Manoel Gonçalves Pia (Pia Soldado)
Manoel Gonçalves Pia, conhecido como Pia Soldado, era policial militar da reserva, músico e apaixonado pela Lítero Musical Primavera. Tido entre os músicos mais antigos de Poções como um grande trompetista, iniciou sua carreira musical na Sociedade Lítero Musical Primavera ainda com o Mestre Nadinho, entre as décadas de 1960 e 1970. Esteve em uma das mais importantes formações, que tinham: Jânio Buchudo, Antonio Deocleciano de Souza (Tonhe Faca Doida), Tião Saxofonista, Romêu Macêdo, Arnaldo Fagundes, Eronildes Barreto Lemos (Zoma), Gisélio Fagundes (Zelinho), Xirico, Wassil Schettini, Alcides Bordado, Antonio da Silva Fagundes (Tonhe Fagundes), Evangelista (Jota Melo), dentre outros.
Com o fim da Sociedade Lítero Musical Primavera, Pia Soldado chegou a desfilar algumas vezes com a Banda de Música da Polícia Militar de Vitória da Conquista, durante os festejos do Divino em Poções, na década de 1990.
No documentário de Fábio Ferreira Agra (2009), Pia falou com tristeza visível que não existiam mais os antigos músicos que participaram da Sociedade Lítero Musical Primavera: “tinha Zelinho, não existe mais... tinha Alcides Bordado, não existe mais... Antônio Faca Doida, não existe mais... Tião, não existe mais... por último agora foi o meu amigo Zoma, que Deus levou”.
Este trecho do documentário retrata a dor da saudade dos velhos amigos e da velha Filarmônica, ambiente de muitas amizades, muitas farras e muito amor pela música. Percebe-se pela forma como Pia se expressou no documentário de Agra (2009) que a banda era um ambiente onde a verdadeira amizade imperava. Segundo Pia, para fazer parte da Filarmônica naquela época, não bastava saber ler partitura e tocar um instrumento. Tinha que ter um vínculo afetivo forte e um respeito mútuo entre os membros. E, para além da dor da perda dos velhos amigos, fica claro no documentário de Agra (2009) que para Pia, era impossível resgatar a memória e os tempos áureos da antiga Sociedade Lítero Musical Primavera.
Pia foi um exemplo de saudosismo e de respeito aos velhos amigos. Prestamos à sua memória, as nossas mais sinceras homenagens!
Referência:
AGRA, Fábio Ferreira. LÍTERO-MUSICAL. Direção e Produção de Fábio Ferreira Agra. Poções - BA, 2009.