Antonio Deocleciano de Souza “Tonhe Faca Doida” (1935-1993)

Antônio Deocleciano de Souza, que era popularmente conhecido como “Tonhe Faca Doida”, nasceu no distrito de Ibiporanga, Município de Iguaí — Bahia, no ano de 1935. Veio de Ibiporanga para Poções no ano de 1956 e começou a estudar música com o Mestre Nadinho dois anos após a sua chegada. Foi Servidor Público Municipal, trabalhando por vários anos no Setor de Tributos da Prefeitura de Poções. Dedicado e apaixonado pela música e pela filarmônica de Poções, tornou-se um dos melhores trombonistas da região, assim como seu amigo, Alcides “Bordado”. Também chegou a trabalhar como alfaiate no Beco dos Artistas, centro da cidade de Poções, ao lado do Mestre Arnóbio Alfaiate por muitos anos.

Tocou cavaquinho, banjo, sanfona e violão, mas foi no trombone de pistos que encontrou o verdadeiro amor pela música e pela Filarmônica. Não é exagero dizer que Tonhe Faca Doida, assim como Alcides “Bordado”, Zoma, Pia Soldado, Arnaldo Fagundes, Romeu Macêdo, Antônio da Silva Fagundes, Quito Fagundes, Gildenor Andrade, Valmir Fagundes, Leto Esquivel

, Zelinho Fagundes, Saturnino, Jânio Buchudo, Constâncio, Wassil Schettini, Humberto Schettini, Eunápio Nápoli, dentre outros, fez parte de uma geração que se dedicou à música por puro amor.

Foi Vice-Presidente da Sociedade Lítero Musical Primavera, de 1973 a 1975; Tesoureiro, de 1975 a 1979 e Presidente, no período de 1979 a 1983. Diante do amor e da dedicação que teve à Filarmônica Primavera e da dedicação dos seus filhos para com a Filarmônica 26 de junho, sua história deve se manter viva, parte de um processo contínuo de reconstrução das memórias de Poções.

Antonio Leandro Fagundes Sarno
Enviado por Antonio Leandro Fagundes Sarno em 13/02/2023
Reeditado em 15/02/2024
Código do texto: T7718394
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.