Corpo de Bombeiros, verdadeiros Heróis

Fevereiro de 2019

Relato (nada) breve de um dia em Brumadinho

O respeito que sempre tive pela profissão “bombeiro”, transformou-se. Uniu-se a admiração!

Alguns amigos e eu nos voluntariamos em Brumadinho, córrego do feijão, como auxíliares naquele fatídico e doloroso acidente em um “lago” de rejeitos de mineração. Pudemos acompanhar parte dos trabalhos que estes valorosos e heróicos seres executam. Saem pela manhã, com uma determinação que a gente às vezes não acredita que exista em um ser humano normal. Vão para o meio da fétida e tóxica lama, “nadam”, vasculham, escavam, recuperam ...salvam!

Voltam exaustos, pesarosos, com tanta sujeira pelo corpo que a maioria fica irreconhecível, não parecem os mesmos que saíram em busca de salvamento horas atrás. Vê-se pelas fisionomias (aquelas onde é possível divisá-las nesse primeiro momento do retorno deles), um misto de sentimento de missão momentaneamente cumprida, ainda que com poucos reais “frutos” no trabalho realizado até aquele momento, aliado ao sentimento de que poderiam ter feito mais (como se também fosse humanamente possível!). Lia-se realmente e claramente em seus rostos!

Antes desta experiência, erroneamente pensava que o profissionalismo era o ponto máximo deles, pois isso é notório. Mas não! Percebi claramente que é o Amor à profissão, e principalmente Amor ao próximo (humano ou não humano) no seu real sentido.

Das centenas de homens e mulheres bombeiros ali presentes, não vi um único sequer com cara “amarrada” ou demonstrando não querer estar ali, ou por irá, demonstrando insatisfação por realizar tal tarefa. Não vi um único bombeiro sequer com o qual, tanto no cumprimento do seu dever quanto no falar, no agir, no tratamento conosco e com os demais, a educação e o respeito não estivessem presentes. Lá encontravam-se profissionais de todos os cantos do país, e em todos podíamos observar as mesmas atitudes, o mesmo respeito à vida.

Lá não presenciei, nem pelos profissionais ou por nenhuma das dezenas de voluntários, nenhum tipo de cobrança por justiça, nenhum tipo de tentativa de apontar ou encontrar culpados. Somente o querer em ser útil, somente o pensamento no ser vivo, na vida, e só! Como isso me emocionou (e ainda me emociona).

São estes sentimentos e atitudes que o momento necessita e clama desesperadamente por eles, principalmente em respeito às famílias envolvidas.

Me voluntariei neste momento de dor para auxiliar de alguma forma. Ao conhecê-los vendo-os executando suas árduas e penosas tarefas, fiquei extremamente envergonhado. Minha ideia era levar um pouco do meu apoio, apoio físico, mas também, silenciosamente, apoio no pensamento e sentimento, algum apoio espiritual. Apesar de tê-los cumprido da forma em que me propus, senti-me um “grão de areia” em meio àquelas centenas de “rochas” humanas e suas reais contribuições. Senti-me verdadeiramente andando em meio a gigantes! Por várias vezes “fugi” para dentro de um dos banheiros espalhados no local, somente para chorar. E como chorei! E comprovei por algumas vezes que eu não era o único a se utilizar deste artifício.

E dentre tantos heróis humanos, conheci também alguns heróis de quatro patas. Vão junto aos bombeiros para o meio daquela lama, farejam, guiam, apontam...salvam. Voltam com alto grau de exaustão, enlameados e famintos. Após tomarem banho, avaliações médicas, reenergizados, e assim como seus companheiros humanos, voltam com a mesma tenacidade e determinação de outrora.

Agradeço ao Tenente Linke por ter me proporcionado tal oportunidade e a todo Corpo de Bombeiros por permitir-me presenciar e sentir este lado do ser humano heróico e amoroso, tão necessário, escasso e tão procurado por nós que buscamos a Paz, que desejamos a Paz que trabalhamos pela Paz.

Em meio a tanta dor, angústias e sofrimentos gerados por tão fatídico episódio, a intensa dor que em meu peito insistia em perdurar desde o primeiro momento, apesar de ainda presente, um pouco se abrandou, pois pude sentir a presença de Deus naquele lugar, principalmente pelo Amor emanado pelos corações daqueles valorosos seres, compondo o rol dos verdadeiros heróis da humanidade.

Jaider Castro
Enviado por Jaider Castro em 20/01/2023
Código do texto: T7699814
Classificação de conteúdo: seguro