O toque do bombo
As apresentações da Sociedade Lítero Musical Primavera na Festa do Divino de Poções eram sempre recheadas de belíssimas músicas. Naquela época, a banda tocava em um enorme barracão de palha, chamado “pavilhão”, onde eram realizados os leilões em benefício da Igreja Católica.
Há uma história engraçada que sempre acontecia nos intervalos das apresentações, quando os músicos sumiam pela festa, seja para namorar ou para beber em alguma barraca com amigos.
Isso deixava o Mestre Nadinho extremamente irritado, pois quando acabava o intervalo, ele tinha que sair procurando todos os músicos no perímetro da festa. Mesmo com a determinação de não se afastarem muito do pavilhão, não tinha jeito, pois um ou outro acabava indo beber um pouco mais longe.
A ideia que o Mestre Nadinho teve para convocar todos os músicos sem maiores irritações foi subir no palco, pegar o bombo e dar alguns toques. Com isso, os músicos entendiam através das batidas compassadas do bombo que era momento de retornar ao palco, pois já estava no horário de iniciar novamente a apresentação musical.
As pessoas da plateia ficavam atônitas com aquele som, pois não compreendiam o que aqueles toques representavam. No final das contas, o que importa é que realmente funcionavam. Bastavam alguns toques e logo os músicos já estavam ocupando os seus lugares no palco para tocar novamente.