DIA MUNDIAL DA POESIA

O Dia Mundial da Poesia foi criado na XXX Conferência Geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1999, para homenagear a poesia, promover a diversidade das línguas e intensificar os intercâmbios entre culturas. Essa data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa.

Mas você sabia que a poesia é mais antiga que a própria escrita?

Os contos indianos que datam há mais de mil anos a.C. e a odisséia de 800 a.C. parecem ter sido compostos de forma poética para ajudar na memorização e na transmissão oral nas sociedades antigas.

Com fragmentos poéticos encontrados em antigos monólitos e pedras únicas, a poesia compreende aspectos metafísicos, no sentido de sua imaterialidade e da possibilidade desses elementos transcendem ao mundo fático. Este é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.

A poesia alimenta a alma, tempera o dia e acalenta os corações. O poeta nos faz ver, sob a aparência das coisas de todo dia, a verdade profunda de um mundo contraditório. Ele quer que as palavras signifiquem em si e por si, alguma coisa que são elas próprias sob a forma de poema.

A poesia possui algumas características estruturais, como métrica, rima e refrão. Mas não significa que poesia, para ser poesia, tenha de apresentar fielmente esses pontos. Grande parte da poesia do modernismo, por exemplo, abdicou desses conceitos e cultivou o verso livre (abandono da métrica), as estrofes irregulares e o verão branco, ou seja, sem rima. O que, não impede que "subitamente na esquina do poema, duas rimas se encontrem, como duas irmãs desconhecidas", como nos ensina o poeta Mário Quintana.

Lírio Reluzente
Enviado por Lírio Reluzente em 21/03/2023
Código do texto: T7745398
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.