DE MÃE PARA FILHA E NETA

Nicole Maria

Peço licença a aniversariante, personagem mais importante nesta data, para iniciar a minha mensagem falando da mãe, pois não posso falar da princesa sem antes falar da rainha.

Nós fomos escolhidas para gerar vida, para sermos mães. Fomos escolhidas como instrumento de um milagre, que acontece milhares de vezes todos os dias, em todos os lugares do mundo, mas apesar disso, nos sentimos excepcionalmente notáveis, pois cada novo ser que trazemos à vida, é único. E como isso nos faz felizes!

Dayana quero dar meu testemunho aqui que toda filha gostaria de ter uma mãe igual a você.

Lembro-me de quando eu te carregava em meu ventre. Dos últimos meses que me deixaste pesadona, mas, mesmo assim muito feliz. Depois eu tive a bênção de Deus de presenciar os mesmos sentimentos teus: a ansiedade, a alegria, as crises inexplicáveis, os repentinos choros, a apreensão, o medo de algo não dar certo... Ah, como sofremos pensando nisso!

Lembro-me de quando aguardava o teu nascimento, o quanto fiquei ansiosa, pensando que mudaria minha vida definitivamente e, mesmo assim, amaria infinitamente aquela nova criaturinha que crescia dentro de mim.

E foi assim com você, quando esperava Nicole, eu tenho certeza. Eu sei que quando passaste pelo momento indescritível da maternidade, vivenciaste as mesmas emoções, por isso agora sabes o que senti.

Mas experimentei um momento que foi só meu, quando Nicole Maria nasceu e que tu Dayana, ainda não és capaz de entender.

Este momento que vivo agora é singular, pois é de dupla emoção: de mãe e de avó. Tu ainda não sabes o que estou sentindo, mas saberás no futuro quando também te tornares avó.

Eu ainda me recordo do primeiro abraço que te dei, eu ainda um pouco sonolenta da anestesia, da primeira amamentação e eu me doando inteira e apesar das dores, entregando-me completamente àquele ser tão indefeso que era um pedacinho meu; recordo o primeiro banho, o engatinhar, o ensaio de teus primeiros passos, das primeiras palavras, o primeiro tombo, as risadas... E os choros? Ah! Quantos choros!

Mas Nicole, toda a história se repetiu contigo! Eu relembro todos os momentos que vivenciei como avó, a emoção, o sentimento foi o mesmo que senti com a tua mãe. Eu me lembro do teu primeiro banho, que fui eu que te dei, do cheirinho de alfazema nas tuas roupinhas que eu arrumava com tanto carinho, dos tombos, das primeiras palavras erradas que pronunciaste e eu achava tudo tão lindo!

Pois é, eu não sabia que seria possível como avó eu sentir as mesmas emoções que já sentira como mãe. Mas creia, eu senti. Eu sinto.

E como o tempo voa! Parece que foi ontem...

E hoje és tu Dayana que vives a nobreza e o encanto de todos esses momentos ímpares de mãe. Enquanto eu me encanto como avó.

Ontem, eras tu, a minha princesa. Hoje és a minha amada rainha, mãe de uma linda princesa. Pois é. Agora me fazes reviver cada cena através de minha neta querida. Uma menina que toda mãe gostaria de ter como filha.

Dayana, vamos recordar o teu primeiro dia de aula. Tu estavas toda arrumadinha com o teu vestidinho branco, lancheirinha e fitinha no cabelo lourinho. E eu com um aperto danado no coração por ter que te deixar na escola, e tomada por uma sensação indefinível, voltava para casa sem ti, e não me continha de tanta emoção. Levou tempo para eu me acostumar à nova situação.

Pois não é que senti a mesma emoção no primeiro dia de aula da minha princesinha Nicole Maria! Todas as sensações que vivi contigo repetiram-se com a minha netinha. E eu aguardava ansiosa a volta dela da escola para saber os ocorridos.

E as historinhas que te contei Dayana, noite após noite! E as tantas outras que de ti eu ouvi. Quantas vezes eu deitei, juntinho de ti, na cama, para te fazer dormir e acabava eu mesma adormecendo, vencida pelo cansaço, pois não tinha como competir com a tua energia. Quantas vezes acalentei o teu sono, querendo muito mais acalentar a mim mesma!

E depois de duas décadas, eu revivi todas as cenas com você, minha querida Nicole, pois decorei todos os filmes e desenhos assistidos repetidamente contigo em meu colo, balançando na rede. Eu cantei todo o DVD da Galinha Pintadinha e outros tantos. E tudo parece que foi ontem. Sinto saudades daquela menininha de cabelos lourinhos e cacheados.

Dayana, algumas vezes, solidária à tua dor, eu chorei solitária para que não visses a dor que me lancinava o peito a cada sofrimento teu. Mas também choramos juntas de raiva, de alegria e de emoção em cada celebração, em cada conquista.

E hoje, à custo de esforço, mantenho distância para preservar a tua autonomia de mãe, mas me aflijo quando te vejo chorar as mesmas dores, as mesmas angústias, tristezas, incertezas, ansiedade por minha neta. E da mesma maneira, me alegro por ti e por ela com as alegrias, a felicidade, as conquistas e vitórias que ambas alcançam. Porque assim como as dores, todas as emoções são duplicadas em cada comemoração e em cada vitória. Foi assim. É assim. E continuará assim até o fim.

O sentimento que agora me preenche, insiste em lembrar que o tempo transcorreu e que a minha menininha cresceu, se tornou uma linda menina moça. Uma filha amada, abençoada. Um presente de Deus.

Nicole, o sentimento que me envolve é um sentimento de júbilo, de múltipla felicidade em meu coração, de gratidão a Deus pela tua vida que surgiu, fruto do amor dos teus pais.

Os teus pais não te pouparam afeto, brincadeiras, cuidados, amizade, compreensão, diálogo e amor.

Você pôde sentir o sabor de rolar no chão com eles, que inventaram e reinventaram brincadeiras e histórias para te alegrar, para te ver crescer feliz.

Mas, lembre-se que a vida não é feita somente de alegrias e há momento que é necessário saber ouvir sim e indispensável saber ouvir não.

Aprenda que o não, existe porque onde há raízes, há limites que precisam ser impostos e respeitados, para que a árvore se desenvolva em equilíbrio e harmonia.

Então jamais esqueça os ensinamentos do teu pai e da tua mãe, que são as pessoas que mais te amam e os teus melhores amigos por toda a tua via.

Que a continuidade da tua história se mantenha alicerçada nos ensinamentos que recebeste. E que seja uma linda trajetória de conquistas e vitórias. Que a tua vida seja abençoada por Jesus e Maria e iluminada pelo Espírito Santo.

Você é uma menina estudiosa, responsável, simpática, solidária, amiga, atenciosa, amorosa, obediente... enfim você é dez, você é top. Continue assim e Jesus e Maria te abençoarão sempre.

Que a tua felicidade seja plena, minha neta!

Deus te abençoe. Parabéns pelos teus 15 anos!

Umbelina Marçal Gadêlha

02/05/2023

Umbelarte
Enviado por Umbelarte em 06/05/2023
Reeditado em 10/05/2023
Código do texto: T7781079
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.