mundial, regional e nacional; desenvolver e fornecer aos países as ferramentas e tecnologias ambientais; e fortalecer as instituições para uma gestão ambiental consciente.

 

 

Dia Mundial do Meio Ambiente

Luciana Fiuza

Escrito por Luciana Fiuza

 

Professora de Biologia

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. Esse dia foi proposto com finalidade de aumentar a visibilidade e as discussões sobre a causa ambiental.

A data foi escolhida por ocasião da Conferência de Estocolmo, que discutia a questão do impacto humano sobre o meio ambiente. Essa reunião foi organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972.

Em 2022 comemorou-se 50 anos do PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente com o tema "Uma só Terra". Esse tema foi escolhido para nos lembrar que este é um planeta só. No sentido de ser especial e único, claro. Mas também no sentido de que todos somos responsáveis.

Além de propor melhores e maiores ações necessárias, foi uma oportunidade para rever se as ações foram efetuadas ou não conforme os princípios no PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

A ONU também destacou a relevância desse encontro para as discussões de medidas para uma recuperação global sustentável após a Pandemia Global do Covid-19.

Ações de um lado do mundo podem ser sentidas por todo o globo, agora e no futuro. Além disso, os problemas ambientais que temos hoje são heranças do passado, sem fronteiras e nem limite de tempo, um só planeta.

Isso justifica a urgência de atitudes sustentáveis de todos nós, pessoas, empresas, países. Pensando que essa é a nossa chance de preservar o equilíbrio que nos mantém vivos e com qualidade de vida. Como divulgado no site da ONU: "a campanha convoca uma ação coletiva e transformadora em escala global para celebrar, proteger e restaurar nosso planeta".

 

- PORQUE transcrevi estas duas matérias, simplesmente por gostar do que li, acho que boas iniciativas devem ser divulgadas amplamente e o nosso planeta necessita de muito mais para preservar a natureza.

- Estamos em 2023, e o planeta tem uma data para ser comemorada, este 5 de junho é simbólico e nós devemos cuidar do nosso planeta os outros 364 dias, pois, é aqui que estamos vivendo e enquanto Deus permitir estaremos aqui.

- Plantar uma árvore sequer já ajuda o meio ambiente, não seremos como os desbravadores, cortadores de árvores, que jamais lançou uma semente na terra, para eles quanto mais devastado melhor, são gananciosos, louco por dinheiro. Não pensam jamais naqueles que necessitam das árvores, nem mesmo sabem que o ar que respiram vem das trocas gasosas feitas pelas árvores.

- Portanto senhores e senhoras, hoje é dia de comemorar.

 

- Sou defensor dos animais, das plantas, das águas, dos rios e do mar.

 

Viva o planeta, ele é nosso.

 

 

Abraços ej...!!!

Ejedib
Enviado por Ejedib em 05/06/2023
Reeditado em 05/06/2023
Código do texto: T7806181
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.