Carta de Affonso Manta a Cyro de Mattos

No dia 25 de Junho de 1985, o poeta poçoense Affonso Manta escreve um texto ao também poeta, Cyro de Mattos, da cidade de Itabuna – BA. Influenciado pelo livro “Lavrador Inventivo” de Cyro Mattos, Affonso escreveu um poema intitulado “O poeta Cyro de Mattos visita o Rio Cachoeira”, datilografando-o na própria carta enviada a Mattos.

Cyro de Mattos nasceu em Itabuna - BA, em 31 de Janeiro de 1939, tendo graduado-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia em 1962. Atuou como redator do Diário de Notícias, Jornal do Comércio e O Jornal, no Rio de Janeiro; colaborou com artigos e contos na revista A Cigarra, Cadernos Brasileiros e Leituras e no suplemento do livro do Jornal do Brasil. Também escreveu para a Revista da Bahia (Salvador), Exu (Fundação Casa de Jorge Amado), Quinto Império (Gabinete Português de Leitura da Bahia), Cultural A Tarde (Jornal A Tarde, Salvador), O Escritor (União Brasileira de Escritores, São Paulo), Jornal A Tarde (Salvador), Jornal da Manhã (Sergipe), Tribuna do Escritor, RioArtes (Rio de Janeiro), Suplemento Literário de Minas Gerais (Belo Horizonte), Revista de Literatura Brasileira (São Paulo) e Literatura.

O livro de Cyro de Mattos “Lavrador Inventivo” foi lançado pela Editora Cátedra no ano de 1984. Para o poeta Affonso Manta, o livro pareceu “obra serena, madura, um depósito de boa safra, para pensar suas expressões apropriadas”, referindo-se à maneira como Cyro de Mattos escrevia.

Affonso Manta finaliza a sua carta pontuando: “Seu excelente livro me fez recordar os meus tempos de menino em Iguaí, e as águas do Gongogi me lavaram a alma de novo. Obrigado, poeta”. Talvez, quando os poetas deixem este mundo, eles usem como traje um gibão verde e, no seu burro perene, resolvam visitar as lavadeiras do Rio Cachoeira. Viva os poetas e a poesia!

BRASIL, Assis. Cyro de Mattos, vida e poesia. Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/cmattos4.html. Acesso em: 4 jan. 2023;

JORNAL DA MANHÃ. Itabunense Cyro de Matos toma posse como imortal da Academia de Letras da Bahia | Globo Play. Disponível em: http://globoplay.globo.com/v/5438821/. Acesso em: 4 jan. 2023;

MANTA, Affonso. Carta escrita pelo poeta Affonso Manta a Cyro de Mattos em 1985. O autor do texto possui uma cópia nos seus arquivos digitais.

SOARES, Feitosa. Jornal de Poesia - Cyro de Mattos. Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/cmattos.html. Acesso em 2 de jan. de 2023

Antonio Leandro Fagundes Sarno
Enviado por Antonio Leandro Fagundes Sarno em 04/01/2023
Reeditado em 04/01/2023
Código do texto: T7686673
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.