Não Tinha Muito e Tinha Tudo
Praticamente a cidade inteira o conhecia. Não era assalariado , não usava roupas de marca, o chinelo armengado , amarrado com linha de pesca, pregado com prego. Não tinha vaidade e nem tempo duro pra ele. No sol ou na chuva , era a mesma disposição.
Frequentemente o via descendo a Rua Abmael Nogueira - a mesma onde arrebentei muitas vezes a cabeça do dedão do pé nas disputas de gol a gol com meu amigo Luan de Fuló - cantando uma melodia engraçada ou passando montado em um cavalo ao lado de seu tio Milton Dudé.
Alegre,forte,corajoso ,um guerreiro que possuía como sua principal arma , o amor, como escudo , a paz. Sua única renda era devido aos serviços prestados a vizinhança: um recado ali , outro acolá , limpava quintais ,entre outros. Com o dinheiro pedia alguém que comprasse uma carteira de cigarro , e que o troco fosse gasto com balas, pirulitos ,salgadinhos e pipocas para as crianças. Elas o amavam. Inclusive havia um garotinho ,filho de mãe solteira, que dizia que ele era o seu pai. Cuidava dos meninos com um carinho paterno. Enquanto jogava fumaça pra cima ,sentando na calçada da sua casa, ficava olhando-os comerem, vigiando-os atentamente aqueles inocentes ,como faz um bom pastor com seu rebanho. Ele poderia com o dinheiro ganho , em vez de ter feito a alegria da garotada, comprado mais carteiras de cigarro, no entanto, desejava algo mais: a felicidade dos que estavam ao seu redor. Amava ao próximo como a si mesmo. Diferente de muitos aqui na nossa cidade, egoístas,vaidosos ,
avarentos que só pensam em seu bem estar. Sim , ele, era viciado . Fumava muito. Mas pra quê vício pior do quê o amor ao dinheiro ?
Um homem pobre, humilde ,sem renda fixa e tão generoso e cuidadoso com o próximo.
Não sei se chegou a ler a bíblia ,mas fez uma coisa muito importante. Colocou em prática os versículos 25-34 do capítulo 6 de Mateus : “ Por isso vos digo : não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo,quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário ?...”
Aos olhos da sociedade era apenas mais um. Aos olhos de Deus era uma obra prima.
Acasio Nogueira , vulgo Tio Cássio.
Vivo em nossas memórias .