PIQUE-PIQUE

E assim

nasceu o "pique-pique" ... Adriano Marrey

Gerações de estudantes veteranos do ensino médio competiram pela formação do folclore acadêmico mais rico, ou melhor, pelo que se chama de suas "tradições".

Foram os alunos de um grupo próximo a 1930 que criaram, um dia, o popular "pique-pique", que hoje todo mundo canta nos feriados.

Poucos sabem sua origem singular. Guilherme de Almeida, a quem reportava o querido amigo Lauro Malheiros, escreveu em sua comovente memória intitulada "Rosas no inverno", que três alunos, do grupo formado em 1927, eram então amigos inseparáveis ??nos horários da boemia. Um deles - Ubirajara Martins de Souza - usava um bigode extraordinário com pontas finas e retorcidas na parte superior e por isso foi apelidado de "pique-pique". Outro foi Mário Ribeiro da Silva, "inteligência viva e senso de humor apurado" e que apreciava os mais austeros interlocutores, proibindo frases desconexas no meio das conversas, como esta: "Até mais, hein? Meia hora ..." . O terceiro foi Aru Medeiros; e juntos formamos o grupo de "Pudim" ...

Uma noite, enquanto bebiam o seu "chope", no bar Pérola do Douro, por ser aniversário de Ubirajara, Mário brindou-o a gritar: "Pique-pique, pique-pique, pique-pique". Ubirajara então respondeu: "Meia hora, meia hora, meia hora." Portanto, emendar com "Rá-rá-tchin-bum", foi um raio. O hino do "Pudim" foi levantado, o grito de guerra de todo o aluno.

Guilherme de Almeida lembrou que "no dia seguinte o Marajá de Kapurtala visitou a Faculdade de Direito. Entre outras manifestações, recebeu o primeiro 'pique-pique' oficial nas faces ilustres. Língua falada no Brasil" ...

Lauro Malheiros concluiu - "assim nasceu o 'pique-pique' em São Paulo. Entre os alunos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco".

Lauro Malheiros, Ubirajara Martins de Souza e Mário Ribeiro da Silva
Enviado por CHICO LUZ em 08/03/2023
Código do texto: T7735128
Classificação de conteúdo: seguro