Antonio José da Luz (Tonhe Luz)
Antonio José da Luz, conhecido como Tonhe Luz, foi sócio-proprietário da “Voz do Gaivota”, serviço de som que funciona no centro da cidade de Poções – Bahia desde a década de 1970. Figura importantíssima, tanto do esporte quanto da Filarmônica, assumiu a presidência da Lítero Musical Primavera no período de 1971 a 1975, cargo que exerceu com muito afinco e dedicação. Um dos entrevistados no documentário Lítero-Musical, de Fábio Ferreira Agra (2009), Tonhe Luz relatou que encontrou a Sociedade Lítero Musical Primavera em estado de decadência, no ano de 1971.
Segundo ele mesmo, a sua indicação para o cargo de Presidente não foi de “agrado” da maioria dos membros da Filarmônica, já que ele era muito novo e solteiro. Era possível que, naquela época, muitos imaginassem que um jovem não tivesse condições de assumir um cargo que exigia muita responsabilidade. Entretanto, desprezando todas as afirmações e pensamentos contrários, foi eleito e conseguiu reerguer a filarmônica de Poções.
Comprou e reformou vários instrumentos, além de providenciar o registro da Lítero Musical no Ministério da Educação. Para isso, ele e demais membros da diretoria, incluindo o músico Alcides Bordado, enviaram um ofício ao então Presidente do Brasil, General Emílio Garrastazu Médici (Governo 1969–1974) solicitando o registro da Sociedade Lítero Musical Primavera. Tonhe Luz me dizia sempre que ser músico era uma profissão importante e privilegiada, que “não era para todo mundo”, mesmo que o ensino de música seja gratuito.
Para ele, “aprender música é uma atividade demorada, justamente porque não se faz um músico de um dia para o outro, leva tempo”. Por isso, nem todos os interessados demonstravam a dedicação necessária para a evolução no instrumento musical. Ele foi um elo entre o presente e a história cultural e esportiva de Poções, sem o qual eu jamais teria acesso às informações importantes para a minha evolução enquanto músico e pesquisador.
Antônio José da Luz, carinhosamente conhecido como Tonhe Luz, cumpriu um papel extremamente relevante para a Sociedade Lítero Musical Primavera, por trazer de volta o seu brilho e a sua dignidade, fazendo-a conhecida perante o Ministério da Educação. Homem negro e em tempos de ditadura militar, manteve a nossa Lítero Primavera em plena atividade, mesmo com todas as dificuldades que o período apresentou para a cultura popular.
Resolveu partir mais cedo para reencontrar os velhos amigos e para ouvir a velha banda sob a regência do Mestre Nadinho, falecendo neste ano de 2022. Deixou enlutados não apenas a cultura, mas também o esporte de Poções. Muito obrigado, Tonhe Luz, por toda a sua dedicação à nossa Lítero Primavera!