Os presentes

Vindo de uma família pobre, de uma infância onde tudo nos era negado, não porque não quisessem nos dá o necessário, mas porque não se podia fazê-lo.

As datas comemorativas passavam sem que pudessem ser comemoradas devidamente, sem poder presentear quem tanto amamos.

Quando muito jovem comecei lavar roupas para fora, um casal de amigos recém casados, recordo-me que ganhava 5(cinco) reais na época, quando recebia, ia até uma sacoleira na cidade, entregava-lhe aquele rendimento tão suado, conquistado honestamente, comprava calcinhas para as mulheres da casa, mainha, minhas duas irmãs e eu, durante o mês os rendimentos eram para quitar tudo, no outro mês comprava sutiã e assim sucessivamente.

Recordo-me que no primeiro dia das mães nessa nova fase, eu estava animada e muito feliz, pois iria conseguir presentear minha mãe, minha avó e minha madrinha, combinei tudo com minha irmã do meio, o que comprar, então fomos juntas na rua comprar nossos presentes de dia das mães, mainha amava colocar a mesa para as refeições, hábito que herdei dela, mas não tínhamos travessas, comprei uma grande e bonita, não era nem de vidro, era plástico, também não era daquela marca cara, famosa, então comprei uma menor para minha madrinha, eu sabia que ela iria amar.

Dias que antecederam essa data, vi minha avó sentada na cama triste enquanto se vestia para sair, tentava arrumar o elástico de sua anágua e resmungava que estava acabando a única que tinha, então decidi fazer-lhe uma surpresa, esse seria seu presente, fui na minha amiga sacoleira e comprei a .ais bela anágua que ela tinha, também papel de presentes, fita adesiva e fitas, minha irmã e eu embrulhamos aqueles presentes tão orgulhosas, seria a primeira vez que iríamos demonstrar nossa gratidão por tê-las em nossas vidas, acordamos com o romper da aurora, fomos ao esconderijo pegamos os presentes tão valiosos para nós e juntas entregamos o de mainha, que estava buscando água no rio de galão, para quem não sabe, se trata de uma madeira curvada onde em cada extremidade se amarra corda ou corrente com um gancho na ponta que encaixa em latas dom uma madeira dividindo ao meio e um metal para prender na corrente, cada lata levava 18 litros de água, que minha guerreira trazia em seu ombro para abastecer a casa, conseguindo assim realizar os afazeres domésticos, a abordamos e com abraços, beijos e muita emoção lhe presenteamos, ela ficou muito feliz , mas disse que não devíamos gastar com isso, pois nós éramos seus maior presente, emocionadas, agora fomos as três ate onde se encontrava nossa avó.

.Ela estava varrendo o quintal, a abordamos e lhe presenteamos, ela abriu o presente e sua reação foi tão gratificante, ela falou, oh meu Deus que coisa linda, meninas onde vocês conseguiram isso? A gente falou que compramos, ela com o rosto cheio de lágrimas disse que ela estava tão precisada(necessitada), e emocionada foi guardar, segundo ela, para não sujar, aquela anágua acabou se tornando o melhor presente que já dei na vida, pois teve um significado diferente, ela apenas não significava uma peça do vestuário feminino, mas algo valioso, não somente pela necessidade, mas por ter sido a gente a presenteá-la, sabe, para muitos dar presentes bons, caros, é onde está empregado todo valor, o valor dessas coisas simples, está na emoção de ganhar o primeiro presente de suas vidas, a emoção de proporcionar isso foi tamanha.

A tarde, fomos na casa de nossa madrinha, bem arrumadinhas com nossos trapinhos, limpinhas, cheirosas, tão felizes e orgulhosa .levando nosso presentinho para ela, que sempre nos acolhia com tanto amor, era quem sempre nos presenteava no aniversário, nem que fosse uma calcinha ela nos dava, quando lhe demos a lembrancinha junto com palavras amorosas, ela primeiro reclamou com a gente por gastar com ela, mas emocionada até chorou por receber aquele carinho.

Depois daquele dia isso se tornou frequente, presentear quem amamos é precioso, o valor não esta no bem materializado, mas no sentimento que ele porta, o cuidado, a preocupação com o outro, isso é impagável.

Devo ressaltar aqui que depois da primeira anágua, minha vozinha quando começava perceber que iria acabar a dela, já garantia a próxima: - Betinha, quando você puder, minha filha, ompre outra anágua pra mim,," que a minha não tá boa mais não".

Nesse dia, venho dizer quanto filha, que todo amor que você mãe doa para seu filho, ele pode não demonstrar, mas consegue sentir todo ele e que a gratidão ela grita no silêncio de seu coração. Como mãe, digo que nossa missão é árdua, mas muito feliz, o amor materno se assemelha ao amor de Deus, um amor tão absurdo, tão desprovido de nós mesmos, tão incondicional, tão imenso que não sei como cabe dentro do nosso pequeno ser, mas sei que nesse dia, olhar ao lado e vê nossos filhos é o maior presente, a maior dádiva, desejo-lhes então, um feliz dia, que Deus dê-nos sabedoria, e força para cumprir nossa missão.

FELIZ DIA DAS MÃES !