RESUMO DO LIVRO: FERNÃO CAPELO GAIVOTA

RESUMO DO LIVRO: FERNÃO CAPELO GAIVOTA

FASES DA JORNADA DA ALMA HUMANA RUMO A PERFEIÇÃO

A FASE DO BATISMO, A IMERSÃO NA CONSCIÊNCIA DA LUZ CELESTIAL

Amanhecia, o Sol despejava a sua chuva de ouro.

A um quilômetro da praia, retornava um pesqueiro lançando na água as suas sobras de iscas.

O aviso percorreu o bando e centenas de gaivotas surgiram lutando pelo seu café matinal.

Jonata gaivota não era um ser comum, treinava sozinho e para o bando só interessava comer.

Para Jonata gaivota porém, a glória de viver era voar, sozinho, feliz, aprendendo.

Não sabia o porquê, mas sentia em si, a exigência de descobrir os limites possíveis do voo perfeito.

Tentava e tentava outras vezes, e se tornava numa massa de pena estatelando-se nas águas.

Certa vez quase conseguiu acertar, mas foi a pior das derrotas, caiu contra o mar e desmaiou.

Quando voltou a si era noite e sentia pesar-lhes as asas como chumbo, mas pesava-lhe o fracasso.

Treinando voo em alta velocidade em alguns dias, aprendera mais do que qualquer outra gaivota.

A FASE DA TENTAÇÃO DO eu carnal PENSANDO QUE É O CORPO, NEGANDO A LUZ, A VIDA

Não adianta pensou: jamais deixarei de ser uma simples gaivota, foi uma insensatez ser diferente. Serei como as outras gaivotas, não haverá desafios, nem derrotas.

Esforçava-se em ficar junto ao bando, circulando os barcos em busca de migalhas com seus irmãos.

Lembrava-se do conselho dos seus pais, que pediam para aprender sobre alimentos e como obtê-los.

Mas pensava: Não faz sentido ficar aqui e ali só atrás de comida, quando há tanto que aprender.

A FASE DO CASAMENTO DA ALMA, A CONSCIÊNCIA DA LUZ com o eterno EU.

Suas ideias, porém, não os deixava em paz, voando a baixa altura uma voz dentro de si lhe disse: Desça Jonata, gaivota jamais voa na escuridão, se assim fosse, teriam olhos de coruja, tinham mapas ao em vez de cérebro, tinham asas curtas de falcão.

Asas de falcão, sim, asas curtas de falcão, eis a solução, aí está a resposta. E lá estava outra vez ganhando altura na escuridão e encolhendo as asas como a do falcão, partiu para um mergulho alucinado. Num instante atingiu a velocidade limite, e sob o controle de sua soberana vontade, saiu do mergulho vertiginoso rente as ondas, e o mesmo impulso fê-lo subir como um foguete. E assim, realizou sua primeira acrobacia aérea, jamais conseguida por qualquer outra gaivota.

Louco de alegria, Jônata mal se continha em sua pressa de regressar e contar tudo ao bando.

Agora sim, havia uma razão para viver, a busca da liberdade, a vitória sobre a ignorância.

FASE DO JULGAMENTO DO FALSO PODER CARNAL E A CRUCIFICAÇÃO.

Quando por fim se uniu ao bando lá na praia, as gaivotas em severo conselho esperavam-no.

A voz do chefe se fez ouvir enérgica e solene: Jonata gaivota compareça ao centro por vergonha perante seus irmãos. Ninguém fala quando comparece ao centro, mas, Jonata disse: Só queria transmitir para meus irmãos o que aprendi, para que sejam livres, tão livres como eu.

Novamente o chefe falou: A irresponsabilidade não compensa, estamos neste mundo para comer, para sobreviver, a vida é uma incógnita e desconhecido é o futuro, você quebrou a nossa tradição.

E Jonata disse: É irresponsabilidade quem busca uma razão para viver, os meios e recursos para aprender mais e mais buscando sem cessar a perfeição? Deixe-me mostrar o que descobri. Mas sobre a praia caiu o silêncio. E as gaivotas voltaram-lhe as costas, o sinal de que fora banido.

O que desejava para o bando, Jonata tinha só para si.

A FASE DA RESSURREIÇÃO E A ASCENSÃO NA LUZ

Quando chegou a uma costa desconhecida pensou ter encontrado o paraíso e dirigiu-se para a gaivota mais velha, cuja idade lhe aumentava a força e a luminosidade e baixinho perguntou: Este lugar é o paraíso? E ela respondeu: Não, o paraíso é estar lá, onde você quiser, agora. O paraíso não é um lugar, nem um templo, o paraíso é ser perfeito, porque qualquer número é um limite.

Jonata regressou ao lugar de onde viera e ensinou a verdade a seus novos alunos, e quando todos estavam treinados disse: Vocês não mais precisam de mim. Agora é tempo de começarem a ensinar e jamais esqueçam do sentido do amor e da bondade.

Seus alunos queriam impedi-lo que ele se fosse, mas, Jonata não lhes deu tempo, num segundo, suas asas ficaram tão brilhantes que não se podia olhar para ele. E pouco depois pairando sobre a praia, começou a ficar transparente e o seu corpo luminoso foi desvanecendo no espaço infinito.

EU SOU A CHAMA DA VIDA NO CORAÇÃO
Enviado por EU SOU A CHAMA DA VIDA NO CORAÇÃO em 23/04/2023
Código do texto: T7770878
Classificação de conteúdo: seguro