UM POUCO SOBRE ANELCA, ALB/MG/RMBH — AELA, EM 2022.

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Na composição fotográfica da imagem acima, quando da formação da mesa de trabalhos acadêmicos, do dia 26 último, da esquerda para a direita, aparecem: Paulo Diniz, vice-presidente da Academia de Letras e Artes de Esmeraldas (AELA);

Paulo José de Oliveira, presidente da Academia de Letras de Formiga (MG);

Mauro José de Morais, presidente da Academia de Letras Ciências e Artes (ANELCA), (AELA) e da Academia de Letras do Brasil, Minas Gerais, Região Metropolitana de Belo Horizonte;

Maria das Graças Oliveira, diretora do Instituto Federal, Minas Gerais (IFMG), campus Ribeirão das Neves;

e o Padre Ângelo, pároco de Esmeraldas (MG).

Esse ano que se finda marcou grandemente a história das academias citadas e presididas pelo prof. Mauro José de Morais. Duas delas abrigadas na sede do município de Ribeirão das Neves; a terceira, em instância vizinha.

Além das produtivas reuniões ordinárias, e lançamentos das obras literárias coletivas, anuais...

No segundo semestre do ano vigente, em duas reuniões céleres, num agregar de valores, a cultura local, foi instituída a Academia de Letras e Artes de Esmeraldas (AELA), sob égide do prof. Mauro de Morais.

Em 19/11, no comemorar do nono ano da ALB/MG/RMBH, e numa justa homenagem feita por esta, aos 233 anos da emancipação político-administrativa de Itapecerica (MG)...

Lança sua IX Antologia em Prosa &Verso; com a magnífica foto da Igreja, Matriz de São Bento, na estampa da capa da obra.

Numa união de forças...

Como não é bom viverem em continentes separados, uma vez nascidas uma para a outra, a cultura e a educação na cidade de Neves, em parcerias, abraçaram-se fraternalmente...

A Instituição Federal de Neves, foi homenageada, pela ANELCA, na feitura da capa e contracapa da sua XVI Coletânea Em Prosa & Verso.

E ontem, 26/11/22, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), tornou-se anfitriã da nossa Academia, no evento de seus 23 anos de existência.

Na ocasião solene, dois sonhos do início da instituição, materializou-se...

— No entoar do hino da ANELCA, em gravação, e no tremular da sua bandeira; nas mãos do seu presidente e do chefe do cerimônial. Mostrados aos presentes e ao mundo, pela primeira vez nessa ocasião cultural.

Parabéns a nossa Academia de Letras, e ao prof. Mauro de Morais, pelas datas natalícias (sua e da entidade)!

Um viva extensivo aos idealizadores, autores desses símbolos tão lindos e significativos à nossa entidade cultural (Dr. Maurilio Laureano e Lucas Viana).

... Bem como aos demais pares, parceiros, escritores, compositores, artistas, fazedores de cultura e comunidade local (razão de ser da ANELCA)!

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(27:11:)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 28/11/2022
Reeditado em 28/11/2022
Código do texto: T7659724
Classificação de conteúdo: seguro