"É o centenário do azul mais bonito..." - G.R.E.S. PORTELA

Portela... entre tantas declarações e definições de seus mais brilhantes filhos, posso eu ousar, em minha imensa inabilidade, te fazer essa homenagem pretensiosa? A verdade é que, sendo muito ou pouco, jamais poderia deixar que este dia terminasse sem fazê-la. Há cem anos atrás, tu, que era inspiração do divino, deixou a forma de luz e se assentou nesse chão, em solo sagrado de jongo, sob as vozes dos deuses dessa manifestação do profano mais sagrado: o samba. Tua alma ganhou imagem de águia, e é essa mesma que hoje abraça, como mãe, os teus amantes para o paraíso de tamborins e agogôs. É um sopro do infinito, um clamor. E se não houvesse Portela nesse mundo? Uma ferida se abre só de imaginar isso. Teu existir é dádiva, é amor vencendo ódio, é saber que toda tela esperar o seu colorir. É em tuas asas que rasgamos o céu opaco do morrer diário: não só conhecemos, viramos poesia. Essas páginas belas se diluem no teu lar: o infinito. O grito dessa águia é arte: abre-nos a porta para a beleza; e jamais deixamos de vê-la.

São cem anos. Parabéns ao meu amor.

Rodrigo Hontojita
Enviado por Rodrigo Hontojita em 11/04/2023
Código do texto: T7761230
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.