BAIANDEIRANDO

Dar um depoimento sobre Newton Reis Rocha, nosso Baiandeira, no mínimo, seria mais que uma obrigação dos amigos e de toda a comunidade Itabirana, tamanha a sua importância para essa cidade. Newtinho Baiandeira como era mais conhecido, foi um cidadão que viveu mais do que todos nós, a alma de nossa gente. Sua obra sempre retratou essa cidade como poucos. Eu tenho a clareza de que Baiandeira foi tão importante para nós, como o Poeta Drummond, com a diferença que um era de família abastada e o outro um simples operário da arte de nosso cotidiano. Enquanto aquele foi parar em todos os cantos do mundo e claro por ter uma grandeza ímpar em sua arte, o outro aqui, tão grande quanto, esteve o tempo todo engrandecendo nosso dia a dia, com sua arte não menos importante.

Baiandeira com centenas de composições, artigos e crônicas, retratou em tempo real, o viver da alma Itabirana em todas as suas nuances. Com toda a sua trajetória artística, que tanto nos orgulhava, sou da opinião de que nossa sociedade passou a ser grande devedora desse artista que jamais impunha sua vontade a alguém, apenas e tão somente por ser uma pessoa generosa e humilde, nunca o vi sendo um ditador. Sua cultura acima da média nos era colocada absurdamente de graça e sempre a todos que quisessem dela beber. Não tive o privilégio de ser seu parceiro em composições como outros artistas itabiranos tiveram; a exemplo de Binho, meu irmão ou Luiz Bira e outros, mas nutria e nutro pela sua arte, a maior admiração e o maior respeito e tenho absoluta convicção de que ele também admirava meu trabalho posto que, me confessara isso, certa vez. Premiadíssimo em vários festivais de MPB Brasil a fora e autor de uma das mais belas canções já produzidas por essas plagas, “O Trem que leva Minas”: por si só, traduz com perfeição a preocupação do artista com o futuro de nossa cidade. Veio de Coronel Fabriciano ainda menino e nunca mais deixou nossa terra. Um Newton Baiandeira, não se encontra em qualquer esquina, simplesmente porque quem nasceu em dia de Reis jamais deixará de ser uma Majestade. O fato é que: não é possível pensar em Itabira sem respirar em cada canto da cidade, a Arte de Newtinho Baiandeira.

por: Marçal Filho

30/12/2021.

Marçal Filho
Enviado por Marçal Filho em 12/02/2023
Código do texto: T7717843
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.