Lá vem a banda, Santo Antônio!

Numa conversa com Dona Natália Borges (1917–2020) e seu filho Antônio Borges (?-2023) em novembro de 2019, ouvi histórias interessantíssimas sobre a Lítero Primavera, mas esta foi uma das que mais me chamaram a atenção.

Ela contou que, quando criança, seu pai era o “festeiro” do povoado de Morrinhos, sendo o responsável por organizar a Festa de Santo Antônio. Isso, em meados da década de 1930.

Era tradição aguardar todos os anos a chegada da Filarmônica de Poções — BA para o início da missa na igreja de Santo Antônio, que também tinha a participação da banda. Num determinado ano a banda chegou com um certo atraso, provavelmente pela dificuldade de viajar nos cavalos transportando os instrumentos ou pelas paradas nos bares da estrada.

O padre não aguentou mais a demora da banda e deu início à missa, já com atraso. No meio da celebração, os devotos começaram a escutar o som da banda se aproximando, ritmada e cada vez mais alto.

Alguém que estava assistindo a missa gritou, cheio de agonia:

— Pare a missa, seu Padre! A banda já vem chegando e a gente quer ver!

Não teve jeito, o padre teve que parar a missa até a banda chegar e tomar o seu lugar, para a alegria de todos e de Santo Antônio, que observava do altar.

Antonio Leandro Fagundes Sarno
Enviado por Antonio Leandro Fagundes Sarno em 13/02/2023
Reeditado em 15/02/2024
Código do texto: T7718461
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.