Rita Lee e Os Mutantes

A quantidade de homenagens Rita Lee por aqui me deixa esperançoso. Vivemos nos últimos tempos uma onda de caretice dita "conservadorismo" , que leva gente a ter saudade de fotos antigas de pessoas de monóculo ou chapéu-coco, como Carlitos .

Ainda bem que esqueceram que esse pessoal dos 60 quase morreu ou muitos foram cedo na loucura das drogas ; talvez isso tenha abreviado a vida da Rita .

Adoro a música, porém ninguém quer ser "Ovelha Negra da família",mas isso lembra o desajustado, incompreendido, talvez gênio . Nesse caso ela era , ironizando ,com os outros Mutantes, "essas pessoas na sala de jantar, preocupadas em nascer e morrer..." , O símbolo mais tosco de status burguês ,de horizontes limitados . Para combater isso, "mandei plantar folhas de sonhos no jardim do solar... As folhas sabem procurar pelo chão e as raízes, procurar, procurar, mas as pessoas na sala de jantar estão ocupadas em nascer e...morrer." Não se pode esquecer também a genialidade do maestro e arranjador Rogério Duprat, e a influência da música concreta e eletrônica, que começa a surgir ali.

"Eu juro que é melhor não ser um normal, se eu posso pensar que Deus sou eu..."- vi isso pichado numa parede há muitos anos, depois soube que era uma música dos Mutantes, aí vi o disco... incrível!

É a imaginação no poder. Rita, eterna!