Alcides Tourinho (Alcides Bordado)

Alcides Tourinho ficou conhecido em Poções como Alcides “Bordado” por conta do seu ofício como alfaiate. Trabalhou por muitos anos nesta profissão em uma pequena rua do centro de Poções, mais conhecida como Beco dos Artistas ou Beco do Fuxico. Era ali que as notícias importantes circulavam rapidamente, boas ou ruins. A maioria dos que trabalhavam naquele beco eram músicos nos horários de folga.

A música sempre foi uma forma que a classe trabalhadora de Poções encontrou para se divertir e, de uma certa maneira, alcançar prestígio social através da Sociedade Lítero Musical Primavera. Era nesse lugar que o pedreiro, o padeiro, o alfaiate, o carpinteiro, o servidor público ou o barbeiro podiam vestir uma bonita farda e exibir o seu talento musical para as classes dominantes da época.

Alcides Bordado iniciou os seus estudos musicais aos 22 anos de idade, com o Professor Arnaldo Lago Fagundes, na escola de música da filarmônica de Poções. Acabou se tornando professor da escola de música, ao lado de Arnaldo Fagundes.

A participação de Alcides Bordado na Filarmônica Primavera faz parte das memórias e das referências culturais de Poções. Memórias e referências estas, que por serem um patrimônio imaterial e intangível, merecem toda a atenção e proteção da própria sociedade e dos poderes públicos.

A Confederação Nacional de Municípios – CNM esclarece que “uma das funções da memória é a capacidade de conservar vestígios que pertencem a um tempo passado”. Mas quais são esses vestígios? A própria CNM diz que “vestígios são lembranças, pensamentos e impressões acumulados ao longo da vida, resultantes de experiências pessoais e coletivas” (CNM, 2015). Não há como separar a história de Poções da sua filarmônica, pois ambas dependem uma da outra enquanto justificativa de existência.

A riqueza sonora que ecoou pelas ruas e bares de Poções – BA através do trombone de Alcides Bordado foi silenciada pelo destino de todos os homens, mas jamais será apagada da memória coletiva e da história. Hoje, mantendo a tradição do trombone de Alcides Bordado, seu filho Valdemi Pinheiro de Matos faz questão de tocar todos os anos na Festa do Divino de Poções.

A Alcides Bordado, as nossas mais sinceras homenagens por toda a sua dedicação à nossa filarmônica.

Referência:

Confederação Nacional de Municípios – CNM. Como elaborar inventário das potencialidades culturais dos Municípios – Brasília: CNM, 2015, p17

Antonio Leandro Fagundes Sarno
Enviado por Antonio Leandro Fagundes Sarno em 11/12/2022
Reeditado em 11/12/2022
Código do texto: T7669376
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.