Tatiana Larroca dos Santos Pissinato, coordenadora professora da E E "Prof. Hélio Penteado de Castro"

É professora Tatiana de matemática.

Atualmente, desenvolve a Coordenação pedagógica na Escola Estadual " Professor Hélio Penteado de Castro" desde 2022. Atenciosa, ética e sabe canalizar as propostas dos professores e demandas de estudantes para o bem da educação.

Sua esperança é tornar a escola mais eficiente e democrática. Para tal, fortifica boas práticas de ensino e aprendizagem com o aval da DE e das Direção escolar.

Passos foram dados como acordo de seus pares na gestão escolar em relação a qualidade do ensino com cursos de capacitação, formação de docentes, leitura de textos de referências em educação, convidados especiais em tecnologias e mídias, psicologia especial de apoio para orientação dos professores, roteiro e pautas de ATPCG etc.

O estar presentes em cada sala de aula quando solicitada para resolução de conflitos e encaminhamento de projetos e passeios escolares, devolutiva aos professores em situações de educação, orientação específica de seus coordenadores de áreas, encontros com pais ou mães, planejamento e execução de coordenação e com a Direção escolar sobre as temáticas relevantes e da vida escolar conforme calendário e agenda escolares.

Encontros ou convocação de gestores ou coordenadores pedagógicos pela DE.

Sua atuação se direciona à escola democrática e à formação de cidadãos éticos e capazes de autonomia relativa às esferas presentes da vida escolar, suporte para ensino e aprendizagem criativos e efetivos, investimento na formação dos estudantes para o mercado de trabalho etc.

Queremos parabenizar por seus esforços, coragem, autodeterminação, foco, tenacidade, empenho na atenção a cada grupo ou a cada professor em particular em seus desafios e suas buscas de aprimoramento e solução de questões diárias relativas à vida escolar e à sala de aula, com o olhar pedagógico em soluções e na praticidade cotidiana.

Reconhecer e objetivar questões, identificar soluções, possibilitar metas e objetivar coletiva e democraticamente os princípios e condições para que a escola avance no processo de qualidade de ensino.

Sabemos o quanto vem ouvindo, aprendendo à medida de sua observação, ponderação, reflexão e estudos sobre a pedagogia atual, aprimoramento pessoal de textos educacionais etc.

Que, após este segundo ano de experiência em 2023, possa alavancar seu potencial e utopias de pessoa, professora e coordenadora, pois no conjugação de redes e efetivação de resultados, veja o quanto foi instigante e profícuo seu projeto de vida em si e conosco.

Sua energia de edificar se consolide o mérito de que a educação é rede viva e se constrói a cada passo e juntos. Retomadas e avanços, ensaios e acertos, apesar de tantos sacrifícios e receios.

Pois, consorte ao dizer do poeta lusitano Fernando Pessoa:

Mar Portuguez (no original é com z)

Fernando Pessoa

"Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu."

Nota: Fernando Pessoa - Trecho do poema "Mar Português. Edições Ática: Lisboa. 1959.

E eu J B Pereira dialogo com F. Pessoa, ainda compilei poema, assim:

OS VERSOS FALAM

J B Pereira

Nos versos de arcanos passos,

O poeta finge coisas iniludíveis,

De luz e trevas como compassos

De momentos e atos volúveis...

Se a vida é tão tristonha?...

Invente-a com ousadia!

Se a dor for deveras tamanha?...

Ele a desnuda como alquimia!

Não há nada que o verso

Não queira ludificar, brindar, lidar...

A resposta está no mistério do poema!

Viver a vida ainda “vale a pena”,

A cada pessoa, diz Pessoa a vibrar,

“...Se a alma não é pequena....”

J B Pereira em Momentos Poéticos (2006, p. 23) em versão digitalizada em Recanto das Letras:

https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6549153

J B Pereira

Professor e escritor

29/03/2023.

J B Pereira e https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6549153
Enviado por J B Pereira em 29/03/2023
Código do texto: T7751867
Classificação de conteúdo: seguro