Os Fantasmas
Poções sempre foi uma terra cheia de artistas e músicos. Daqui saíram nomes como Geraldo Sarno e Adilson Santos, com obras que rodaram o mundo.
Também tivemos a Filarmônica Primavera desde 1911!
Aqui ouvimos Os Fantasmas, Banda Centaurus, Banda Pôr do Sol, Banda Bacatela, Banda Voyage, Banda Sol Tropical, Banda Iluminados, Banda Kiss, dentre outras.
Mas o caldeirão cultural começou a ferver mesmo na década de 1960, com uma banda formada por: Sandoval Lago, Tonhe Banana, Albérico e Jeová - Os Fantasmas.
Amantes do Rock n Roll, tocavam músicas dos Beatles, Elvis, Fevers, Renato e seus Blue Caps, Roberto e Erasmo etc.
Naquela época, Mário Gatão ganhou destaque com a sua guitarra, acompanhado por seu irmão João Gatão no contrabaixo. Eram animação garantida em qualquer festa de Poções. Também explodiram bandas como: Os Imborés, Os Trepidantes (Vitória da Conquista), The Zorbas (Brumado), Os Inocentes (Caculé), e por aí vai!
Já no início dos anos de 1980, Sandoval Lago, Roberto Schettini (Pitoco) Zé Carlos (in memorian) e Francisco Schettini (Chicão) montam a tradicional Banda Alfa Centaurus, que animava os bailes nas diversas cidades da Bahia e Minas Gerais.
Foi na Banda Alfa Centaurus que eu me formei enquanto músico! Foi lá que entendi como usar os pedais de guitarra, como sofisticar os acordes e tocar todos os estilos musicais em uma guitarra Giannini Stratosonic (cor de madeira clara com um escudo preto). Ah, foi lá também que viajei por diversas cidades, enquanto larguei os estudos para ser músico.
Na Banda Alfa Centaurus ganhei o apelido de Léo Fera (dado por Bequinho). Foi lá que toquei com Laércio (bateria), Aloísio (baixo), Aroldo (percussão), Sandrinha (vocal), Aislan (teclado), Dão Lopes (vocal), Paulo César (Percussão), Ari (bateria), Vilmar Coxinha (bateria), Pitoco (vocal), Chicão (vocal), Gil Teiú (vocal) dentre outros que não me recordo agora.
Sandoval Lago (gazo) tem história na música de Poções e merece todas as honrarias por todo amor que ainda tem pela música.
Obrigado, meu velho!