Dr. Ives Gandra da Silva Martins:

Quero saudar em vida o amigo, confrade e professor, Dr. Ives Gandra da Silva Martins: baluarte da cultura e do civismo, emérito professor, inclusive Constitucionalista!

Recipiendário de diversas comendas, medalhas e diplomas, para as quais já não mais há espaço físico para expô-las na sua apropriada vitrina de méritos e honrarias. Quiçá possa ser patrono de uma comenda com seu onomástico pelo meritório cabedal jurídico...

Se eu pudesse resumir a sua personalidade em breves palavras, diria tratar-se de um cristão convicto, testemunho da sua fé e da sua religiosidade. Um homem que faz da sua profissão um meio de santificação pelo trabalho. Patriarcal consolidado através dos seus filhos, cujos herdeiros hão de cultivar a sua pessoa como exemplo de apóstolo.

Sua cátedra forjara grandes juristas e seus livros testemunham a sua cultura, tão decantada em verso e prosa com ensinamento educativo.

Tem uma obra de caridade anônima que nós ignoramos, porém salta aos olhos os resultados de sua benemerência social.

Filho do notável escritor longevo José da Silva Martins, de cuja prole advém a irmandade, entre eles do notável artista, virtuoso pianista, agora maestro João Carlos da Silva Martins. Enaltecer as suas virtudes é querer colocá-lo no vago e apertado nicho que lhe merece. Ainda bem que em nosso renomado sodalício: Academia Cristã de Letras, tem seu lugar cativo e nominal para abrilhantar sua personalidade!

Que mais posso dizer de um octogenário chefe de família, brasileiro patriota, advogado por profissão, professor fruto da sua exegese acadêmica?!

Não sei mais que dizer a não ser que o Senhor, nosso Pai, continue lhe abençoando.

S. Paulo, 8 de Abril de 2022

Chico Luz

Cadeira 09 da ACL

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 20/04/2023
Código do texto: T7768420
Classificação de conteúdo: seguro