Os Sonhos não têm cores

''Hoje eu acordei com uma idéia...

Não é a coisa mais difícil do mundo, mas também pode demorar muito tempo pra acontecer...

Pra lutar por essa idéia eu tenho que ser forte, tenho que segurar a água nos olhos, tenho que agüentar a dor de dentro e mostrar que agüento qualquer coisa...

Tenho que superar a perda do tempo, a falta da família e o medo da vida, tenho que aprender a viver sozinho. Pode ser estranho no começo, mas logo a gente acostuma (a gente sempre acostuma)...

Já perdi o sono pensando nisso, virei noite atrás de noite procurando respostas, encontrando perguntas, chegando à... Na verdade não cheguei à nenhuma conclusão... E pelo que percebo, vai demorar um bom tempo pra eu ter alguma resposta...

Enquanto os brancos estão nas ruas, destruindo futuros, tirando vidas inocentes, estamos aqui: Obrigados a nos esconder como animais, feito cão de rua com medo e passando fome...

Nossos olhos não são claros como o céu, nossa pele não é branca como a seda, mas somos iguais aos filhos, aos pais, aos amigos, a cada um deles. Somos, não melhores, mas simplesmente iguais em todos os sentidos...

Somos fortes como a terra que sustenta à todos, nossa beleza contorna e acentua nossa raça, nosso orgulho, nosso passado sofrido, porém injustamente condenado por muitos. Somos intelectos também. Temos capacidades, desejos e vontades. Não pedimos uma humilhação por parte de ninguém, só o que queremos é que nos reconheçam, que lembrem-se de nós e dos nossos filhos. Queremos viver em paz como cidadãos que somos, ora: Temos ou não o direito à vida livre??

Eu não quero ligar a TV e ver que mais um irmão perdeu a vida, que mais uma família chora a morte de um ente...

Sabe por que é tão complicado entender o que queremos?? PORQUE NÃO QUEREMOS NADA!! ''Só um dia poder acordar e não ser reconhecido pela cor que tenho, mas pelo que posso oferecer às pessoas''... Uma conversa descontraída, um papo bacana, um namoro feliz, um família constituída, segurança aos que me rodeiam...

Por que somos vistos apenas como sambistas ou jogadores de futebol?? Deixe-nos mostrar a nossa verdadeira capacidade. Aí sim todos saberão de onde veio Zumbi, King, Gandhi e outros grandes...

Há várias formas de se provar o valor de uma pessoa, mas creio que a maior delas foi a minha raça quem provou: Resistindo às injustiças e humilhações ao longo da história de minha etnia...

Por isso, não teremos medo de vândalos e racistas, não seremos afugentados por esse preconceito que domina-lhes a alma nem oprimidos por palavras e ofensas... Não adianta lutar contra um povo que já tornou-se nação. Nossa alegria nos move, sempre com lindos sorrisos no rosto e orgulho de sermos quem somos.

O que vocês ganharão promovendo tanto medo?? É o que não me interessa... Eu vou viver, vou sair, vou estudar, vou trabalhar, vou suar, vou sorrir, vou chorar, mas é assim que construirei a minha vida... Creio que um dia vamos vencer essa batalha, mas não me pergunte quando, pois lutamos sem armas, lutamos sem defesa... Na verdade, não lutamos... Só queremos o que é nosso por direito: Um pouco de respeito, uma dose de amor e, principalmente, paz a todos os corações''.

À Natália Augusto