Antônio da Silva Fagundes (Tonhe Fagundes)

Antônio da Silva Fagundes, conhecido como Tonhe Fagundes (1907-1993), foi filho de Manoel Archimino Fagundes de Souza (1874-1915) e Josina da Silva Fagundes (1875-1972). Era o mais novo entre os irmãos Bernardo da Silva Fagundes – Mestre Nadinho (1900-1974), Alcides da Silva Fagundes (1898-1969) e Lício da Silva Fagundes (?). Seus avós paternos foram: João Archimino Fagundes de Souza (?) e Antônia de Jesus Coimbra (falecida em 1875). Seus avós maternos foram: Licínio Cypriano da Silva (1850-1891) e Maria Bernardina da Rocha (1852-1892).

João Archimino Fagundes de Souza foi nomeado Coletor da Villa de Victoria no dia 12 de Maio de 1885, tendo como fiador o Tenente Coronel Marianno José Ponte (BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL BRASIL, 1885). De 8 de Abril de 1891 a 29 de Maio de 1898, pelo Partido Republicano Progressista – PRP, o mesmo João Archimino Fagundes de Souza foi nomeado Intendente do Município de Poções – BA, pelo então Governador da Bahia, José Gonçalves da Silva, do Partido Republicano Federal – PRF (WIKIPEDIA, ano: ?) (BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL BRASIL, 1886). O Diário Oficial da União do dia 8 de Agosto de 1894 (quarta-feira), publicou a sua nomeação para o Comando Superior da Comarca de Condeúba – BA, como Major Secretário Geral (JUSBRASIL, 1894, p. 2899).

Neto de João Archimino Fagundes de Souza, Tonhe Fagundes iniciou na música ainda muito jovem. Aos 13 anos já era o caixista oficial da Sociedade Lítero Musical Primavera. Sua primeira apresentação oficial na banda foi na Festa do Divino de 1920, dia 20 de Maio. Após um tempo tocando caixa, passou pelo Saxhorn em mi bemol (trompa de banda) até iniciar os estudos com o famoso contrabaixo (Tuba Souzafone em mi bemol), instrumento ao qual dedicou exatos 60 anos da sua vida.

Integrou a Lítero Musical Primavera de 1920 até 1988, sendo o músico que mais tempo permaneceu na formação da banda. Deixou uma grande contribuição para o funcionamento da Filarmônica Primavera por 68 anos. Chegou a ser o Presidente da Sociedade Lítero Musical Primavera, de 1975 a 1977 e de 1977 a 1979, tendo como membros da diretoria: Antenor de Sá Moraes, Antonio Deocleciano de Souza, Rômulo Romeu Macêdo, Arnaldo Lago Fagundes, Renato Schettini, Otoniel Monteiro Costa, Ademar do Carmo Santos e Diolino Xavier Luz.

Trabalhou como marceneiro e também atuou no Tabelionato da Comarca de Poções – BA, junto com o seu primo Vilobaldo Macêdo. Apaixonado pela música e pelas farras, que sempre estavam associadas às apresentações da Filarmônica.

Lembro com muitas saudades do convívio diário que tive com vovô Tonhe Fagundes e, embora nunca tivesse assistido as suas apresentações com a Sociedade Lítero Musical Primavera, sempre gostei de ouvir as belas histórias que contava sobre a Filarmônica. Geralmente chegava cantarolando algum dobrado lá em casa, todo finalzinho de tarde, andando com passos lentos e as mãos para trás. Entrava cumprimentando a todos, deixava o seu chapéu de massa em cima da mesa e se sentava em frente à TV para assistir à novela, cochilando a maior parte do tempo.

Em sua casa havia um porta-chapéus na sala, com o quepe da Filarmônica no lugar mais alto. Na gaveta, algumas partituras feitas à mão que eu não podia compreender.

O significado daquele lugar sagrado foi sendo construído e reconstruído na minha cabeça ao longo dos anos. Nada de livros ou papéis para serem lidos ou algo que os meus olhos pudessem continuar contemplando. Apenas memórias, o verdadeiro legado que ele me deixou.

Lindas memórias para serem ressignificadas em meu coração com o passar dos anos, e muita saudade! Se há dias em que Poções amanhece triste, talvez seja pelo fato de que os sons da sua “furiosa” não ecoem mais pelas ruas e praças, acompanhadas pelas linhas sinuosas do contrabaixo em mi bemol de Tonhe Fagundes. Meu coração presta homenagens à sua memória diariamente, vô Tonhe, através do amor que sinto por você e que nunca morrerá.

Referências:

BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL BRASIL. Almanak do Estado da Bahia: Administrativo, indicador e noticioso. 1899. Intendências. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=829536&pesq=%22fagundes%20de%20souza%22&pasta=ano%20189&hf=memoria.bn.br&pagfis=854. Acesso em: 21 Out. 2021.

BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL BRASIL. Relatório dos Trabalhos do Conselho Interno da Bahia: quadro dos responsáveis para com a Fazenda Provincial durante o 2° semestre do exercício de 1884 a 1885 e o 1° do de 1885 a 1886. 1886. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=130605&pagfis=12131&url=http://memoria.bn.br/docreader#. Acesso em: 01 de Novembro de 2020.

JUSBRASIL. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/1638072/pg-3-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-08-08-1894/pdfView. Acesso em: 01 Nov. 2020.

JUSBRASIL. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/1670682/pg-3-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-19-09-1895. Acesso em: 01 Nov. 2020.

JUSBRASIL. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/1670682/pg-3-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-19-09-1895. Acesso em: 01 Nov. 2020.

WIKIPEDIA. Lista de prefeitos de Poções. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_prefeitos_de_Po%C3%A7%C3%B5es. Acesso em: 25 Out. 2021.

Antonio Leandro Fagundes Sarno
Enviado por Antonio Leandro Fagundes Sarno em 04/12/2022
Reeditado em 05/12/2022
Código do texto: T7664221
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.