O dia da Terra 22 de Abril

A data foi criada por meio de um protesto ambiental que ocorreu em 1970, liderada pelo ativista ambiental e senador estadunidense Gaylord Nelson (1916-2005).

A manifestação acerca dos temas ecológicos ocorreu em 22 de abril de 1970 nas cidades de Washington, Nova York e Portland; daí a escolha da data para comemoração do Dia da Terra.

Com o auxílio de diversas comunidades educacionais, somando aproximadamente 20 milhões de pessoas, o ativista realizou um grande movimento com passeatas e discursos que alertavam sobre as questões ambientais. Alguns dos temas abordados foram a poluição, a destruição do ambiente, o desmatamento e o efeito estufa.

 

Este dia foi criado  em 1970 e teve como princípio a proteção ao meio ambiente.

- Foram diversas reuniões, debates e conclusões de que algo precisaria ser feito em prol da natureza, pois, a terra corria risco de se tornar aquecida e com isto o derretimento das geleiras e consequentemente  o aumento dos níveis dos mares.

- Pelo que se sucedeu, quase nada foi feito e a poluição continuou e anos  depois os resultados estão aí e é irreversível o dano ambiental. Muitas espécies desapareceram e outras em vias de extinção.

- E o que os países poluidores, inclusive o Brasil tem feito para minimizar os efeitos decorrentes das ações do homem. Quase nada.

- Estamos aí assistindo o resultado disso: são enchentes ocasionadas pelas fortes chuvas em todo o país.

- Tudo isto está acontecendo, porque, os gestores mundialmente falando só se restringem em falácias de falas fáceis e não agem.

- Como dizia Raul Seixas na música " Discagem Estelar (DDI), " Não é só novena, terço e oração, Invés de resmungar, eu quero  é ver voces em ação".

- Ele estava certo: todos reclamam, mas, ninguém tem a coragem de sequer plantar uma árvore, por menor que seja.

- Não vou generalisar, sei que existe uma pequena parcela que se preocupa com o meio ambiente e aquecimento global, mas, ainda é muito tímida a ação.

- É preciso mais ações e principalmente dos governos, municipal, estadual e por fim, mas, teria que ser o início, o governo federal, que detém o maior poder e grana para investir.

- Assim, tenho consciência de que muito tenho feito pela nossa mãe terra, desde que tinha meus cinco anos, pois, vim de zona rural e lá, desde que consumia uma manga, abacate, laranja , cajú e outras frutas,  já cavava a terra e plantava. Ví muitas árvores e ainda vejo as que plantei e na minha cidade adotiva onde vivo, planto de tudo. Estou fazendo a minha pequena porção de contribuição. 

- Espero mesmo que o leitor tenha esta mesma atitude, pois, a cada um que tomar esta atitude teremos um a mais na defesa da nossa " Terra Mater".

- O dia da terra tem que ser comemorado, mas, com ações que minimizem os danos ao meio ambiente, pois, já sabemos que os recursos naturais são finitos  e por isso devem ser utilizados de maneira sustentável.

- Um dos maiores problemas em tudo isso, é o consumo de produtos de orígem do petróleo, causando danos ambientais, aquecimento do planeta e causando doenças no mundo.

- Outro fator que contribui com o aquecimento global, são as criações de animais, pois, já sabemos que eles ao ingerirem o capim, produz um gás prejudicial à nossa saúde e a saúde do planeta.

- Mas, pergunte a um criador de gado, se ele poderia parar com a produção de carnes. A resposta seria não. Eles não sabem fazer algo sustentável e nem se preocupam com esse tal aquecimento e o que vale para eles são as divisas que entram.

 

Consciência, ação e continuidade.

 

Plantio de mudas

img google

♧ plante uma árvore hoje mesmo.♧

 

Abraços ej...!!!♧♧♧

 

Ejedib
Enviado por Ejedib em 21/04/2023
Reeditado em 11/05/2023
Código do texto: T7769628
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.